O impacto da comunicação intercultural na formação continuada de professores de línguas em curso semipresencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141717 |
Resumo: | A possibilidade de comunicação intercultural existente no mundo de hoje, aumentada pelo uso das novas tecnologias da informação e comunicação, traz impacto significativo para a maneira como entendemos a relação entre língua, cultura e sociedade e a importante tarefa de investigar de modo mais significativo o impacto da “globalização cultural” sobre a área de formação de professores de línguas. Desse modo, esta investigação, apoiada pela FAPESP (processo 2009/15.071-5), é uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico que enfocou um curso de extensão para formação continuada de professores em um contexto virtual de aprendizagem colaborativa, oferecido pelo projeto “Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos”, da UNESP, para professores de espanhol como língua estrangeira da rede pública de uma cidade no interior do estado de São Paulo, entre maio e setembro de 2009. Tal curso foi considerado híbrido por contar com quatro aulas presenciais, de quatro horas de duração cada, atividades no ambiente virtual TelEduc (portfólios, perfis, fóruns e bate-papos) e sessões de teletandem com parceiros estrangeiros. Os resultados indicam que a interação oportunizada pelas ferramentas tecnológicas na modalidade de teletandem, que se constitui como telepresença, tende a gerar a oportunidade de vivenciar dialogicamente experiências que servirão para reformulação de concepções e crenças por meio da interação entre conceitos cotidianos e científicos. |
id |
UNSP_e9bf782e57e0b907746c7febc18906fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141717 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O impacto da comunicação intercultural na formação continuada de professores de línguas em curso semipresencialA possibilidade de comunicação intercultural existente no mundo de hoje, aumentada pelo uso das novas tecnologias da informação e comunicação, traz impacto significativo para a maneira como entendemos a relação entre língua, cultura e sociedade e a importante tarefa de investigar de modo mais significativo o impacto da “globalização cultural” sobre a área de formação de professores de línguas. Desse modo, esta investigação, apoiada pela FAPESP (processo 2009/15.071-5), é uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico que enfocou um curso de extensão para formação continuada de professores em um contexto virtual de aprendizagem colaborativa, oferecido pelo projeto “Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos”, da UNESP, para professores de espanhol como língua estrangeira da rede pública de uma cidade no interior do estado de São Paulo, entre maio e setembro de 2009. Tal curso foi considerado híbrido por contar com quatro aulas presenciais, de quatro horas de duração cada, atividades no ambiente virtual TelEduc (portfólios, perfis, fóruns e bate-papos) e sessões de teletandem com parceiros estrangeiros. Os resultados indicam que a interação oportunizada pelas ferramentas tecnológicas na modalidade de teletandem, que se constitui como telepresença, tende a gerar a oportunidade de vivenciar dialogicamente experiências que servirão para reformulação de concepções e crenças por meio da interação entre conceitos cotidianos e científicos.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista, Departamento de Letras Modernas, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraFAPESP: 2009/15071-5Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP]2016-07-19T13:00:09Z2016-07-19T13:00:09Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject11777-11789application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11777-117892357-7819http://hdl.handle.net/11449/141717ISSN2357-7819-2014-11777-11789.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-10T20:06:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141717Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:31:13.593488Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto da comunicação intercultural na formação continuada de professores de línguas em curso semipresencial |
title |
O impacto da comunicação intercultural na formação continuada de professores de línguas em curso semipresencial |
spellingShingle |
O impacto da comunicação intercultural na formação continuada de professores de línguas em curso semipresencial Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP] |
title_short |
O impacto da comunicação intercultural na formação continuada de professores de línguas em curso semipresencial |
title_full |
O impacto da comunicação intercultural na formação continuada de professores de línguas em curso semipresencial |
title_fullStr |
O impacto da comunicação intercultural na formação continuada de professores de línguas em curso semipresencial |
title_full_unstemmed |
O impacto da comunicação intercultural na formação continuada de professores de línguas em curso semipresencial |
title_sort |
O impacto da comunicação intercultural na formação continuada de professores de línguas em curso semipresencial |
author |
Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP] |
author_facet |
Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP] |
description |
A possibilidade de comunicação intercultural existente no mundo de hoje, aumentada pelo uso das novas tecnologias da informação e comunicação, traz impacto significativo para a maneira como entendemos a relação entre língua, cultura e sociedade e a importante tarefa de investigar de modo mais significativo o impacto da “globalização cultural” sobre a área de formação de professores de línguas. Desse modo, esta investigação, apoiada pela FAPESP (processo 2009/15.071-5), é uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico que enfocou um curso de extensão para formação continuada de professores em um contexto virtual de aprendizagem colaborativa, oferecido pelo projeto “Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos”, da UNESP, para professores de espanhol como língua estrangeira da rede pública de uma cidade no interior do estado de São Paulo, entre maio e setembro de 2009. Tal curso foi considerado híbrido por contar com quatro aulas presenciais, de quatro horas de duração cada, atividades no ambiente virtual TelEduc (portfólios, perfis, fóruns e bate-papos) e sessões de teletandem com parceiros estrangeiros. Os resultados indicam que a interação oportunizada pelas ferramentas tecnológicas na modalidade de teletandem, que se constitui como telepresença, tende a gerar a oportunidade de vivenciar dialogicamente experiências que servirão para reformulação de concepções e crenças por meio da interação entre conceitos cotidianos e científicos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:09Z 2016-07-19T13:00:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11777-11789 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141717 ISSN2357-7819-2014-11777-11789.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141717 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11777-11789 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-11777-11789.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
11777-11789 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128821739651072 |