Um estudo do Planejamento Estratégico Situacional em uma instituição de ensino: limites e possibilidades.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Argenti, Vinícius da Silva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255329
Resumo: O objeto desta pesquisa é o planejamento educacional proposto pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS. Nessa perspectiva, o planejamento estratégico no âmbito das escolas técnicas do CEETEPS engloba ações e projetos, aplicáveis diante um contexto de recentes mudanças no cenário do ensino médio e profissional e as exigências de instâncias superiores que gradativamente acrescentam novas práticas de gestão. Neste contexto, nas escolas técnicas o planejamento deve assumir um papel preponderante na elaboração dos planos plurianuais de gestão orientados conforme diretrizes superiores. A pesquisa terá como base o planejamento estratégico situacional (PES) proposto por Carlos Matus, modelo este que tem como centro uma ampla análise situacional direcionada na identificação e descrição de problemas de forma participativa. O objetivo geral é analisar os limites e possibilidades na construção do PES nas escolas técnicas do Estado de São Paulo no âmbito do CEETEPS. A metodologia adotada compreendeu: um levantamento bibliográfico sobre a discussão teórica do PES e seu potencial de aplicação nas políticas públicas para a estruturação de um corpus teórico da pesquisa; a elaboração de um panorama histórico dos últimos três anos da Escola técnica Dr. Júlio Cardoso, situada na cidade de Franca-SP, no que tange ao processo de planejamento; uma análise de conteúdo da documentação referente as normas e diretrizes referentes ao planejamento postas pelo CEETEPS às escolas técnicas e da escola francana. Este estudo permitiu identificar os limites e as possibilidades da construção do PES, no âmbito das escolas técnicas da CEETEPS em geral e em particular da escola Dr. Júlio Cardoso.
id UNSP_ed573be97642ce5c0b9dc5e1b5f41fbf
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/255329
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Um estudo do Planejamento Estratégico Situacional em uma instituição de ensino: limites e possibilidades.A study of Situational Strategic Planning in an educational institution: limits and possibilities.Gestão escolarPlano plurianualPlanejamento estratégicoSchool managementMultiannual planStrategic planningO objeto desta pesquisa é o planejamento educacional proposto pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS. Nessa perspectiva, o planejamento estratégico no âmbito das escolas técnicas do CEETEPS engloba ações e projetos, aplicáveis diante um contexto de recentes mudanças no cenário do ensino médio e profissional e as exigências de instâncias superiores que gradativamente acrescentam novas práticas de gestão. Neste contexto, nas escolas técnicas o planejamento deve assumir um papel preponderante na elaboração dos planos plurianuais de gestão orientados conforme diretrizes superiores. A pesquisa terá como base o planejamento estratégico situacional (PES) proposto por Carlos Matus, modelo este que tem como centro uma ampla análise situacional direcionada na identificação e descrição de problemas de forma participativa. O objetivo geral é analisar os limites e possibilidades na construção do PES nas escolas técnicas do Estado de São Paulo no âmbito do CEETEPS. A metodologia adotada compreendeu: um levantamento bibliográfico sobre a discussão teórica do PES e seu potencial de aplicação nas políticas públicas para a estruturação de um corpus teórico da pesquisa; a elaboração de um panorama histórico dos últimos três anos da Escola técnica Dr. Júlio Cardoso, situada na cidade de Franca-SP, no que tange ao processo de planejamento; uma análise de conteúdo da documentação referente as normas e diretrizes referentes ao planejamento postas pelo CEETEPS às escolas técnicas e da escola francana. Este estudo permitiu identificar os limites e as possibilidades da construção do PES, no âmbito das escolas técnicas da CEETEPS em geral e em particular da escola Dr. Júlio Cardoso.The object of this research is the educational planning proposed by the Paula Souza State Center for Technological Education – CEETEPS. From this perspective, strategic planning within the scope of CEETEPS technical schools encompasses actions and projects, applicable in a context of recent changes in the secondary and professional education scenario and the demands of higher authorities that gradually add new management practices. In this context, in technical schools, planning must assume a preponderant role in the preparation of multi-annual management plans guided in accordance with superior guidelines. The research will be based on the situational strategic planning (PES) proposed by Carlos Matus, a model that has as its center a broad situational analysis aimed at identifying and describing problems in a participatory way. The general objective is to analyze the limits and possibilities in the construction of PES in technical schools in the State of São Paulo within the scope of CEETEPS. The methodology adopted comprised: a bibliographical survey on the theoretical discussion of PES and its potential for application in public policies to structure a theoretical corpus of research; the elaboration of a historical overview of the last three years of the Dr. Júlio Cardoso Technical School, located in the city of Franca-SP, regarding the planning process; a content analysis of the documentation relating to the standards and guidelines relating to planning issued by CEETEPS to technical schools and the Francana school. This study made it possible to identify the limits and possibilities of building the PES, within the scope of the CEETEPS technical schools in general and in particular the Dr. Júlio Cardoso school.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Hilda Maria Gonçalves da [UNESP]Argenti, Vinícius da Silva2024-04-25T16:22:30Z2024-04-25T16:22:30Z2024-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARGENTI, Vinícius da Silva. Um estudo do Planejamento Estratégico Situacional em uma instituição de ensino: limites e possibilidades. 2024. 95 f. Orientadora: Hilda Maria Gonçalves da Silva. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Análise de Políticas Públicas) – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, 2024.https://hdl.handle.net/11449/2553291985071194210277porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-26T06:40:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255329Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:23:49.474969Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo do Planejamento Estratégico Situacional em uma instituição de ensino: limites e possibilidades.
A study of Situational Strategic Planning in an educational institution: limits and possibilities.
title Um estudo do Planejamento Estratégico Situacional em uma instituição de ensino: limites e possibilidades.
spellingShingle Um estudo do Planejamento Estratégico Situacional em uma instituição de ensino: limites e possibilidades.
Argenti, Vinícius da Silva
Gestão escolar
Plano plurianual
Planejamento estratégico
School management
Multiannual plan
Strategic planning
title_short Um estudo do Planejamento Estratégico Situacional em uma instituição de ensino: limites e possibilidades.
title_full Um estudo do Planejamento Estratégico Situacional em uma instituição de ensino: limites e possibilidades.
title_fullStr Um estudo do Planejamento Estratégico Situacional em uma instituição de ensino: limites e possibilidades.
title_full_unstemmed Um estudo do Planejamento Estratégico Situacional em uma instituição de ensino: limites e possibilidades.
title_sort Um estudo do Planejamento Estratégico Situacional em uma instituição de ensino: limites e possibilidades.
author Argenti, Vinícius da Silva
author_facet Argenti, Vinícius da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Hilda Maria Gonçalves da [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Argenti, Vinícius da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Plano plurianual
Planejamento estratégico
School management
Multiannual plan
Strategic planning
topic Gestão escolar
Plano plurianual
Planejamento estratégico
School management
Multiannual plan
Strategic planning
description O objeto desta pesquisa é o planejamento educacional proposto pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS. Nessa perspectiva, o planejamento estratégico no âmbito das escolas técnicas do CEETEPS engloba ações e projetos, aplicáveis diante um contexto de recentes mudanças no cenário do ensino médio e profissional e as exigências de instâncias superiores que gradativamente acrescentam novas práticas de gestão. Neste contexto, nas escolas técnicas o planejamento deve assumir um papel preponderante na elaboração dos planos plurianuais de gestão orientados conforme diretrizes superiores. A pesquisa terá como base o planejamento estratégico situacional (PES) proposto por Carlos Matus, modelo este que tem como centro uma ampla análise situacional direcionada na identificação e descrição de problemas de forma participativa. O objetivo geral é analisar os limites e possibilidades na construção do PES nas escolas técnicas do Estado de São Paulo no âmbito do CEETEPS. A metodologia adotada compreendeu: um levantamento bibliográfico sobre a discussão teórica do PES e seu potencial de aplicação nas políticas públicas para a estruturação de um corpus teórico da pesquisa; a elaboração de um panorama histórico dos últimos três anos da Escola técnica Dr. Júlio Cardoso, situada na cidade de Franca-SP, no que tange ao processo de planejamento; uma análise de conteúdo da documentação referente as normas e diretrizes referentes ao planejamento postas pelo CEETEPS às escolas técnicas e da escola francana. Este estudo permitiu identificar os limites e as possibilidades da construção do PES, no âmbito das escolas técnicas da CEETEPS em geral e em particular da escola Dr. Júlio Cardoso.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-25T16:22:30Z
2024-04-25T16:22:30Z
2024-03-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARGENTI, Vinícius da Silva. Um estudo do Planejamento Estratégico Situacional em uma instituição de ensino: limites e possibilidades. 2024. 95 f. Orientadora: Hilda Maria Gonçalves da Silva. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Análise de Políticas Públicas) – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/255329
1985071194210277
identifier_str_mv ARGENTI, Vinícius da Silva. Um estudo do Planejamento Estratégico Situacional em uma instituição de ensino: limites e possibilidades. 2024. 95 f. Orientadora: Hilda Maria Gonçalves da Silva. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Análise de Políticas Públicas) – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, 2024.
1985071194210277
url https://hdl.handle.net/11449/255329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128927899582464