Desenvolvimento do conhecimento prático-profissional no processo de implementação de unidades didáticas multiestratégicas para o ensino de Química no contexto da formação inicial de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrarini, Francisco Otávio Cintra
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191575
Resumo: Este texto apresenta a pesquisa de doutorado desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, câmpus de Araraquara (PPG/IQ-CAr), vinculado à Rede de Inovação e Pesquisa em Ensino de Química - Núcleo Araraquara. A partir da premissa de que conhecimentos necessários à formação de professores exigem fundamentação teórica e metodológica, advoga-se que o conhecimento prático-profissional docente não está relacionado a uma prática puramente ativista focada na experiência pela experiência e no mero reforço de conhecimentos dominantes. Nesse contexto, a análise do processo de implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas (UDM) pode auxiliar no entendimento do desenvolvimento do conhecimento prático-profissional de professores de Química em formação inicial, na medida em que esse percurso formativo impõe dinâmica lógica e coerente sobre o ato de planejar, aplicar e replanejar ações didático-pedagógicas. Dessa forma, apoiados no referencial teórico de Rafael Porlán e colaboradores, são propostos elementos que ratificam a importância de um formato de planejamento didático-pedagógico direcionado a contextos formativos concretos; capazes de constituir a autonomia profissional docente; gerar ações prático-reflexivas pertinentes à superação de perspectivas alusivas à racionalidade técnica; racionalização teórica, metodológica e legal de condutas e práticas profissionais docentes. À vista disso, esta pesquisa, teve como objetivo investigar as ideias prévias dos sujeitos acerca do planejamento didático-pedagógico no momento que antecede a implementação da UDM e o impacto do movimento de crítica e reflexão sobre a ação no replanejamento no âmbito das disciplinas de Instrumentação para o Ensino de Química e Estágio Curricular Supervisionado V. Para sua consecução optou-se pela realização de uma pesquisa não-experimental qualitativa do tipo Estudo de Caso, com o intuito de operacionalizar o processo de investigação e viabilizar a resposta do problema de pesquisa. Conforme a abordagem de pesquisa adotada, as fontes de informação foram: sujeitos e documentos. Os sujeitos foram três alunos de graduação do curso de licenciatura em química que frequentaram as disciplinas ministradas no primeiro e segundo semestre de 2016. Os documentos utilizados foram Questionário, Entrevistas, Relatórios de Observação. Como conclusões deste Estudo de Caso verificou-se que os sujeitos manifestaram, majoritariamente, ideias de planejamentos didático-pedagógicos direcionados aos moldes alternativo, investigativo e construtivista e a ocorrência de algumas tendências ecléticas quanto aos enfoques curriculares adotados. Já o movimento de crítica e reflexão parece estimular na reorganização de enfoques curriculares, com aproximações para tendências alternativas nas perspectivas do conteúdo, da metodologia e da avaliação; impulsionar à mobilização e integração dos diferentes conhecimentos profissionais; e, motivar a progressão do conhecimento prático em razão de sua articulação com a ação docente e teorias formalizadas.
id UNSP_ead0eacc88f936b4b7cf3c8d78755f59
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/191575
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Desenvolvimento do conhecimento prático-profissional no processo de implementação de unidades didáticas multiestratégicas para o ensino de Química no contexto da formação inicial de professoresDevelopment of practical and professional knowledge in the process implementation of multi-strategic didactic units for the Chemistry teaching in the context of initial teacher educationFormação de professoresSaberes docentesRafael PorlánUnidades didáticas multiestratégicasPlanejamento didático-pedagógicoEste texto apresenta a pesquisa de doutorado desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, câmpus de Araraquara (PPG/IQ-CAr), vinculado à Rede de Inovação e Pesquisa em Ensino de Química - Núcleo Araraquara. A partir da premissa de que conhecimentos necessários à formação de professores exigem fundamentação teórica e metodológica, advoga-se que o conhecimento prático-profissional docente não está relacionado a uma prática puramente ativista focada na experiência pela experiência e no mero reforço de conhecimentos dominantes. Nesse contexto, a análise do processo de implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas (UDM) pode auxiliar no entendimento do desenvolvimento do conhecimento prático-profissional de professores de Química em formação inicial, na medida em que esse percurso formativo impõe dinâmica lógica e coerente sobre o ato de planejar, aplicar e replanejar ações didático-pedagógicas. Dessa forma, apoiados no referencial teórico de Rafael Porlán e colaboradores, são propostos elementos que ratificam a importância de um formato de planejamento didático-pedagógico direcionado a contextos formativos concretos; capazes de constituir a autonomia profissional docente; gerar ações prático-reflexivas pertinentes à superação de perspectivas alusivas à racionalidade técnica; racionalização teórica, metodológica e legal de condutas e práticas profissionais docentes. À vista disso, esta pesquisa, teve como objetivo investigar as ideias prévias dos sujeitos acerca do planejamento didático-pedagógico no momento que antecede a implementação da UDM e o impacto do movimento de crítica e reflexão sobre a ação no replanejamento no âmbito das disciplinas de Instrumentação para o Ensino de Química e Estágio Curricular Supervisionado V. Para sua consecução optou-se pela realização de uma pesquisa não-experimental qualitativa do tipo Estudo de Caso, com o intuito de operacionalizar o processo de investigação e viabilizar a resposta do problema de pesquisa. Conforme a abordagem de pesquisa adotada, as fontes de informação foram: sujeitos e documentos. Os sujeitos foram três alunos de graduação do curso de licenciatura em química que frequentaram as disciplinas ministradas no primeiro e segundo semestre de 2016. Os documentos utilizados foram Questionário, Entrevistas, Relatórios de Observação. Como conclusões deste Estudo de Caso verificou-se que os sujeitos manifestaram, majoritariamente, ideias de planejamentos didático-pedagógicos direcionados aos moldes alternativo, investigativo e construtivista e a ocorrência de algumas tendências ecléticas quanto aos enfoques curriculares adotados. Já o movimento de crítica e reflexão parece estimular na reorganização de enfoques curriculares, com aproximações para tendências alternativas nas perspectivas do conteúdo, da metodologia e da avaliação; impulsionar à mobilização e integração dos diferentes conhecimentos profissionais; e, motivar a progressão do conhecimento prático em razão de sua articulação com a ação docente e teorias formalizadas.This is a doctorate degree research developed in the scope of the Graduate Program in Chemistry of the Institute of Chemistry of the Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara campuses, linked to the Innovation and Research Network in Chemistry Teaching – Araraquara Nucleus. Based on the premise that knowledge necessary for teacher education requires theoretical and methodological foundation, it is argued that the practical-professional teaching knowledge is not related to a purely activist practice focused on experience by experience and the mere reinforcement of dominant knowledge. In this context, the analysis of the implementation process of Multi-Strategic Teaching Units (UDM) can help in understanding the development of practical-professional knowledge of chemistry teachers in initial formation, as this formative path imposes logical and coherent dynamics on the act to plan, apply and redesign didactic-pedagogical actions. Thus, supported by the theoretical framework of Rafael Porlán and collaborators, elements are proposed that ratify the importance of a didactic-pedagogical planning format directed to concrete formative contexts; capable of constituting teacher professional autonomy; generate practical-reflexive actions pertinent to overcoming perspectives alluding to technical rationality; theoretical, methodological and legal rationalization of professional teaching conduct and practices. In view of this, this research aimed to investigate the previous ideas of the subjects about the didactic-pedagogical planning before the implementation of the UDM and the impact of the movement of criticism and reflection on the replanning action within the scope of the Instrumentation disciplines for Teaching Chemistry and Supervised Internship V. In order to achieve this, a qualitative non-experimental case study research was chosen to operationalize the investigation process and enable the answer to the research problem. According to the research approach adopted, the sources of information were: subjects and documents. The subjects were three undergraduate students of the undergraduate chemistry course who attended the subjects taught in the first and second semester of 2016. The documents used were Questionnaire, Interviews, Observation Reports. As conclusions of this Case Study it was found that the subjects expressed, mostly, ideas of didactic-pedagogical planning directed to the alternative, investigative and constructivist molds and the occurrence of some eclectic tendencies regarding the adopted curricular approaches. The critique and reflection movement, on the other hand, seems to stimulate the reorganization of curriculum, with approaches to alternative trends in the perspectives of content, methodology and evaluation; boost the mobilization and integration of different professional knowledge; and, motivate the progression of practical knowledge due to its articulation with teaching action and formalized theories.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bego, Amadeu Moura [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferrarini, Francisco Otávio Cintra2020-02-11T18:05:51Z2020-02-11T18:05:51Z2020-01-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19157500092891033004030072P8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-12T06:18:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191575Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:07:09.009080Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento do conhecimento prático-profissional no processo de implementação de unidades didáticas multiestratégicas para o ensino de Química no contexto da formação inicial de professores
Development of practical and professional knowledge in the process implementation of multi-strategic didactic units for the Chemistry teaching in the context of initial teacher education
title Desenvolvimento do conhecimento prático-profissional no processo de implementação de unidades didáticas multiestratégicas para o ensino de Química no contexto da formação inicial de professores
spellingShingle Desenvolvimento do conhecimento prático-profissional no processo de implementação de unidades didáticas multiestratégicas para o ensino de Química no contexto da formação inicial de professores
Ferrarini, Francisco Otávio Cintra
Formação de professores
Saberes docentes
Rafael Porlán
Unidades didáticas multiestratégicas
Planejamento didático-pedagógico
title_short Desenvolvimento do conhecimento prático-profissional no processo de implementação de unidades didáticas multiestratégicas para o ensino de Química no contexto da formação inicial de professores
title_full Desenvolvimento do conhecimento prático-profissional no processo de implementação de unidades didáticas multiestratégicas para o ensino de Química no contexto da formação inicial de professores
title_fullStr Desenvolvimento do conhecimento prático-profissional no processo de implementação de unidades didáticas multiestratégicas para o ensino de Química no contexto da formação inicial de professores
title_full_unstemmed Desenvolvimento do conhecimento prático-profissional no processo de implementação de unidades didáticas multiestratégicas para o ensino de Química no contexto da formação inicial de professores
title_sort Desenvolvimento do conhecimento prático-profissional no processo de implementação de unidades didáticas multiestratégicas para o ensino de Química no contexto da formação inicial de professores
author Ferrarini, Francisco Otávio Cintra
author_facet Ferrarini, Francisco Otávio Cintra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bego, Amadeu Moura [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrarini, Francisco Otávio Cintra
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Saberes docentes
Rafael Porlán
Unidades didáticas multiestratégicas
Planejamento didático-pedagógico
topic Formação de professores
Saberes docentes
Rafael Porlán
Unidades didáticas multiestratégicas
Planejamento didático-pedagógico
description Este texto apresenta a pesquisa de doutorado desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, câmpus de Araraquara (PPG/IQ-CAr), vinculado à Rede de Inovação e Pesquisa em Ensino de Química - Núcleo Araraquara. A partir da premissa de que conhecimentos necessários à formação de professores exigem fundamentação teórica e metodológica, advoga-se que o conhecimento prático-profissional docente não está relacionado a uma prática puramente ativista focada na experiência pela experiência e no mero reforço de conhecimentos dominantes. Nesse contexto, a análise do processo de implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas (UDM) pode auxiliar no entendimento do desenvolvimento do conhecimento prático-profissional de professores de Química em formação inicial, na medida em que esse percurso formativo impõe dinâmica lógica e coerente sobre o ato de planejar, aplicar e replanejar ações didático-pedagógicas. Dessa forma, apoiados no referencial teórico de Rafael Porlán e colaboradores, são propostos elementos que ratificam a importância de um formato de planejamento didático-pedagógico direcionado a contextos formativos concretos; capazes de constituir a autonomia profissional docente; gerar ações prático-reflexivas pertinentes à superação de perspectivas alusivas à racionalidade técnica; racionalização teórica, metodológica e legal de condutas e práticas profissionais docentes. À vista disso, esta pesquisa, teve como objetivo investigar as ideias prévias dos sujeitos acerca do planejamento didático-pedagógico no momento que antecede a implementação da UDM e o impacto do movimento de crítica e reflexão sobre a ação no replanejamento no âmbito das disciplinas de Instrumentação para o Ensino de Química e Estágio Curricular Supervisionado V. Para sua consecução optou-se pela realização de uma pesquisa não-experimental qualitativa do tipo Estudo de Caso, com o intuito de operacionalizar o processo de investigação e viabilizar a resposta do problema de pesquisa. Conforme a abordagem de pesquisa adotada, as fontes de informação foram: sujeitos e documentos. Os sujeitos foram três alunos de graduação do curso de licenciatura em química que frequentaram as disciplinas ministradas no primeiro e segundo semestre de 2016. Os documentos utilizados foram Questionário, Entrevistas, Relatórios de Observação. Como conclusões deste Estudo de Caso verificou-se que os sujeitos manifestaram, majoritariamente, ideias de planejamentos didático-pedagógicos direcionados aos moldes alternativo, investigativo e construtivista e a ocorrência de algumas tendências ecléticas quanto aos enfoques curriculares adotados. Já o movimento de crítica e reflexão parece estimular na reorganização de enfoques curriculares, com aproximações para tendências alternativas nas perspectivas do conteúdo, da metodologia e da avaliação; impulsionar à mobilização e integração dos diferentes conhecimentos profissionais; e, motivar a progressão do conhecimento prático em razão de sua articulação com a ação docente e teorias formalizadas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-11T18:05:51Z
2020-02-11T18:05:51Z
2020-01-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/191575
000928910
33004030072P8
url http://hdl.handle.net/11449/191575
identifier_str_mv 000928910
33004030072P8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129162310844416