Escuta e orientação às famílias de meninas vivendo em situação de risco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Maria Luisa Louro de Castro [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Santa, Claudia Regina [UNESP], Capeletto, Alexandre [UNESP], Mateus, Patrícia Kely [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude111.htm
http://hdl.handle.net/11449/148402
Resumo: Introdução: Este trabalho está sendo desenvolvido no programa Bem-me-quer, ONG que atende adolescentes em situação de abuso e exploração sexual na cidade de Assis. A partir do trabalho realizado com adolescentes do programa, percebeu-se a necessidade de atender também as suas famílias. Acreditando que o vínculo familiar seja em grande parte responsável pela formação do indivíduo, o atendimento com as famílias se faz no sentido de problematizar tais vínculos, contribuindo para a mudança de padrões cristalizados e geradores de sofrimento. Objetivos: Trabalhar de forma intensa e contínua o fortalecimento dos vínculos familiares e a conscientização do papel familiar no desenvolvimento do indivíduo. Métodos: O trabalho se desdobra me diversas atividades, visando atender tanto o campo social quanto psicológico, com o intuito de promover desenvolvimento nos vários aspectos da existência, entendendo o indivíduo como um ser holístico. As atividades são:1. Grupos de encontros semanais com as mães das adolescentes atendidas pelo programa. Este trabalho visa promover discussões, reflexões sobre as relações familiares, além de propiciar maior autonomia às mães. 2. Visitas domiciliares, objetivam o estabelecimento do vínculo entre os profissionais envolvidos e as famílias assistidas, e um maior conhecimento da realidade do público alvo atendido. 3. Plantões de Atendimento às famílias, espaço de escuta oferecido às famílias assistidas pelo projeto, visando encaminhamento das demandas que surgirem quando houver necessidade. 4. Grupo de crianças, este espaço se constitui como um lugar de desenvolvimento para as crianças, uma vez que são organizadas atividades de divertimento e aprendizagem. Resultados: O desenvolvimento deste projeto tem demonstrado resultados significativos quanto à reflexão conjunta entre o grupo de trabalho, envolvendo os profissionais, estudantes e pessoas assistidas, sobre o papel da família, levantando questionamentos em relação ao cotidiano e às relações intrafamiliares.
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