Os dados como base à criação de um método de planejamento de propaganda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Carlos Eduardo de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/153896
Resumo: O presente estudo visa identificar as inúmeras transformações que o planejamento de propaganda tem enfrentado desde o advento da Internet e das tecnologias de comunicação e informação baseadas em big data, Machine Learning, cluster e outras ferramentas de inteligência de dados. Dessa forma, buscou-se fazer um levantamento histórico e documental sobre os modelos de planejamento de propaganda e briefs criativos. Percebeu-se fundamental traçar uma breve documentação histórica sobre a concepção da disciplina de planejamento para o planejador e a forma como esse processo foi desenvolvido no Brasil, assim como sua evolução. Fez-se necessário também definir conceitos sobre big data e inovação, buscando identificar como afetam a estrutura e as metodologias até então usadas pelo planejamento. Com isso, objetivou-se poder entender como o planejador está sendo levado a desenvolver novas competências que abordam diferentes disciplinas, além das que já eram aplicadas no processo de investigação e criação do planejamento. Dessa forma, foram utilizadas metodologias de pesquisa de campo com entrevistas em profundidade com heads e diretores de planejamento de agências de comunicação e players reconhecidos por sua competência e experiência no planejamento de propaganda. Sendo assim, esta pesquisa apresenta uma proposta de um método de planejamento que, por meio de ferramentas baseadas em softwares e aplicativos, permita que o profissional de planejamento possa gerar ideias inovadoras e propor uma nova cultura de pensamento à agência.
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