Avaliação do ensino e aprendizagem em arte: o lugar do aluno como sujeito da avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lara, Rosangela de Souza Bittencourt [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/86960
Resumo: O presente estudo teve com objeto a avaliação no processo de ensino e aprendizagem de Arte no ensino fundamental. Buscou-se colocar em discussão algumas representações de professores de Arte da rede escolar SESI-SP sobre a avaliação nesse campo de conhecimento. A intenção foi dar visibilidade ao lugar ocupado pelo aluno nas avaliações escolares, ao seu “trabalho” no processo de aprendizagem de Arte e, portanto, discutir relações de poder presentes no ato avaliativo e as possíveis formas de superá-las. O ensino de Arte é considerado nesta pesquisa como terreno fértil para o desenvolvimento de uma avaliação formativa. Foram abordadas concepções de avaliação presentes na prática educativa, explicitando suas origens no contexto histórico, com maior ênfase para a avaliação formativa, compreendendo-a como não como mero instrumento, mas como um dos objetivos do processo de ensino e aprendizagem. Fatores históricos tanto do campo da educação como do ensino de Arte e da avaliação foram colocados em discussão, evidenciando-se o lugar social ocupado pela maioria dos jovens no processo educacional, em virtude do modelo social adotado e do embate entre distintos projetos políticos para a sociedade brasileira. O caminho metodológico adotado neste estudo é o da pesquisa qualitativa, tendo em vista a complexidade do campo da avaliação.
id UNSP_ef73ca2009502f46fd0edf316254da07
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/86960
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Avaliação do ensino e aprendizagem em arte: o lugar do aluno como sujeito da avaliaçãoArte - EducaçãoAvaliação educacionalAvaliação formativaEnsino de arteAvaliação da aprendizagem em arteUpbring assessmentEducational evaluationArt teaching and at the assessmentO presente estudo teve com objeto a avaliação no processo de ensino e aprendizagem de Arte no ensino fundamental. Buscou-se colocar em discussão algumas representações de professores de Arte da rede escolar SESI-SP sobre a avaliação nesse campo de conhecimento. A intenção foi dar visibilidade ao lugar ocupado pelo aluno nas avaliações escolares, ao seu “trabalho” no processo de aprendizagem de Arte e, portanto, discutir relações de poder presentes no ato avaliativo e as possíveis formas de superá-las. O ensino de Arte é considerado nesta pesquisa como terreno fértil para o desenvolvimento de uma avaliação formativa. Foram abordadas concepções de avaliação presentes na prática educativa, explicitando suas origens no contexto histórico, com maior ênfase para a avaliação formativa, compreendendo-a como não como mero instrumento, mas como um dos objetivos do processo de ensino e aprendizagem. Fatores históricos tanto do campo da educação como do ensino de Arte e da avaliação foram colocados em discussão, evidenciando-se o lugar social ocupado pela maioria dos jovens no processo educacional, em virtude do modelo social adotado e do embate entre distintos projetos políticos para a sociedade brasileira. O caminho metodológico adotado neste estudo é o da pesquisa qualitativa, tendo em vista a complexidade do campo da avaliação.This study had as subject the assessment in Art teaching and learning process at basic teaching. Some Art teachers’ representations at SESI-SP School about assessment were discussed at this knowledge subject. The objective was to get vision to the place occupied by students at the scholar tests, to their work in the Art teaching and so discussing power relationships presenting at the assessment action and the possible forms to exceed them. Art teaching is considered in this research like a fertile field to develop an upbringing assessment. Presenting assessment conceptions were discussed at the educative practice, explaining their origins at the historical context, giving emphasis to upbringing assessment, trying to understand it not only like an instrument but also like one of the objectives of the teaching and learning process. Historical factors in education, at Art teaching and at the assessment were discussed, taking place to the major of the guys at the educational process, due to the social model adopted and the distinctive political projects to Brazilian society. The methodologycal way adopted at this study is the qualitative research because of the complexity of the assessment subject.Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Filho, João Cardoso Palma [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lara, Rosangela de Souza Bittencourt [UNESP]2014-06-11T19:22:29Z2014-06-11T19:22:29Z2009-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis130 f.: il.application/pdfLARA, Rosangela de Souza Bittencourt. Avaliação do ensino e aprendizagem em arte: o lugar do aluno como sujeito da avaliação. 2009. 130 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes de São Paulo, 2009.http://hdl.handle.net/11449/86960000595551lara_rsb_me_ia.pdf33004013063P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-20T06:08:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86960Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:28:27.087457Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do ensino e aprendizagem em arte: o lugar do aluno como sujeito da avaliação
title Avaliação do ensino e aprendizagem em arte: o lugar do aluno como sujeito da avaliação
spellingShingle Avaliação do ensino e aprendizagem em arte: o lugar do aluno como sujeito da avaliação
Lara, Rosangela de Souza Bittencourt [UNESP]
Arte - Educação
Avaliação educacional
Avaliação formativa
Ensino de arte
Avaliação da aprendizagem em arte
Upbring assessment
Educational evaluation
Art teaching and at the assessment
title_short Avaliação do ensino e aprendizagem em arte: o lugar do aluno como sujeito da avaliação
title_full Avaliação do ensino e aprendizagem em arte: o lugar do aluno como sujeito da avaliação
title_fullStr Avaliação do ensino e aprendizagem em arte: o lugar do aluno como sujeito da avaliação
title_full_unstemmed Avaliação do ensino e aprendizagem em arte: o lugar do aluno como sujeito da avaliação
title_sort Avaliação do ensino e aprendizagem em arte: o lugar do aluno como sujeito da avaliação
author Lara, Rosangela de Souza Bittencourt [UNESP]
author_facet Lara, Rosangela de Souza Bittencourt [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Filho, João Cardoso Palma [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lara, Rosangela de Souza Bittencourt [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte - Educação
Avaliação educacional
Avaliação formativa
Ensino de arte
Avaliação da aprendizagem em arte
Upbring assessment
Educational evaluation
Art teaching and at the assessment
topic Arte - Educação
Avaliação educacional
Avaliação formativa
Ensino de arte
Avaliação da aprendizagem em arte
Upbring assessment
Educational evaluation
Art teaching and at the assessment
description O presente estudo teve com objeto a avaliação no processo de ensino e aprendizagem de Arte no ensino fundamental. Buscou-se colocar em discussão algumas representações de professores de Arte da rede escolar SESI-SP sobre a avaliação nesse campo de conhecimento. A intenção foi dar visibilidade ao lugar ocupado pelo aluno nas avaliações escolares, ao seu “trabalho” no processo de aprendizagem de Arte e, portanto, discutir relações de poder presentes no ato avaliativo e as possíveis formas de superá-las. O ensino de Arte é considerado nesta pesquisa como terreno fértil para o desenvolvimento de uma avaliação formativa. Foram abordadas concepções de avaliação presentes na prática educativa, explicitando suas origens no contexto histórico, com maior ênfase para a avaliação formativa, compreendendo-a como não como mero instrumento, mas como um dos objetivos do processo de ensino e aprendizagem. Fatores históricos tanto do campo da educação como do ensino de Arte e da avaliação foram colocados em discussão, evidenciando-se o lugar social ocupado pela maioria dos jovens no processo educacional, em virtude do modelo social adotado e do embate entre distintos projetos políticos para a sociedade brasileira. O caminho metodológico adotado neste estudo é o da pesquisa qualitativa, tendo em vista a complexidade do campo da avaliação.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-19
2014-06-11T19:22:29Z
2014-06-11T19:22:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LARA, Rosangela de Souza Bittencourt. Avaliação do ensino e aprendizagem em arte: o lugar do aluno como sujeito da avaliação. 2009. 130 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes de São Paulo, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/86960
000595551
lara_rsb_me_ia.pdf
33004013063P4
identifier_str_mv LARA, Rosangela de Souza Bittencourt. Avaliação do ensino e aprendizagem em arte: o lugar do aluno como sujeito da avaliação. 2009. 130 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes de São Paulo, 2009.
000595551
lara_rsb_me_ia.pdf
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/86960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 130 f.: il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128516019978240