Explorando propriedades geométricas a partir de dobraduras em ambiente de geometria dinâmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Priscila Ferreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/241736
Resumo: Essa pesquisa tem como foco analisar o desenvolvimento do pensamento geométrico e da argumentação a partir da exploração de situações geométricas de dobraduras em ambiente de geometria dinâmica. A investigação, de cunho qualitativo, foi conduzida por um experimento, no nível do Ensino Fundamental com alunos de nono ano. Por meio de investigação geométrica, foram elaboradas atividades em formato de livro virtual no GeoGebraBook, nas quais se oportunizou o desenvolvimento de aspectos essenciais da atividade matemática, como a formulação e o teste de conjecturas, assim como a argumentação para validar ou refutar as mesmas. A investigação deu-se em ambiente de geometria dinâmica, mais especificamente, com o software GeoGebra, a partir da manipulação de objetos geométricos dinâmicos que simulam dobraduras em folhas de papel A4. Nessa pesquisa, buscou-se entender o papel da geometria dinâmica no desenvolvimento do pensamento geométrico e analisar como ocorre esse processo em uma sequência de atividades que foram trabalhadas a partir da investigação, da exploração e da construção de situações de dobraduras dinâmicas. Para analisar os dados, buscou-se suporte nos referenciais teóricos sobre geometria dinâmica e desenvolvimento do pensamento geométrico (GRAVINA, 2001, 1996; DE VILLIERS, 1997; GRAVINA e CONTIERO, 2011; NOTARE e BASSO, 2012, 2015, 2018), sobre o modelo de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele (NASSER, 1993; CROWLEY, 1996) e sobre o potencial das tecnologias digitais para a aprendizagem de matemática (ARMELA, 2016; GOLDENBERG, 2000; GRAVINA, 1996, 2001). Os resultados da pesquisa apontam que o trabalho com dobraduras virtuais no ambiente de geometria dinâmica contribuiu para o desenvolvimento do pensamento geométrico dos alunos, pois, ao desenvolverem justificativas para as propriedades das dobraduras exploradas, apropriavam-se de conceitos e propriedades que emergiram da exploração das dobraduras e desenvolviam ações próprias do pensamento geométrico.
id URGS_141089decce21136c59330415ffb6775
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241736
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Silveira, Priscila FerreiraNotare, Márcia Rodrigues2022-07-05T05:07:44Z2020http://hdl.handle.net/10183/241736001143738Essa pesquisa tem como foco analisar o desenvolvimento do pensamento geométrico e da argumentação a partir da exploração de situações geométricas de dobraduras em ambiente de geometria dinâmica. A investigação, de cunho qualitativo, foi conduzida por um experimento, no nível do Ensino Fundamental com alunos de nono ano. Por meio de investigação geométrica, foram elaboradas atividades em formato de livro virtual no GeoGebraBook, nas quais se oportunizou o desenvolvimento de aspectos essenciais da atividade matemática, como a formulação e o teste de conjecturas, assim como a argumentação para validar ou refutar as mesmas. A investigação deu-se em ambiente de geometria dinâmica, mais especificamente, com o software GeoGebra, a partir da manipulação de objetos geométricos dinâmicos que simulam dobraduras em folhas de papel A4. Nessa pesquisa, buscou-se entender o papel da geometria dinâmica no desenvolvimento do pensamento geométrico e analisar como ocorre esse processo em uma sequência de atividades que foram trabalhadas a partir da investigação, da exploração e da construção de situações de dobraduras dinâmicas. Para analisar os dados, buscou-se suporte nos referenciais teóricos sobre geometria dinâmica e desenvolvimento do pensamento geométrico (GRAVINA, 2001, 1996; DE VILLIERS, 1997; GRAVINA e CONTIERO, 2011; NOTARE e BASSO, 2012, 2015, 2018), sobre o modelo de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele (NASSER, 1993; CROWLEY, 1996) e sobre o potencial das tecnologias digitais para a aprendizagem de matemática (ARMELA, 2016; GOLDENBERG, 2000; GRAVINA, 1996, 2001). Os resultados da pesquisa apontam que o trabalho com dobraduras virtuais no ambiente de geometria dinâmica contribuiu para o desenvolvimento do pensamento geométrico dos alunos, pois, ao desenvolverem justificativas para as propriedades das dobraduras exploradas, apropriavam-se de conceitos e propriedades que emergiram da exploração das dobraduras e desenvolviam ações próprias do pensamento geométrico.This research focuses on analyzing the development of geometric thinking and argumentation from the exploration of geometric folding situations in a dynamic geometry environment. The investigation, of a qualitative nature, was conducted by an experiment, at the level of Elementary School with ninth-grade students. Through geometrical investigation, activities were developed in the form of a virtual book on the GeoGebraBook, in which the development of essential aspects of mathematical activity, such as the formulation and testing of conjectures, as well as the arguments to validate or refute them, were provided. The investigation took place in a dynamic geometry environment, more specifically, with the GeoGebra software, from the manipulation of dynamic geometric objects that simulate folding in sheets of A4 paper. In this research, we sought to understand the role of dynamic geometry in the development of geometric thinking and to analyze how this process occurs in a sequence of activities that were worked on from the investigation, exploration and construction of dynamic folding situations. To analyze the data, support was sought in the theoretical frameworks on dynamic geometry and the development of geometric thinking (GRAVINA, 2001, 1996; DE VILLIERS, 1997; GRAVINA and CONTIERO, 2011; NOTARE and BASSO, 2012, 2015, 2018), about Van Hiele's development model of geometric thinking (NASSER, 1993; CROWLEY, 1996) and on the potential of digital technologies for learning mathematics (ARMELA, 2016; GOLDENBERG, 2000; GRAVINA, 1996, 2001). The results of the research point out that the work with virtual folding in the dynamic geometry environment contributed to the development of the students' geometric thinking, because, when developing justifications for the properties of the explored folds, they appropriated concepts and properties that emerged from the exploration of the folds and developed actions typical of geometric thinking.application/pdfporGeometria dinâmicaTecnologias digitaisEducação MatemáticaDynamic geometryDigital technologiesMathematical educationGeometric thinkingArgument in geometryExplorando propriedades geométricas a partir de dobraduras em ambiente de geometria dinâmicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001143738.pdf.txt001143738.pdf.txtExtracted Texttext/plain173995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241736/2/001143738.pdf.txt36d65b598a92b278163aed28c40da67eMD52ORIGINAL001143738.pdfTexto completoapplication/pdf3607718http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241736/1/001143738.pdfea02bb7275da50fa1050f4de0783028aMD5110183/2417362022-07-06 04:57:46.776431oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241736Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-07-06T07:57:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Explorando propriedades geométricas a partir de dobraduras em ambiente de geometria dinâmica
title Explorando propriedades geométricas a partir de dobraduras em ambiente de geometria dinâmica
spellingShingle Explorando propriedades geométricas a partir de dobraduras em ambiente de geometria dinâmica
Silveira, Priscila Ferreira
Geometria dinâmica
Tecnologias digitais
Educação Matemática
Dynamic geometry
Digital technologies
Mathematical education
Geometric thinking
Argument in geometry
title_short Explorando propriedades geométricas a partir de dobraduras em ambiente de geometria dinâmica
title_full Explorando propriedades geométricas a partir de dobraduras em ambiente de geometria dinâmica
title_fullStr Explorando propriedades geométricas a partir de dobraduras em ambiente de geometria dinâmica
title_full_unstemmed Explorando propriedades geométricas a partir de dobraduras em ambiente de geometria dinâmica
title_sort Explorando propriedades geométricas a partir de dobraduras em ambiente de geometria dinâmica
author Silveira, Priscila Ferreira
author_facet Silveira, Priscila Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Priscila Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
contributor_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria dinâmica
Tecnologias digitais
Educação Matemática
topic Geometria dinâmica
Tecnologias digitais
Educação Matemática
Dynamic geometry
Digital technologies
Mathematical education
Geometric thinking
Argument in geometry
dc.subject.eng.fl_str_mv Dynamic geometry
Digital technologies
Mathematical education
Geometric thinking
Argument in geometry
description Essa pesquisa tem como foco analisar o desenvolvimento do pensamento geométrico e da argumentação a partir da exploração de situações geométricas de dobraduras em ambiente de geometria dinâmica. A investigação, de cunho qualitativo, foi conduzida por um experimento, no nível do Ensino Fundamental com alunos de nono ano. Por meio de investigação geométrica, foram elaboradas atividades em formato de livro virtual no GeoGebraBook, nas quais se oportunizou o desenvolvimento de aspectos essenciais da atividade matemática, como a formulação e o teste de conjecturas, assim como a argumentação para validar ou refutar as mesmas. A investigação deu-se em ambiente de geometria dinâmica, mais especificamente, com o software GeoGebra, a partir da manipulação de objetos geométricos dinâmicos que simulam dobraduras em folhas de papel A4. Nessa pesquisa, buscou-se entender o papel da geometria dinâmica no desenvolvimento do pensamento geométrico e analisar como ocorre esse processo em uma sequência de atividades que foram trabalhadas a partir da investigação, da exploração e da construção de situações de dobraduras dinâmicas. Para analisar os dados, buscou-se suporte nos referenciais teóricos sobre geometria dinâmica e desenvolvimento do pensamento geométrico (GRAVINA, 2001, 1996; DE VILLIERS, 1997; GRAVINA e CONTIERO, 2011; NOTARE e BASSO, 2012, 2015, 2018), sobre o modelo de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele (NASSER, 1993; CROWLEY, 1996) e sobre o potencial das tecnologias digitais para a aprendizagem de matemática (ARMELA, 2016; GOLDENBERG, 2000; GRAVINA, 1996, 2001). Os resultados da pesquisa apontam que o trabalho com dobraduras virtuais no ambiente de geometria dinâmica contribuiu para o desenvolvimento do pensamento geométrico dos alunos, pois, ao desenvolverem justificativas para as propriedades das dobraduras exploradas, apropriavam-se de conceitos e propriedades que emergiram da exploração das dobraduras e desenvolviam ações próprias do pensamento geométrico.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-05T05:07:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/241736
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001143738
url http://hdl.handle.net/10183/241736
identifier_str_mv 001143738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241736/2/001143738.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241736/1/001143738.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 36d65b598a92b278163aed28c40da67e
ea02bb7275da50fa1050f4de0783028a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085587801079808