O jogo como recurso de aprendizagem da matemática: intervenções em sala de aula de uma escola pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/827 http://hdl.handle.net/11449/142448 |
Resumo: | This article reports a sequence of activities in a classroom of elementary school of a state school partner of the project Pibid/Unesp/Feg/ Mathematics . These activities aimed at improving the learning arithmetic , multiplication and division , through the use of games. These are play activities that let you work these operations in an attractive way. |
id |
UNSP_e9e22f59ab93bc5b1d5b7689cdfbb80c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/142448 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O jogo como recurso de aprendizagem da matemática: intervenções em sala de aula de uma escola públicaElementary schoolMath educationGamesEnsino fundamentalAritméticaJogosThis article reports a sequence of activities in a classroom of elementary school of a state school partner of the project Pibid/Unesp/Feg/ Mathematics . These activities aimed at improving the learning arithmetic , multiplication and division , through the use of games. These are play activities that let you work these operations in an attractive way.Este artigo relata uma sequência de atividades realizadas em uma sala de aula do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual parceira do projeto Pibid/Unesp/Feg/Matemática. Estas atividades visaram a melhoria da aprendizagem da aritmética, multiplicação e divisão, utilizando-se do recurso aos jogos, em particular, do Jogo do Resto, atividades lúdicas que permitem trabalhar estas operações de uma maneira atraente. Observou-se que durante os jogos os alunos realizaram dezenas de operações, colaborando e discutindo os resultados entre eles. Isto permitiu que fossem abordadas dificuldades encontradas por alguns alunos, sem que eles se sentissem constrangidos pelo erro. As atividades tiveram uma avaliação positiva pela professora da turma, supervisora do Pibid na escola parceira.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Matemática, Faculdade de Engenharia de GuaratinguetáUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gavinier, Sabrina Aparecida dos Santos [UNESP]Souza, João Guilherme Rufino de [UNESP]Freire, Marcela Cristina Borges [UNESP]Zeni, José Ricardo de Rezende [UNESP]2016-08-04T13:35:26Z2016-08-04T13:35:26Z2015-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1-7application/pdfhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/8278º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-7, 2015.2176-9761http://hdl.handle.net/11449/142448ISSN2176-9761-2015-01-07-gavinier.pdf1085755634278513PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de extensão universitária da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-02T14:29:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142448Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:26:33.248517Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O jogo como recurso de aprendizagem da matemática: intervenções em sala de aula de uma escola pública |
title |
O jogo como recurso de aprendizagem da matemática: intervenções em sala de aula de uma escola pública |
spellingShingle |
O jogo como recurso de aprendizagem da matemática: intervenções em sala de aula de uma escola pública Gavinier, Sabrina Aparecida dos Santos [UNESP] Elementary school Math education Games Ensino fundamental Aritmética Jogos |
title_short |
O jogo como recurso de aprendizagem da matemática: intervenções em sala de aula de uma escola pública |
title_full |
O jogo como recurso de aprendizagem da matemática: intervenções em sala de aula de uma escola pública |
title_fullStr |
O jogo como recurso de aprendizagem da matemática: intervenções em sala de aula de uma escola pública |
title_full_unstemmed |
O jogo como recurso de aprendizagem da matemática: intervenções em sala de aula de uma escola pública |
title_sort |
O jogo como recurso de aprendizagem da matemática: intervenções em sala de aula de uma escola pública |
author |
Gavinier, Sabrina Aparecida dos Santos [UNESP] |
author_facet |
Gavinier, Sabrina Aparecida dos Santos [UNESP] Souza, João Guilherme Rufino de [UNESP] Freire, Marcela Cristina Borges [UNESP] Zeni, José Ricardo de Rezende [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Souza, João Guilherme Rufino de [UNESP] Freire, Marcela Cristina Borges [UNESP] Zeni, José Ricardo de Rezende [UNESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gavinier, Sabrina Aparecida dos Santos [UNESP] Souza, João Guilherme Rufino de [UNESP] Freire, Marcela Cristina Borges [UNESP] Zeni, José Ricardo de Rezende [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Elementary school Math education Games Ensino fundamental Aritmética Jogos |
topic |
Elementary school Math education Games Ensino fundamental Aritmética Jogos |
description |
This article reports a sequence of activities in a classroom of elementary school of a state school partner of the project Pibid/Unesp/Feg/ Mathematics . These activities aimed at improving the learning arithmetic , multiplication and division , through the use of games. These are play activities that let you work these operations in an attractive way. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-01 2016-08-04T13:35:26Z 2016-08-04T13:35:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/827 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-7, 2015. 2176-9761 http://hdl.handle.net/11449/142448 ISSN2176-9761-2015-01-07-gavinier.pdf 1085755634278513 |
url |
http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/827 http://hdl.handle.net/11449/142448 |
identifier_str_mv |
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-7, 2015. 2176-9761 ISSN2176-9761-2015-01-07-gavinier.pdf 1085755634278513 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de extensão universitária da UNESP |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1-7 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128652051742720 |