A geometria na educação enfantil: da aparência de suas formas à essência de suas relações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/192134 |
Resumo: | O presente trabalho contribui para ao ensino de geometria por relações, no qual buscou responder as questões: Como é apresentada a geometria para as crianças pequenas (4 e 5 anos)? Quais as relações que elas estabelecem entre a geometria e o seu ambiente? Como se apropriam dessas relações? Para tanto, teve por objetivo desenvolver jogos digitais com uma proposta de ensino por relações, para colaborar com o ensino de geometria apostando na ludicidade como estratégia, desde a manipulação dos objetos até a tridimensionalidade. O trabalho foi desenvolvido tendo como público-alvo crianças de 4 e 5 anos de idade que frequentavam a pré-escola em um município de aproximadamente 90 mil habitantes, localizado no interior do estado de São Paulo. Nesse trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica na abordagem metodológica qualitativa, o estudo de caso, que é adequada quando procuramos descrever, explorar e compreender contextos utilizamos, para isso a observações e acompanhamentos em sala de aula da aplicação das atividades propostas. O referencial teórico foi os documentos nacionais oficiais: CF, LDB, RCNEI, DCNEI, BNCC, Caio Prado Junior e a Pedagogia Histórico-Crítica - PHC. Esta dissertação é composta por dois capítulos. O primeiro, com o título de “O desenvolvimento sensorial para percepção dos conceitos geométricos” tece considerações sobre a situação do ensino da geometria e sua importância para sua apropriação já na Educação Infantil. O segundo intitulado “O ensino de geometria por relações e análise de intervenção pedagógica” descreve a experiência de ensino realizada e que serviu como referência para a elaboração e sistematização do produto. A pesquisa aborda também sobre o desenvolvimento infantil e a importância da pré-escola na perspectiva da PHC. Foram definidos os jogos que fariam parte do jogo a partir das relações das formas geométricas sem que fossem priorizadas as figuras planificadas e sim centralizada a reflexão naquilo que determina a forma, desse modo, os jogos foram desenvolvidos com base nos aspectos relacionais das formas geométricas sem que a percepção visual das cores fosse colocada em primeiro plano. Diante dos dados coletados, por meio das observações e registros, constatou-se satisfatório à utilização na apropriação das relações das formas geométricas. |
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A geometria na educação enfantil: da aparência de suas formas à essência de suas relaçõesGeometry in early childhood education: from the appearance of its forms to the essence of its relationsGeometriaEducação infantilJogos digitaisGeometryChild educationDigital gamesO presente trabalho contribui para ao ensino de geometria por relações, no qual buscou responder as questões: Como é apresentada a geometria para as crianças pequenas (4 e 5 anos)? Quais as relações que elas estabelecem entre a geometria e o seu ambiente? Como se apropriam dessas relações? Para tanto, teve por objetivo desenvolver jogos digitais com uma proposta de ensino por relações, para colaborar com o ensino de geometria apostando na ludicidade como estratégia, desde a manipulação dos objetos até a tridimensionalidade. O trabalho foi desenvolvido tendo como público-alvo crianças de 4 e 5 anos de idade que frequentavam a pré-escola em um município de aproximadamente 90 mil habitantes, localizado no interior do estado de São Paulo. Nesse trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica na abordagem metodológica qualitativa, o estudo de caso, que é adequada quando procuramos descrever, explorar e compreender contextos utilizamos, para isso a observações e acompanhamentos em sala de aula da aplicação das atividades propostas. O referencial teórico foi os documentos nacionais oficiais: CF, LDB, RCNEI, DCNEI, BNCC, Caio Prado Junior e a Pedagogia Histórico-Crítica - PHC. Esta dissertação é composta por dois capítulos. O primeiro, com o título de “O desenvolvimento sensorial para percepção dos conceitos geométricos” tece considerações sobre a situação do ensino da geometria e sua importância para sua apropriação já na Educação Infantil. O segundo intitulado “O ensino de geometria por relações e análise de intervenção pedagógica” descreve a experiência de ensino realizada e que serviu como referência para a elaboração e sistematização do produto. A pesquisa aborda também sobre o desenvolvimento infantil e a importância da pré-escola na perspectiva da PHC. Foram definidos os jogos que fariam parte do jogo a partir das relações das formas geométricas sem que fossem priorizadas as figuras planificadas e sim centralizada a reflexão naquilo que determina a forma, desse modo, os jogos foram desenvolvidos com base nos aspectos relacionais das formas geométricas sem que a percepção visual das cores fosse colocada em primeiro plano. Diante dos dados coletados, por meio das observações e registros, constatou-se satisfatório à utilização na apropriação das relações das formas geométricas.This work contributes to the teaching of geometry by relationships, in which it sought to answer the questions: How is geometry presented to young children (4 and 5 years old)? What relationships do they establish between geometry and its environment? How do they appropriate these relationships? To this end, it aimed to develop digital games with a proposal for teaching by relationships, to collaborate with the teaching of geometry, betting on playfulness as a strategy, from the manipulation of objects to three-dimensionality. The work was developed with the target audience of children of 4 and 5 years old who attended pre-school in a municipality of approximately 90 thousand inhabitants, located in the interior of the state of São Paulo. In this work, bibliographic research was used in the qualitative methodological approach, the case study, which is adequate when we try to describe, explore and understand contexts, for this purpose we use observations and accompaniments in the classroom of the application of the proposed activities. The theoretical framework was the official national documents: CF, LDB, RCNEI, DCNEI, BNCC, Caio Prado Junior and Pedagogia Histórico-Critica - PHC. This dissertation consists of two chapters. The first, entitled "Sensory development for the perception of geometric concepts", considers the situation of teaching geometry and its importance for its appropriation in early childhood education. The second entitled "The teaching of geometry by relations and analysis of pedagogical intervention" describes the teaching experience carried out and which served as a reference for the elaboration and systematization of the product. The research also addresses child development and the importance of preschool from the perspective of PHC. The games that would be part of the game were defined based on the relations of the geometric shapes without prioritizing the planned figures, but rather reflecting on what determines the shape, thus, the games were developed based on the relational aspects of geometric shapes without that visual perception of colors be brought to the foreground. In view of the data collected, through observations and records, it was found satisfactory to use the appropriation of the relations of geometric shapes.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Giardinetto, José Roberto Boettger [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gervázio, Natascha Carolina de Oliveira2020-04-10T02:12:10Z2020-04-10T02:12:10Z2020-02-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19213400092998433004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-19T06:10:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192134Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:07:12.961324Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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