O ensino profissional no Plano Nacional de Educação: as questões da oferta, do atendimento e da formação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandao, Carlos da Fonseca [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/317
http://hdl.handle.net/11449/126892
Resumo: The aim of this paper is to discuss the issues of supply, service and training put in the brazilian National Education Plan (Law No. 10.172/2001), whose term expired in January 2011. Since a new project of the National Education Plan for the next decade, is currently under discussion in Congress, believe to be of paramount importance to examine which goals that have been achieved, which were partially achieved and what have not yet been achieved, always aiming to better development of professional education in Brazil, we consider mode of teaching still undervalued in the context of public education policies in Brazil.
id UNSP_ee8998843df19dffe6ff914cbf83aa54
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/126892
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino profissional no Plano Nacional de Educação: as questões da oferta, do atendimento e da formação profissionalThe professional teaching in the national plan for education: issues about the supply, the service and the professional trainingProfessional educationNational Education PlanPublic policy educationPlano Nacional de EducaçãoEnsino MédioEnsino ProfissionalThe aim of this paper is to discuss the issues of supply, service and training put in the brazilian National Education Plan (Law No. 10.172/2001), whose term expired in January 2011. Since a new project of the National Education Plan for the next decade, is currently under discussion in Congress, believe to be of paramount importance to examine which goals that have been achieved, which were partially achieved and what have not yet been achieved, always aiming to better development of professional education in Brazil, we consider mode of teaching still undervalued in the context of public education policies in Brazil.O objetivo do presente artigo é o de discutir as questões da oferta, do atendimento e da formação profissional postas pelo Plano Nacional de Educação (Lei n° 10.172/2001), cuja vigência expirou em janeiro de 2011. Visto que um novo projeto de Plano Nacional de Educação (PNE) para a próxima década, encontra-se atualmente em discussão no Congresso Nacional, entendemos ser de suma importância analisar quais os objetivos e metas que já foram alcançados, quais foram parcialmente alcançados e quais ainda não foram alcançados, sempre objetivando o melhor desenvolvimento da educação profissional no Brasil, modalidade de ensino que consideramos ainda pouco valorizada no contexto das políticas públicas de educação no Brasil.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antonio, 2100, Jardim Universitário, CEP 19806-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antonio, 2100, Jardim Universitário, CEP 19806-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Brandao, Carlos da Fonseca [UNESP]2015-08-21T17:53:25Z2015-08-21T17:53:25Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1-13application/pdfhttp://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/317Camine: Caminhos da Educação, v. 3, n. 1, p. 1-13, 2011.2175-4217http://hdl.handle.net/11449/126892ISSN2175-4217-2011-03-01-01-13.pdf1796435646239496Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCamine: Caminhos da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-04T06:09:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/126892Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-04T06:09:11Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino profissional no Plano Nacional de Educação: as questões da oferta, do atendimento e da formação profissional
The professional teaching in the national plan for education: issues about the supply, the service and the professional training
title O ensino profissional no Plano Nacional de Educação: as questões da oferta, do atendimento e da formação profissional
spellingShingle O ensino profissional no Plano Nacional de Educação: as questões da oferta, do atendimento e da formação profissional
Brandao, Carlos da Fonseca [UNESP]
Professional education
National Education Plan
Public policy education
Plano Nacional de Educação
Ensino Médio
Ensino Profissional
title_short O ensino profissional no Plano Nacional de Educação: as questões da oferta, do atendimento e da formação profissional
title_full O ensino profissional no Plano Nacional de Educação: as questões da oferta, do atendimento e da formação profissional
title_fullStr O ensino profissional no Plano Nacional de Educação: as questões da oferta, do atendimento e da formação profissional
title_full_unstemmed O ensino profissional no Plano Nacional de Educação: as questões da oferta, do atendimento e da formação profissional
title_sort O ensino profissional no Plano Nacional de Educação: as questões da oferta, do atendimento e da formação profissional
author Brandao, Carlos da Fonseca [UNESP]
author_facet Brandao, Carlos da Fonseca [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandao, Carlos da Fonseca [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professional education
National Education Plan
Public policy education
Plano Nacional de Educação
Ensino Médio
Ensino Profissional
topic Professional education
National Education Plan
Public policy education
Plano Nacional de Educação
Ensino Médio
Ensino Profissional
description The aim of this paper is to discuss the issues of supply, service and training put in the brazilian National Education Plan (Law No. 10.172/2001), whose term expired in January 2011. Since a new project of the National Education Plan for the next decade, is currently under discussion in Congress, believe to be of paramount importance to examine which goals that have been achieved, which were partially achieved and what have not yet been achieved, always aiming to better development of professional education in Brazil, we consider mode of teaching still undervalued in the context of public education policies in Brazil.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-08-21T17:53:25Z
2015-08-21T17:53:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/317
Camine: Caminhos da Educação, v. 3, n. 1, p. 1-13, 2011.
2175-4217
http://hdl.handle.net/11449/126892
ISSN2175-4217-2011-03-01-01-13.pdf
1796435646239496
url http://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/317
http://hdl.handle.net/11449/126892
identifier_str_mv Camine: Caminhos da Educação, v. 3, n. 1, p. 1-13, 2011.
2175-4217
ISSN2175-4217-2011-03-01-01-13.pdf
1796435646239496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Camine: Caminhos da Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-13
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964435397214208