O mapa mental no ensino de geografia: concepções e propostas para o trabalho docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/109202 |
Resumo: | A proposta de Denis Richter neste livro - fruto de pesquisa de campo realizada com alunos da 3.a série do ensino médio de Presidente Prudente (SP) - é investigar o raciocínio geográfico desenvolvido pelos estudantes a partir do ensino da Geografia em unidades de ensino públicas e privadas. Partindo da construção de mapas mentais da cidade, Richter analisou e interpretou o raciocínio geográfico formado ao longo da educação básica, identificou e avaliou os conteúdos que os alunos possuíam de Geografia e levantou como eles utilizavam a linguagem espacial para expressar seus conceitos espontâneos e científicos. A produção desses mapas mentais revelou ainda os conceitos que os alunos desenvolvem sobre a organização e a estrutura da cidade, bem como sobre os processos que, no entender deles, determinam os diferentes contextos do espaço urbano. O objetivo de fundo do livro de Richter é oferecer subsídios para que o ensino da Geografia proporcione um novo olhar sobre seu contexto sócio-cultural. Citando Milton Santos, o autor afirma que esse olhar está relacionado ao estudo do espaço, ou seja, ao estabelecimento de relações com os objetos e arranjos espaciais que compõem a sociedade - a totalidade. |
id |
UNSP_ebe548332e153e47cf8e18df1433780c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/109202 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O mapa mental no ensino de geografia: concepções e propostas para o trabalho docenteGeografia - Estudo e ensinoCartografiaPratica de ensinoAprendizagemCogniçãoA proposta de Denis Richter neste livro - fruto de pesquisa de campo realizada com alunos da 3.a série do ensino médio de Presidente Prudente (SP) - é investigar o raciocínio geográfico desenvolvido pelos estudantes a partir do ensino da Geografia em unidades de ensino públicas e privadas. Partindo da construção de mapas mentais da cidade, Richter analisou e interpretou o raciocínio geográfico formado ao longo da educação básica, identificou e avaliou os conteúdos que os alunos possuíam de Geografia e levantou como eles utilizavam a linguagem espacial para expressar seus conceitos espontâneos e científicos. A produção desses mapas mentais revelou ainda os conceitos que os alunos desenvolvem sobre a organização e a estrutura da cidade, bem como sobre os processos que, no entender deles, determinam os diferentes contextos do espaço urbano. O objetivo de fundo do livro de Richter é oferecer subsídios para que o ensino da Geografia proporcione um novo olhar sobre seu contexto sócio-cultural. Citando Milton Santos, o autor afirma que esse olhar está relacionado ao estudo do espaço, ou seja, ao estabelecimento de relações com os objetos e arranjos espaciais que compõem a sociedade - a totalidade.Cultura AcadêmicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Richter, Denis [UNESP]2014-09-03T17:52:30Z2014-09-03T17:52:30Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfRICHTER, Denis. O mapa mental no ensino de geografia: concepções e propostas para o trabalho docente. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579832277.9788579832277http://hdl.handle.net/11449/109202000773987ISBN9788579832277.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporColeção PROPG Digital (UNESP)http://hdl.handle.net/11449/144827info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T13:44:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/109202Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:22:12.425334Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O mapa mental no ensino de geografia: concepções e propostas para o trabalho docente |
title |
O mapa mental no ensino de geografia: concepções e propostas para o trabalho docente |
spellingShingle |
O mapa mental no ensino de geografia: concepções e propostas para o trabalho docente Richter, Denis [UNESP] Geografia - Estudo e ensino Cartografia Pratica de ensino Aprendizagem Cognição |
title_short |
O mapa mental no ensino de geografia: concepções e propostas para o trabalho docente |
title_full |
O mapa mental no ensino de geografia: concepções e propostas para o trabalho docente |
title_fullStr |
O mapa mental no ensino de geografia: concepções e propostas para o trabalho docente |
title_full_unstemmed |
O mapa mental no ensino de geografia: concepções e propostas para o trabalho docente |
title_sort |
O mapa mental no ensino de geografia: concepções e propostas para o trabalho docente |
author |
Richter, Denis [UNESP] |
author_facet |
Richter, Denis [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Richter, Denis [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia - Estudo e ensino Cartografia Pratica de ensino Aprendizagem Cognição |
topic |
Geografia - Estudo e ensino Cartografia Pratica de ensino Aprendizagem Cognição |
description |
A proposta de Denis Richter neste livro - fruto de pesquisa de campo realizada com alunos da 3.a série do ensino médio de Presidente Prudente (SP) - é investigar o raciocínio geográfico desenvolvido pelos estudantes a partir do ensino da Geografia em unidades de ensino públicas e privadas. Partindo da construção de mapas mentais da cidade, Richter analisou e interpretou o raciocínio geográfico formado ao longo da educação básica, identificou e avaliou os conteúdos que os alunos possuíam de Geografia e levantou como eles utilizavam a linguagem espacial para expressar seus conceitos espontâneos e científicos. A produção desses mapas mentais revelou ainda os conceitos que os alunos desenvolvem sobre a organização e a estrutura da cidade, bem como sobre os processos que, no entender deles, determinam os diferentes contextos do espaço urbano. O objetivo de fundo do livro de Richter é oferecer subsídios para que o ensino da Geografia proporcione um novo olhar sobre seu contexto sócio-cultural. Citando Milton Santos, o autor afirma que esse olhar está relacionado ao estudo do espaço, ou seja, ao estabelecimento de relações com os objetos e arranjos espaciais que compõem a sociedade - a totalidade. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2014-09-03T17:52:30Z 2014-09-03T17:52:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RICHTER, Denis. O mapa mental no ensino de geografia: concepções e propostas para o trabalho docente. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579832277. 9788579832277 http://hdl.handle.net/11449/109202 000773987 ISBN9788579832277.pdf |
identifier_str_mv |
RICHTER, Denis. O mapa mental no ensino de geografia: concepções e propostas para o trabalho docente. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579832277. 9788579832277 000773987 ISBN9788579832277.pdf |
url |
http://hdl.handle.net/11449/109202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Coleção PROPG Digital (UNESP) http://hdl.handle.net/11449/144827 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cultura Acadêmica |
publisher.none.fl_str_mv |
Cultura Acadêmica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129512090632192 |