Estereótipo de gênero e profissões: uma revisão bibliográfica sobre o que pensaram as crianças de Ensino Fundamental I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Ana Luisa Duarte de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244551
Resumo: O assunto deste trabalho surgiu nas instituições de ensino creche, escolas (Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e Universidade. Dessa forma, o trabalho de conclusão de curso teve como objetivo apresentar e problematizar a percepção laboral dos/as estudantes das instituições de ensino e a relação dessa percepção com os estereótipos de gênero através de uma revisão bibliográfica. As questões de gênero estão produzindo nas crianças modelos comportamentais estereotipados. Está se tornando comum a naturalização dos papeis desiguais atribuídos a homens e mulheres (AUGUSTINI; ROSSI, 2015), isso é o chamado “estereótipo de gênero”. Em outras palavras, a mulher restringe-se às atividades reprodutivas na esfera privado e o homem às produtivas no espaço público, trabalhos estes que são mais valorizados socialmente. Assim, através da metodologia de revisão bibliográfica foram analisadas as produções científicas produzidas nos últimos 10 anos no Portal de Periódicos CAPES e Base de Dados da Scientific Library Online – SciELO sobre a percepção laboral e o estereótipo de gênero. Alguns/as pesquisadores/as afirmam que os estereótipos que relacionam a ciência aos homens podem limitar os interesses das meninas em determinadas atividades e carreiras e direcionar para carreiras vistas como femininas. Segundo a National Science Foundation, quando as meninas não veem as mulheres em determinadas profissões, é muito provável que elas também não se vejam no futuro dessas carreiras. Foi possível concluir que o gênero diz respeito ao social e não biológico. Além disso, muitos/as estudantes das instituições escolares analisados apresentaram a visão do estereótipo de algumas profissões. Com isso, foi possível observar de que maneira os/as alunos/as são levados a crer nesse estereótipo de gênero, apresentando a família, escola, mídia, brinquedos e brincadeiras como grandes influenciadores.
id UNSP_ed96d78f41b8de687666ba7e4fba56de
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244551
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Estereótipo de gênero e profissões: uma revisão bibliográfica sobre o que pensaram as crianças de Ensino Fundamental IGender stereotyping and professions: a bibliographical review on what elementary school children thoughtRelações de gêneroEstereótiposPercepção laboralCriançasProfissõesGender relationsStereotypesLabor perceptionKidsProfessionsO assunto deste trabalho surgiu nas instituições de ensino creche, escolas (Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e Universidade. Dessa forma, o trabalho de conclusão de curso teve como objetivo apresentar e problematizar a percepção laboral dos/as estudantes das instituições de ensino e a relação dessa percepção com os estereótipos de gênero através de uma revisão bibliográfica. As questões de gênero estão produzindo nas crianças modelos comportamentais estereotipados. Está se tornando comum a naturalização dos papeis desiguais atribuídos a homens e mulheres (AUGUSTINI; ROSSI, 2015), isso é o chamado “estereótipo de gênero”. Em outras palavras, a mulher restringe-se às atividades reprodutivas na esfera privado e o homem às produtivas no espaço público, trabalhos estes que são mais valorizados socialmente. Assim, através da metodologia de revisão bibliográfica foram analisadas as produções científicas produzidas nos últimos 10 anos no Portal de Periódicos CAPES e Base de Dados da Scientific Library Online – SciELO sobre a percepção laboral e o estereótipo de gênero. Alguns/as pesquisadores/as afirmam que os estereótipos que relacionam a ciência aos homens podem limitar os interesses das meninas em determinadas atividades e carreiras e direcionar para carreiras vistas como femininas. Segundo a National Science Foundation, quando as meninas não veem as mulheres em determinadas profissões, é muito provável que elas também não se vejam no futuro dessas carreiras. Foi possível concluir que o gênero diz respeito ao social e não biológico. Além disso, muitos/as estudantes das instituições escolares analisados apresentaram a visão do estereótipo de algumas profissões. Com isso, foi possível observar de que maneira os/as alunos/as são levados a crer nesse estereótipo de gênero, apresentando a família, escola, mídia, brinquedos e brincadeiras como grandes influenciadores.The subject of this work appeared at day care institutions, schools (Elementary School I, Elementary School II and High School) and University. Thus, the course completion work aimed to present and problematize the job perception of students from educational institutions and the relationship between this perception and gender stereotypes through a bibliographic review. Gender issues are producing stereotyped behavioral models in children. It is becoming common for naturalization of unequal roles attributed to men and women (AUGUSTINI; ROSSI, 2015), this is called the “gender stereotype”. In other words, women are restricted to reproductive activities in the private sphere and men to productive ones in the public space, jobs that are more socially valued. Therefore, through the literature review methodology, the scientific productions produced in the last 10 years on the CAPES Periodical Portal and Scientific Library Online Database - SciELO on work perception and gender stereotype were analyzed. Some researchers claim that the stereotypes that relate science to men can limit girls' interests in certain activities and careers and target careers seen as feminine. According to the National Science Foundation, when girls do not see women in certain professions, it is very likely that they will not see themselves in the future of these careers either. It was possible to conclude that gender is related to social and not biological. In addition, many students from the analyzed school institutions presented the stereotype view of some professions. With that, it was possible to observe how students are led to believe in this gender stereotype, presenting the family, school, media, toys and games as great influencers.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rossi, Célia Regina [UNESP]Araujo, Marília Frassetto de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paula, Ana Luisa Duarte de2023-07-12T18:19:50Z2023-07-12T18:19:50Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/244551porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-07T06:21:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244551Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-07T06:21:34Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estereótipo de gênero e profissões: uma revisão bibliográfica sobre o que pensaram as crianças de Ensino Fundamental I
Gender stereotyping and professions: a bibliographical review on what elementary school children thought
title Estereótipo de gênero e profissões: uma revisão bibliográfica sobre o que pensaram as crianças de Ensino Fundamental I
spellingShingle Estereótipo de gênero e profissões: uma revisão bibliográfica sobre o que pensaram as crianças de Ensino Fundamental I
Paula, Ana Luisa Duarte de
Relações de gênero
Estereótipos
Percepção laboral
Crianças
Profissões
Gender relations
Stereotypes
Labor perception
Kids
Professions
title_short Estereótipo de gênero e profissões: uma revisão bibliográfica sobre o que pensaram as crianças de Ensino Fundamental I
title_full Estereótipo de gênero e profissões: uma revisão bibliográfica sobre o que pensaram as crianças de Ensino Fundamental I
title_fullStr Estereótipo de gênero e profissões: uma revisão bibliográfica sobre o que pensaram as crianças de Ensino Fundamental I
title_full_unstemmed Estereótipo de gênero e profissões: uma revisão bibliográfica sobre o que pensaram as crianças de Ensino Fundamental I
title_sort Estereótipo de gênero e profissões: uma revisão bibliográfica sobre o que pensaram as crianças de Ensino Fundamental I
author Paula, Ana Luisa Duarte de
author_facet Paula, Ana Luisa Duarte de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rossi, Célia Regina [UNESP]
Araujo, Marília Frassetto de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Ana Luisa Duarte de
dc.subject.por.fl_str_mv Relações de gênero
Estereótipos
Percepção laboral
Crianças
Profissões
Gender relations
Stereotypes
Labor perception
Kids
Professions
topic Relações de gênero
Estereótipos
Percepção laboral
Crianças
Profissões
Gender relations
Stereotypes
Labor perception
Kids
Professions
description O assunto deste trabalho surgiu nas instituições de ensino creche, escolas (Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e Universidade. Dessa forma, o trabalho de conclusão de curso teve como objetivo apresentar e problematizar a percepção laboral dos/as estudantes das instituições de ensino e a relação dessa percepção com os estereótipos de gênero através de uma revisão bibliográfica. As questões de gênero estão produzindo nas crianças modelos comportamentais estereotipados. Está se tornando comum a naturalização dos papeis desiguais atribuídos a homens e mulheres (AUGUSTINI; ROSSI, 2015), isso é o chamado “estereótipo de gênero”. Em outras palavras, a mulher restringe-se às atividades reprodutivas na esfera privado e o homem às produtivas no espaço público, trabalhos estes que são mais valorizados socialmente. Assim, através da metodologia de revisão bibliográfica foram analisadas as produções científicas produzidas nos últimos 10 anos no Portal de Periódicos CAPES e Base de Dados da Scientific Library Online – SciELO sobre a percepção laboral e o estereótipo de gênero. Alguns/as pesquisadores/as afirmam que os estereótipos que relacionam a ciência aos homens podem limitar os interesses das meninas em determinadas atividades e carreiras e direcionar para carreiras vistas como femininas. Segundo a National Science Foundation, quando as meninas não veem as mulheres em determinadas profissões, é muito provável que elas também não se vejam no futuro dessas carreiras. Foi possível concluir que o gênero diz respeito ao social e não biológico. Além disso, muitos/as estudantes das instituições escolares analisados apresentaram a visão do estereótipo de algumas profissões. Com isso, foi possível observar de que maneira os/as alunos/as são levados a crer nesse estereótipo de gênero, apresentando a família, escola, mídia, brinquedos e brincadeiras como grandes influenciadores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2023-07-12T18:19:50Z
2023-07-12T18:19:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/244551
url http://hdl.handle.net/11449/244551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650188870418432