Escrita terapêutica como ferramenta para alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253133 |
Resumo: | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que busca trazer para a sala de aula os conhecimentos prévios dos alunos, respeitando suas vivências e buscando ampliar esse repertório para que possam lidar com as demandas do meio em que vivem. Existe, portanto, uma necessidade de desenvolver ou aprimorar as intervenções pedagógicas para esse público. A escrita terapêutica é uma estratégia utilizada na área da saúde, que trabalha a expressão emocional por meio do ato de escrever, e essa intervenção mostra inúmeros benefícios para a saúde física e mental dos indivíduos que a utilizam. O objetivo deste estudo foi analisar as possibilidades de uso da escrita terapêutica em práticas escolares voltadas à Educação de Jovens e Adultos. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica buscando dados sobre as formas de uso da escrita terapêutica na área da saúde e seus resultados; além de dados sobre intervenções pedagógicas na escrita na EJA. Os dados coletados foram descritos e a análise mostrou os pontos de convergência entre a ferramenta da área de saúde e as metodologias da EJA, e algumas contribuições específicas da escrita terapêutica diante das demandas de alfabetização e letramento na EJA. O reconhecimento das formas e contextos de uso da escrita terapêutica permitiu responder positivamente ao questionamento que suscitou a pesquisa: a escrita terapêutica pode sim ser utilizada como uma intervenção pedagógica na EJA. |
id |
UFRGS-2_7e08bed55d495b08d909812496a06548 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253133 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Trombini, ElisandraGodinho, Ana Cláudia Ferreira2022-12-24T05:04:38Z2022http://hdl.handle.net/10183/253133001155116A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que busca trazer para a sala de aula os conhecimentos prévios dos alunos, respeitando suas vivências e buscando ampliar esse repertório para que possam lidar com as demandas do meio em que vivem. Existe, portanto, uma necessidade de desenvolver ou aprimorar as intervenções pedagógicas para esse público. A escrita terapêutica é uma estratégia utilizada na área da saúde, que trabalha a expressão emocional por meio do ato de escrever, e essa intervenção mostra inúmeros benefícios para a saúde física e mental dos indivíduos que a utilizam. O objetivo deste estudo foi analisar as possibilidades de uso da escrita terapêutica em práticas escolares voltadas à Educação de Jovens e Adultos. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica buscando dados sobre as formas de uso da escrita terapêutica na área da saúde e seus resultados; além de dados sobre intervenções pedagógicas na escrita na EJA. Os dados coletados foram descritos e a análise mostrou os pontos de convergência entre a ferramenta da área de saúde e as metodologias da EJA, e algumas contribuições específicas da escrita terapêutica diante das demandas de alfabetização e letramento na EJA. O reconhecimento das formas e contextos de uso da escrita terapêutica permitiu responder positivamente ao questionamento que suscitou a pesquisa: a escrita terapêutica pode sim ser utilizada como uma intervenção pedagógica na EJA.Youth and Adult Education (EJA) is a teaching modality that seeks to bring into the classroom the students' previous knowledge, respecting their experiences and aiming to expand this repertoire so that they can deal with the demands of the environment in which they live. There is, therefore, a need to develop or improve pedagogical interventions for this public. Therapeutic writing is a strategy used in the health area, which works on emotional expression through the act of writing, and this intervention shows countless benefits for the physical and mental health of the individuals who use it. The objective of this study was to analyze the possibilities of using therapeutic writing in school practices focused on Youth and Adult Education. For this, a bibliographic research was carried out, searching for data on the forms of use of therapeutic writing in the health area and its results; as well as data on pedagogical interventions in writing in EJA. The data collected was described and the analysis showed the points of convergence between the health tool and the EJA methodologies, and some specific contributions of therapeutic writing in the face of literacy and literacy demands in EJA. The recognition of the forms and contexts of use of therapeutic writing allowed us to respond positively to the question that gave rise to this research: therapeutic writing can indeed be used as a pedagogical intervention in EJA.application/pdfporAlfabetizaçãoLetramentoEducação de jovens e adultosEscrita terapêuticaLiteracyYouth and adult educationTherapeutic writingEscrita terapêutica como ferramenta para alfabetização e letramento na educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001155116.pdf.txt001155116.pdf.txtExtracted Texttext/plain103747http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253133/2/001155116.pdf.txt0f9b3e985c1a10d313e217035291068cMD52ORIGINAL001155116.pdfTexto completoapplication/pdf346347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253133/1/001155116.pdfd5c135c1ee9e3fd928d84f498efff0faMD5110183/2531332022-12-25 05:56:32.686714oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253133Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-25T07:56:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Escrita terapêutica como ferramenta para alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos |
title |
Escrita terapêutica como ferramenta para alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos |
spellingShingle |
Escrita terapêutica como ferramenta para alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos Trombini, Elisandra Alfabetização Letramento Educação de jovens e adultos Escrita terapêutica Literacy Youth and adult education Therapeutic writing |
title_short |
Escrita terapêutica como ferramenta para alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos |
title_full |
Escrita terapêutica como ferramenta para alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos |
title_fullStr |
Escrita terapêutica como ferramenta para alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
Escrita terapêutica como ferramenta para alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos |
title_sort |
Escrita terapêutica como ferramenta para alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos |
author |
Trombini, Elisandra |
author_facet |
Trombini, Elisandra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trombini, Elisandra |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Godinho, Ana Cláudia Ferreira |
contributor_str_mv |
Godinho, Ana Cláudia Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Letramento Educação de jovens e adultos Escrita terapêutica |
topic |
Alfabetização Letramento Educação de jovens e adultos Escrita terapêutica Literacy Youth and adult education Therapeutic writing |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Literacy Youth and adult education Therapeutic writing |
description |
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que busca trazer para a sala de aula os conhecimentos prévios dos alunos, respeitando suas vivências e buscando ampliar esse repertório para que possam lidar com as demandas do meio em que vivem. Existe, portanto, uma necessidade de desenvolver ou aprimorar as intervenções pedagógicas para esse público. A escrita terapêutica é uma estratégia utilizada na área da saúde, que trabalha a expressão emocional por meio do ato de escrever, e essa intervenção mostra inúmeros benefícios para a saúde física e mental dos indivíduos que a utilizam. O objetivo deste estudo foi analisar as possibilidades de uso da escrita terapêutica em práticas escolares voltadas à Educação de Jovens e Adultos. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica buscando dados sobre as formas de uso da escrita terapêutica na área da saúde e seus resultados; além de dados sobre intervenções pedagógicas na escrita na EJA. Os dados coletados foram descritos e a análise mostrou os pontos de convergência entre a ferramenta da área de saúde e as metodologias da EJA, e algumas contribuições específicas da escrita terapêutica diante das demandas de alfabetização e letramento na EJA. O reconhecimento das formas e contextos de uso da escrita terapêutica permitiu responder positivamente ao questionamento que suscitou a pesquisa: a escrita terapêutica pode sim ser utilizada como uma intervenção pedagógica na EJA. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-24T05:04:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/253133 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001155116 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/253133 |
identifier_str_mv |
001155116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253133/2/001155116.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253133/1/001155116.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0f9b3e985c1a10d313e217035291068c d5c135c1ee9e3fd928d84f498efff0fa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447326635851776 |