Avaliação do ensino e aprendizagem em arte: o lugar do aluno como sujeito da avaliação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/86960 |
Resumo: | O presente estudo teve com objeto a avaliação no processo de ensino e aprendizagem de Arte no ensino fundamental. Buscou-se colocar em discussão algumas representações de professores de Arte da rede escolar SESI-SP sobre a avaliação nesse campo de conhecimento. A intenção foi dar visibilidade ao lugar ocupado pelo aluno nas avaliações escolares, ao seu “trabalho” no processo de aprendizagem de Arte e, portanto, discutir relações de poder presentes no ato avaliativo e as possíveis formas de superá-las. O ensino de Arte é considerado nesta pesquisa como terreno fértil para o desenvolvimento de uma avaliação formativa. Foram abordadas concepções de avaliação presentes na prática educativa, explicitando suas origens no contexto histórico, com maior ênfase para a avaliação formativa, compreendendo-a como não como mero instrumento, mas como um dos objetivos do processo de ensino e aprendizagem. Fatores históricos tanto do campo da educação como do ensino de Arte e da avaliação foram colocados em discussão, evidenciando-se o lugar social ocupado pela maioria dos jovens no processo educacional, em virtude do modelo social adotado e do embate entre distintos projetos políticos para a sociedade brasileira. O caminho metodológico adotado neste estudo é o da pesquisa qualitativa, tendo em vista a complexidade do campo da avaliação. |
id |
UNSP_ef73ca2009502f46fd0edf316254da07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/86960 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Avaliação do ensino e aprendizagem em arte: o lugar do aluno como sujeito da avaliaçãoArte - EducaçãoAvaliação educacionalAvaliação formativaEnsino de arteAvaliação da aprendizagem em arteUpbring assessmentEducational evaluationArt teaching and at the assessmentO presente estudo teve com objeto a avaliação no processo de ensino e aprendizagem de Arte no ensino fundamental. Buscou-se colocar em discussão algumas representações de professores de Arte da rede escolar SESI-SP sobre a avaliação nesse campo de conhecimento. A intenção foi dar visibilidade ao lugar ocupado pelo aluno nas avaliações escolares, ao seu “trabalho” no processo de aprendizagem de Arte e, portanto, discutir relações de poder presentes no ato avaliativo e as possíveis formas de superá-las. O ensino de Arte é considerado nesta pesquisa como terreno fértil para o desenvolvimento de uma avaliação formativa. Foram abordadas concepções de avaliação presentes na prática educativa, explicitando suas origens no contexto histórico, com maior ênfase para a avaliação formativa, compreendendo-a como não como mero instrumento, mas como um dos objetivos do processo de ensino e aprendizagem. Fatores históricos tanto do campo da educação como do ensino de Arte e da avaliação foram colocados em discussão, evidenciando-se o lugar social ocupado pela maioria dos jovens no processo educacional, em virtude do modelo social adotado e do embate entre distintos projetos políticos para a sociedade brasileira. O caminho metodológico adotado neste estudo é o da pesquisa qualitativa, tendo em vista a complexidade do campo da avaliação.This study had as subject the assessment in Art teaching and learning process at basic teaching. Some Art teachers’ representations at SESI-SP School about assessment were discussed at this knowledge subject. The objective was to get vision to the place occupied by students at the scholar tests, to their work in the Art teaching and so discussing power relationships presenting at the assessment action and the possible forms to exceed them. Art teaching is considered in this research like a fertile field to develop an upbringing assessment. Presenting assessment conceptions were discussed at the educative practice, explaining their origins at the historical context, giving emphasis to upbringing assessment, trying to understand it not only like an instrument but also like one of the objectives of the teaching and learning process. Historical factors in education, at Art teaching and at the assessment were discussed, taking place to the major of the guys at the educational process, due to the social model adopted and the distinctive political projects to Brazilian society. The methodologycal way adopted at this study is the qualitative research because of the complexity of the assessment subject.Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Filho, João Cardoso Palma [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lara, Rosangela de Souza Bittencourt [UNESP]2014-06-11T19:22:29Z2014-06-11T19:22:29Z2009-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis130 f.: il.application/pdfLARA, Rosangela de Souza Bittencourt. Avaliação do ensino e aprendizagem em arte: o lugar do aluno como sujeito da avaliação. 2009. 130 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes de São Paulo, 2009.http://hdl.handle.net/11449/86960000595551lara_rsb_me_ia.pdf33004013063P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-20T06:08:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86960Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:28:27.087457Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do ensino e aprendizagem em arte: o lugar do aluno como sujeito da avaliação |
title |
Avaliação do ensino e aprendizagem em arte: o lugar do aluno como sujeito da avaliação |
spellingShingle |
Avaliação do ensino e aprendizagem em arte: o lugar do aluno como sujeito da avaliação Lara, Rosangela de Souza Bittencourt [UNESP] Arte - Educação Avaliação educacional Avaliação formativa Ensino de arte Avaliação da aprendizagem em arte Upbring assessment Educational evaluation Art teaching and at the assessment |
title_short |
Avaliação do ensino e aprendizagem em arte: o lugar do aluno como sujeito da avaliação |
title_full |
Avaliação do ensino e aprendizagem em arte: o lugar do aluno como sujeito da avaliação |
title_fullStr |
Avaliação do ensino e aprendizagem em arte: o lugar do aluno como sujeito da avaliação |
title_full_unstemmed |
Avaliação do ensino e aprendizagem em arte: o lugar do aluno como sujeito da avaliação |
title_sort |
Avaliação do ensino e aprendizagem em arte: o lugar do aluno como sujeito da avaliação |
author |
Lara, Rosangela de Souza Bittencourt [UNESP] |
author_facet |
Lara, Rosangela de Souza Bittencourt [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Filho, João Cardoso Palma [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lara, Rosangela de Souza Bittencourt [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte - Educação Avaliação educacional Avaliação formativa Ensino de arte Avaliação da aprendizagem em arte Upbring assessment Educational evaluation Art teaching and at the assessment |
topic |
Arte - Educação Avaliação educacional Avaliação formativa Ensino de arte Avaliação da aprendizagem em arte Upbring assessment Educational evaluation Art teaching and at the assessment |
description |
O presente estudo teve com objeto a avaliação no processo de ensino e aprendizagem de Arte no ensino fundamental. Buscou-se colocar em discussão algumas representações de professores de Arte da rede escolar SESI-SP sobre a avaliação nesse campo de conhecimento. A intenção foi dar visibilidade ao lugar ocupado pelo aluno nas avaliações escolares, ao seu “trabalho” no processo de aprendizagem de Arte e, portanto, discutir relações de poder presentes no ato avaliativo e as possíveis formas de superá-las. O ensino de Arte é considerado nesta pesquisa como terreno fértil para o desenvolvimento de uma avaliação formativa. Foram abordadas concepções de avaliação presentes na prática educativa, explicitando suas origens no contexto histórico, com maior ênfase para a avaliação formativa, compreendendo-a como não como mero instrumento, mas como um dos objetivos do processo de ensino e aprendizagem. Fatores históricos tanto do campo da educação como do ensino de Arte e da avaliação foram colocados em discussão, evidenciando-se o lugar social ocupado pela maioria dos jovens no processo educacional, em virtude do modelo social adotado e do embate entre distintos projetos políticos para a sociedade brasileira. O caminho metodológico adotado neste estudo é o da pesquisa qualitativa, tendo em vista a complexidade do campo da avaliação. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-19 2014-06-11T19:22:29Z 2014-06-11T19:22:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LARA, Rosangela de Souza Bittencourt. Avaliação do ensino e aprendizagem em arte: o lugar do aluno como sujeito da avaliação. 2009. 130 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes de São Paulo, 2009. http://hdl.handle.net/11449/86960 000595551 lara_rsb_me_ia.pdf 33004013063P4 |
identifier_str_mv |
LARA, Rosangela de Souza Bittencourt. Avaliação do ensino e aprendizagem em arte: o lugar do aluno como sujeito da avaliação. 2009. 130 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes de São Paulo, 2009. 000595551 lara_rsb_me_ia.pdf 33004013063P4 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/86960 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
130 f.: il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128516019978240 |