A Study of the Teaching Materials Used in English Classes for Deaf Students at a Bilingual High School

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rabello, Nicole da Cruz
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219669
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Letras Inglês.
id UFSC_9d76146e19024e0958295d7300dbe2e8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/219669
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A Study of the Teaching Materials Used in English Classes for Deaf Students at a Bilingual High SchoolEnsino de inglês como língua estrangeira, educação de surdos, materiais didáticos, inglês como terceira língua, Libras.Teaching English as a foreign language, deaf education, teaching materials, English as a third language, Libras.TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Letras Inglês.Os estudos sobre o ensino do inglês como terceira língua para estudantes surdos começaram a ser mais difundidos apenas a partir dos anos 2000, constituindo assim, uma nova área de pesquisa. De acordo com Sousa (2008), Sousa (2015) e Pereira (2015), não existem materiais didáticos oficiais para ensinar inglês para alunos surdos no Brasil, são produzidos materiais de forma autônoma pelos professores, conforme a necessidade. Dessa maneira, este estudo de caso de cunho qualitativo, investigou os materiais didáticos utilizados durante a pandemia da Covid-19 no ensino de inglês para surdos e sua influência no processo de aprendizagem dessa língua por esses estudantes, em uma escola secundária bilíngue (Português-Libras). Uma professora e duas intérpretes responderam a questionários e o material didático utilizado foi analisado. A análise dos dados teve como critérios alguns princípios da abordagem bilíngue de educação de surdos (QUADROS, 1997). Os resultados desta pesquisa mostram que os materiais didáticos foram criados e/ou adaptados pelo professor, sendo em sua maioria de cunho tecnológico, contemplando a visualidade dos alunos surdos e contribuindo para o processo de aprendizagem do inglês escrito desses alunos.Studies on the teaching of English as a third language for deaf students began to be carried in the 2000s, thus constituting a new area of ​​research. According to Sousa (2008), Sousa (2015) and Pereira (2015), there are no official teaching materials to teach English to deaf students in Brazil, these materials are produced autonomously by teachers as needed. Therefore, this qualitative research, intends to investigate the teaching materials used in a classroom context of English teaching for the deaf and its influence in the process of learning that language by these students, in a bilingual secondary school (Portuguese-Libras). One teacher and two interpreters responded to questionnaires, and the teaching material used in class was analyzed. Data analysis took as criteria some principles of the bilingual approach to deaf education (QUADROS, 1997). The results of this research show that the teaching materials were created and adapted by the teacher, being mostly technological resources, contemplating the students’ visuality and contributing to the learning process of these students' written English.Florianópolis, SCSousa, Aline Nunes deUniversidade Federal de Santa CatarinaRabello, Nicole da Cruz2021-01-22T18:24:36Z2021-01-22T18:24:36Z2020-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis83 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219669info:eu-repo/semantics/openAccessengreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-01-22T18:24:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/219669Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-22T18:24:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Study of the Teaching Materials Used in English Classes for Deaf Students at a Bilingual High School
title A Study of the Teaching Materials Used in English Classes for Deaf Students at a Bilingual High School
spellingShingle A Study of the Teaching Materials Used in English Classes for Deaf Students at a Bilingual High School
Rabello, Nicole da Cruz
Ensino de inglês como língua estrangeira, educação de surdos, materiais didáticos, inglês como terceira língua, Libras.
Teaching English as a foreign language, deaf education, teaching materials, English as a third language, Libras.
title_short A Study of the Teaching Materials Used in English Classes for Deaf Students at a Bilingual High School
title_full A Study of the Teaching Materials Used in English Classes for Deaf Students at a Bilingual High School
title_fullStr A Study of the Teaching Materials Used in English Classes for Deaf Students at a Bilingual High School
title_full_unstemmed A Study of the Teaching Materials Used in English Classes for Deaf Students at a Bilingual High School
title_sort A Study of the Teaching Materials Used in English Classes for Deaf Students at a Bilingual High School
author Rabello, Nicole da Cruz
author_facet Rabello, Nicole da Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Aline Nunes de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rabello, Nicole da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de inglês como língua estrangeira, educação de surdos, materiais didáticos, inglês como terceira língua, Libras.
Teaching English as a foreign language, deaf education, teaching materials, English as a third language, Libras.
topic Ensino de inglês como língua estrangeira, educação de surdos, materiais didáticos, inglês como terceira língua, Libras.
Teaching English as a foreign language, deaf education, teaching materials, English as a third language, Libras.
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Letras Inglês.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-14
2021-01-22T18:24:36Z
2021-01-22T18:24:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219669
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219669
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 83 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651962989674496