HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DO MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO CUBANO “Yo, sí puedo”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Poroloniczak, Juliana Aparecida [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/190921
Resumo: Objetivamos investigar os fundamentos da alfabetização de jovens e adultos implícitos no método cubano “Sim, eu posso!”, tanto em sua versão brasileira, quanto na versão original do programa, o “Yo, sí puedo”. Para isso, abordamos o processo histórico da elaboração do método, sua lógica de funcionamento e em que medida seus pressupostos teóricos se aproximam da psicologia histórico-cultural. A metodologia da pesquisa apoiou-se no referencial teórico-metodológico fornecido pelo Materialismo Histórico-Dialético como norteador da análise e da crítica presente neste trabalho. Realizamos um estudo bibliográfico e documental, por meio de um levantamento e análise sistemática dos materiais referentes ao Método Cubano “Yo, sí puedo”, entre eles: as tele aulas, cartilhas, manuais, guias metodológicos, teses, dissertações, artigos científicos e demais materiais pedagógicos. Recorremos aos pressupostos teóricos do processo de alfabetização, a partir do enfoque Histórico-Cultural, tendo como base os conceitos que auxiliam a compreender o método. Igualmente, tratamos da organização do mesmo, e construímos um panorama sobre a educação em Cuba e a campanha de alfabetização, que ainda nos anos 1960 tirou o mencionado País do mapa do analfabetismo. Buscamos, por fim, com base na psicologia histórico-cultural, propor encaminhamentos que possibilitem a utilização dessa importante ferramenta da alfabetização de jovens e adultos.
id UNSP_e8b1b17664fd0c040e85f89061fb0cd7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/190921
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DO MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO CUBANO “Yo, sí puedo”HISTORIA Y FUNDAMENTALES DEL MÉTODO DE ALFABETIZACIÓN CUBANO "Yo, sí puedo"HISTORY AND FUNDAMENTALS OF THE CUBAN LITERACY METHOD "Yo, sí puedo"“Yo, sí puedo”Psicologia Histórico-CulturalAlfabetizaçãoEscritaEducação de Jovens e AdultosHistorical-Cultural psychologyLiteracyWritingYouth and adult educationObjetivamos investigar os fundamentos da alfabetização de jovens e adultos implícitos no método cubano “Sim, eu posso!”, tanto em sua versão brasileira, quanto na versão original do programa, o “Yo, sí puedo”. Para isso, abordamos o processo histórico da elaboração do método, sua lógica de funcionamento e em que medida seus pressupostos teóricos se aproximam da psicologia histórico-cultural. A metodologia da pesquisa apoiou-se no referencial teórico-metodológico fornecido pelo Materialismo Histórico-Dialético como norteador da análise e da crítica presente neste trabalho. Realizamos um estudo bibliográfico e documental, por meio de um levantamento e análise sistemática dos materiais referentes ao Método Cubano “Yo, sí puedo”, entre eles: as tele aulas, cartilhas, manuais, guias metodológicos, teses, dissertações, artigos científicos e demais materiais pedagógicos. Recorremos aos pressupostos teóricos do processo de alfabetização, a partir do enfoque Histórico-Cultural, tendo como base os conceitos que auxiliam a compreender o método. Igualmente, tratamos da organização do mesmo, e construímos um panorama sobre a educação em Cuba e a campanha de alfabetização, que ainda nos anos 1960 tirou o mencionado País do mapa do analfabetismo. Buscamos, por fim, com base na psicologia histórico-cultural, propor encaminhamentos que possibilitem a utilização dessa importante ferramenta da alfabetização de jovens e adultos.We aim to investigate the fundamentals of youth and adult literacy implicit in the Cuban method "“Yo, sí puedo”", both in the Brazilian version and in the original version of the "“Yo, sí puedo”". For this we address the historical process of the method's elaboration, its logic of functioning and to what extent its theoretical assumptions approach historical-cultural psychology. The methodology of research was based on the theoretical-methodological framework provided by Historical-Dialectical Materialism as the guide of analysis and criticism in this work. We carried out a bibliographic and documentary study, through a systematic survey and analysis of the materials referring to the Cuban Method "“Yo, sí puedo”", among them: tele lessons, booklets, manuals, methodological guides, theses, dissertations and scientific articles and other pedagogical materials. We turn to the theoretical presuppositions of the literacy process, based on the Historical-Cultural approach, based on concepts that help to understand the method. Likewise, we deal with the organization of the same, and we built a panorama on education in Cuba and the literacy campaign, which in the 1960s took the mentioned country from the map of illiteracy. Finally, we seek, based on historical-cultural psychology, to propose guidelines that enable the use of this important tool of youth and adult literacyNuestro objetivo es investigar los fundamentos de la alfabetización de jóvenes y adultos implícitos en el método cubano "¡Sí, puedo!", Tanto en su versión brasileña como en la versión original del programa "Yo, puedo".Para esto abordamos el proceso histórico de elaboración del método, su lógica de funcionamiento y hasta qué punto sus presupuestos teóricos se acercan a la psicología histórico-cultural. La metodología de investigación se basó en el marco teórico-metodológico proporcionado por el materialismo histórico-dialéctico como guía para el análisis y la crítica en este trabajo. Realizamos un estudio bibliográfico y documental, a través de una encuesta sistemática y análisis de los materiales referidos al Método Cubano "Yo, puedo", entre ellos: las tele-clases, folletos, manuales, guías metodológicas, tesis, disertaciones y artículos científicos y otros materiales pedagógicos. Utilizamos los supuestos teóricos del proceso de alfabetización, desde el enfoque histórico-cultural, basados en los conceptos que ayudan a comprender el método. Utilizamos los supuestos teóricos del proceso de alfabetización, desde el enfoque histórico-cultural, basados en los conceptos que ayudan a comprender el método. Del mismo modo, tratamos con su organización y construimos una visión general de la educación en Cuba y la campaña de alfabetización, que en la década de 1960 sacó al país del mapa del analfabetismo. Finalmente, buscamos, en base a la psicología histórico-cultural, proponer pautas que permitan el uso de esta importante herramienta de la alfabetización de jóvenes y adultosConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPq: 141304/2016-2CAPES: 88881.133925/2016-01Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mazzeu, Francisco José Carvalho [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Poroloniczak, Juliana Aparecida [UNESP]2019-10-30T17:52:57Z2019-10-30T17:52:57Z2019-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19092100092645733004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:10:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/190921Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:05:29.514132Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DO MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO CUBANO “Yo, sí puedo”
HISTORIA Y FUNDAMENTALES DEL MÉTODO DE ALFABETIZACIÓN CUBANO "Yo, sí puedo"
HISTORY AND FUNDAMENTALS OF THE CUBAN LITERACY METHOD "Yo, sí puedo"
title HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DO MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO CUBANO “Yo, sí puedo”
spellingShingle HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DO MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO CUBANO “Yo, sí puedo”
Poroloniczak, Juliana Aparecida [UNESP]
“Yo, sí puedo”
Psicologia Histórico-Cultural
Alfabetização
Escrita
Educação de Jovens e Adultos
Historical-Cultural psychology
Literacy
Writing
Youth and adult education
title_short HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DO MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO CUBANO “Yo, sí puedo”
title_full HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DO MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO CUBANO “Yo, sí puedo”
title_fullStr HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DO MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO CUBANO “Yo, sí puedo”
title_full_unstemmed HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DO MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO CUBANO “Yo, sí puedo”
title_sort HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DO MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO CUBANO “Yo, sí puedo”
author Poroloniczak, Juliana Aparecida [UNESP]
author_facet Poroloniczak, Juliana Aparecida [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mazzeu, Francisco José Carvalho [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Poroloniczak, Juliana Aparecida [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv “Yo, sí puedo”
Psicologia Histórico-Cultural
Alfabetização
Escrita
Educação de Jovens e Adultos
Historical-Cultural psychology
Literacy
Writing
Youth and adult education
topic “Yo, sí puedo”
Psicologia Histórico-Cultural
Alfabetização
Escrita
Educação de Jovens e Adultos
Historical-Cultural psychology
Literacy
Writing
Youth and adult education
description Objetivamos investigar os fundamentos da alfabetização de jovens e adultos implícitos no método cubano “Sim, eu posso!”, tanto em sua versão brasileira, quanto na versão original do programa, o “Yo, sí puedo”. Para isso, abordamos o processo histórico da elaboração do método, sua lógica de funcionamento e em que medida seus pressupostos teóricos se aproximam da psicologia histórico-cultural. A metodologia da pesquisa apoiou-se no referencial teórico-metodológico fornecido pelo Materialismo Histórico-Dialético como norteador da análise e da crítica presente neste trabalho. Realizamos um estudo bibliográfico e documental, por meio de um levantamento e análise sistemática dos materiais referentes ao Método Cubano “Yo, sí puedo”, entre eles: as tele aulas, cartilhas, manuais, guias metodológicos, teses, dissertações, artigos científicos e demais materiais pedagógicos. Recorremos aos pressupostos teóricos do processo de alfabetização, a partir do enfoque Histórico-Cultural, tendo como base os conceitos que auxiliam a compreender o método. Igualmente, tratamos da organização do mesmo, e construímos um panorama sobre a educação em Cuba e a campanha de alfabetização, que ainda nos anos 1960 tirou o mencionado País do mapa do analfabetismo. Buscamos, por fim, com base na psicologia histórico-cultural, propor encaminhamentos que possibilitem a utilização dessa importante ferramenta da alfabetização de jovens e adultos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30T17:52:57Z
2019-10-30T17:52:57Z
2019-08-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/190921
000926457
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/190921
identifier_str_mv 000926457
33004030079P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129489371136000