O ensino médio no contexto do Plano Nacional de Educação: o que ainda precisa ser feito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão,Carlos da Fonseca
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622011000200003
Resumo: A intenção desse artigo é analisar alguns objetivos e metas propostos para o ensino médio, pelo "antigo" Plano Nacional de Educação (pne Lei n. 10.172/01), no sentido de avaliar quais deles foram totalmente alcançados, quais foram parcialmente alcançados e quais não foram atingidos, visto que um novo pne está sendo proposto. Por outro lado, nosso objetivo também é avaliar em que medida o alcance ou não das metas propostas no início da década passada influencia na percepção e nas expectativas dos alunos do ensino médio em relação ao seu ingresso, num futuro próximo, no ensino superior. Serão abordadas questões referentes ao atendimento e à oferta de ensino médio e suas questões pedagógicas específicas.
id CEDES-2_4240deabec3f7ed6354c86b27a240813
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622011000200003
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling O ensino médio no contexto do Plano Nacional de Educação: o que ainda precisa ser feitoEnsino médioPlano Nacional de EducaçãoEnsino profissionalA intenção desse artigo é analisar alguns objetivos e metas propostos para o ensino médio, pelo "antigo" Plano Nacional de Educação (pne Lei n. 10.172/01), no sentido de avaliar quais deles foram totalmente alcançados, quais foram parcialmente alcançados e quais não foram atingidos, visto que um novo pne está sendo proposto. Por outro lado, nosso objetivo também é avaliar em que medida o alcance ou não das metas propostas no início da década passada influencia na percepção e nas expectativas dos alunos do ensino médio em relação ao seu ingresso, num futuro próximo, no ensino superior. Serão abordadas questões referentes ao atendimento e à oferta de ensino médio e suas questões pedagógicas específicas.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2011-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622011000200003Cadernos CEDES v.31 n.84 2011reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622011000200003info:eu-repo/semantics/openAccessBrandão,Carlos da Fonsecapor2011-10-18T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622011000200003Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2011-10-18T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino médio no contexto do Plano Nacional de Educação: o que ainda precisa ser feito
title O ensino médio no contexto do Plano Nacional de Educação: o que ainda precisa ser feito
spellingShingle O ensino médio no contexto do Plano Nacional de Educação: o que ainda precisa ser feito
Brandão,Carlos da Fonseca
Ensino médio
Plano Nacional de Educação
Ensino profissional
title_short O ensino médio no contexto do Plano Nacional de Educação: o que ainda precisa ser feito
title_full O ensino médio no contexto do Plano Nacional de Educação: o que ainda precisa ser feito
title_fullStr O ensino médio no contexto do Plano Nacional de Educação: o que ainda precisa ser feito
title_full_unstemmed O ensino médio no contexto do Plano Nacional de Educação: o que ainda precisa ser feito
title_sort O ensino médio no contexto do Plano Nacional de Educação: o que ainda precisa ser feito
author Brandão,Carlos da Fonseca
author_facet Brandão,Carlos da Fonseca
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão,Carlos da Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Plano Nacional de Educação
Ensino profissional
topic Ensino médio
Plano Nacional de Educação
Ensino profissional
description A intenção desse artigo é analisar alguns objetivos e metas propostos para o ensino médio, pelo "antigo" Plano Nacional de Educação (pne Lei n. 10.172/01), no sentido de avaliar quais deles foram totalmente alcançados, quais foram parcialmente alcançados e quais não foram atingidos, visto que um novo pne está sendo proposto. Por outro lado, nosso objetivo também é avaliar em que medida o alcance ou não das metas propostas no início da década passada influencia na percepção e nas expectativas dos alunos do ensino médio em relação ao seu ingresso, num futuro próximo, no ensino superior. Serão abordadas questões referentes ao atendimento e à oferta de ensino médio e suas questões pedagógicas específicas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622011000200003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622011000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622011000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.31 n.84 2011
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605541982208