Escrita terapêutica como ferramenta para alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trombini, Elisandra
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253133
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que busca trazer para a sala de aula os conhecimentos prévios dos alunos, respeitando suas vivências e buscando ampliar esse repertório para que possam lidar com as demandas do meio em que vivem. Existe, portanto, uma necessidade de desenvolver ou aprimorar as intervenções pedagógicas para esse público. A escrita terapêutica é uma estratégia utilizada na área da saúde, que trabalha a expressão emocional por meio do ato de escrever, e essa intervenção mostra inúmeros benefícios para a saúde física e mental dos indivíduos que a utilizam. O objetivo deste estudo foi analisar as possibilidades de uso da escrita terapêutica em práticas escolares voltadas à Educação de Jovens e Adultos. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica buscando dados sobre as formas de uso da escrita terapêutica na área da saúde e seus resultados; além de dados sobre intervenções pedagógicas na escrita na EJA. Os dados coletados foram descritos e a análise mostrou os pontos de convergência entre a ferramenta da área de saúde e as metodologias da EJA, e algumas contribuições específicas da escrita terapêutica diante das demandas de alfabetização e letramento na EJA. O reconhecimento das formas e contextos de uso da escrita terapêutica permitiu responder positivamente ao questionamento que suscitou a pesquisa: a escrita terapêutica pode sim ser utilizada como uma intervenção pedagógica na EJA.
id UFRGS-2_7e08bed55d495b08d909812496a06548
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253133
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Trombini, ElisandraGodinho, Ana Cláudia Ferreira2022-12-24T05:04:38Z2022http://hdl.handle.net/10183/253133001155116A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que busca trazer para a sala de aula os conhecimentos prévios dos alunos, respeitando suas vivências e buscando ampliar esse repertório para que possam lidar com as demandas do meio em que vivem. Existe, portanto, uma necessidade de desenvolver ou aprimorar as intervenções pedagógicas para esse público. A escrita terapêutica é uma estratégia utilizada na área da saúde, que trabalha a expressão emocional por meio do ato de escrever, e essa intervenção mostra inúmeros benefícios para a saúde física e mental dos indivíduos que a utilizam. O objetivo deste estudo foi analisar as possibilidades de uso da escrita terapêutica em práticas escolares voltadas à Educação de Jovens e Adultos. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica buscando dados sobre as formas de uso da escrita terapêutica na área da saúde e seus resultados; além de dados sobre intervenções pedagógicas na escrita na EJA. Os dados coletados foram descritos e a análise mostrou os pontos de convergência entre a ferramenta da área de saúde e as metodologias da EJA, e algumas contribuições específicas da escrita terapêutica diante das demandas de alfabetização e letramento na EJA. O reconhecimento das formas e contextos de uso da escrita terapêutica permitiu responder positivamente ao questionamento que suscitou a pesquisa: a escrita terapêutica pode sim ser utilizada como uma intervenção pedagógica na EJA.Youth and Adult Education (EJA) is a teaching modality that seeks to bring into the classroom the students' previous knowledge, respecting their experiences and aiming to expand this repertoire so that they can deal with the demands of the environment in which they live. There is, therefore, a need to develop or improve pedagogical interventions for this public. Therapeutic writing is a strategy used in the health area, which works on emotional expression through the act of writing, and this intervention shows countless benefits for the physical and mental health of the individuals who use it. The objective of this study was to analyze the possibilities of using therapeutic writing in school practices focused on Youth and Adult Education. For this, a bibliographic research was carried out, searching for data on the forms of use of therapeutic writing in the health area and its results; as well as data on pedagogical interventions in writing in EJA. The data collected was described and the analysis showed the points of convergence between the health tool and the EJA methodologies, and some specific contributions of therapeutic writing in the face of literacy and literacy demands in EJA. The recognition of the forms and contexts of use of therapeutic writing allowed us to respond positively to the question that gave rise to this research: therapeutic writing can indeed be used as a pedagogical intervention in EJA.application/pdfporAlfabetizaçãoLetramentoEducação de jovens e adultosEscrita terapêuticaLiteracyYouth and adult educationTherapeutic writingEscrita terapêutica como ferramenta para alfabetização e letramento na educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001155116.pdf.txt001155116.pdf.txtExtracted Texttext/plain103747http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253133/2/001155116.pdf.txt0f9b3e985c1a10d313e217035291068cMD52ORIGINAL001155116.pdfTexto completoapplication/pdf346347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253133/1/001155116.pdfd5c135c1ee9e3fd928d84f498efff0faMD5110183/2531332022-12-25 05:56:32.686714oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253133Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-25T07:56:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escrita terapêutica como ferramenta para alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos
title Escrita terapêutica como ferramenta para alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos
spellingShingle Escrita terapêutica como ferramenta para alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos
Trombini, Elisandra
Alfabetização
Letramento
Educação de jovens e adultos
Escrita terapêutica
Literacy
Youth and adult education
Therapeutic writing
title_short Escrita terapêutica como ferramenta para alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos
title_full Escrita terapêutica como ferramenta para alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos
title_fullStr Escrita terapêutica como ferramenta para alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Escrita terapêutica como ferramenta para alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos
title_sort Escrita terapêutica como ferramenta para alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos
author Trombini, Elisandra
author_facet Trombini, Elisandra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trombini, Elisandra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Godinho, Ana Cláudia Ferreira
contributor_str_mv Godinho, Ana Cláudia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Letramento
Educação de jovens e adultos
Escrita terapêutica
topic Alfabetização
Letramento
Educação de jovens e adultos
Escrita terapêutica
Literacy
Youth and adult education
Therapeutic writing
dc.subject.eng.fl_str_mv Literacy
Youth and adult education
Therapeutic writing
description A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que busca trazer para a sala de aula os conhecimentos prévios dos alunos, respeitando suas vivências e buscando ampliar esse repertório para que possam lidar com as demandas do meio em que vivem. Existe, portanto, uma necessidade de desenvolver ou aprimorar as intervenções pedagógicas para esse público. A escrita terapêutica é uma estratégia utilizada na área da saúde, que trabalha a expressão emocional por meio do ato de escrever, e essa intervenção mostra inúmeros benefícios para a saúde física e mental dos indivíduos que a utilizam. O objetivo deste estudo foi analisar as possibilidades de uso da escrita terapêutica em práticas escolares voltadas à Educação de Jovens e Adultos. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica buscando dados sobre as formas de uso da escrita terapêutica na área da saúde e seus resultados; além de dados sobre intervenções pedagógicas na escrita na EJA. Os dados coletados foram descritos e a análise mostrou os pontos de convergência entre a ferramenta da área de saúde e as metodologias da EJA, e algumas contribuições específicas da escrita terapêutica diante das demandas de alfabetização e letramento na EJA. O reconhecimento das formas e contextos de uso da escrita terapêutica permitiu responder positivamente ao questionamento que suscitou a pesquisa: a escrita terapêutica pode sim ser utilizada como uma intervenção pedagógica na EJA.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-24T05:04:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253133
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001155116
url http://hdl.handle.net/10183/253133
identifier_str_mv 001155116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253133/2/001155116.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253133/1/001155116.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0f9b3e985c1a10d313e217035291068c
d5c135c1ee9e3fd928d84f498efff0fa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224647811792896