Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000100022 http://hdl.handle.net/11449/11988 |
Resumo: | A trajetória profissional dos egressos permite analisar, compreender e refletir sobre o ensino superior e as características inerentes ao mercado de trabalho. Os objetivos deste estudo foram: apreender e analisar percepções de egressos de curso de graduação em Enfermagem de instituição privada em relação ao processo de formação, frente às condições de inserção no mercado de trabalho e às demandas vivenciadas no cotidiano profissional. O método utilizado foi o Discurso do Sujeito Coletivo. Os 104 egressos foram divididos em três grupos de acordo com a atuação após a graduação. A análise dos discursos possibilitou uma reflexão aprofundada dessa formação, indicando a necessidade de revisão do projeto pedagógico, destacando o ensino voltado para o desenvolvimento de competências nas quatro dimensões do processo de cuidar: gerência, assistência, educação e pesquisa. |
id |
UNSP_ef889b4f8b63f80e2ce614a58db38519 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/11988 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagemFormación profesional e inserción en el mercado de trabajo: percepciones de egresados de graduación en enfermeríaProfessional development and entering the labor market: the perceptions of nursing graduatesEnfermagemMercado de trabalhoEducação em enfermagemPrática profissionalEnfermeríaMercado de trabajoEducación en enfermeríaPráctica profesionalNursingJob marketEducation, nursingProfessional practiceA trajetória profissional dos egressos permite analisar, compreender e refletir sobre o ensino superior e as características inerentes ao mercado de trabalho. Os objetivos deste estudo foram: apreender e analisar percepções de egressos de curso de graduação em Enfermagem de instituição privada em relação ao processo de formação, frente às condições de inserção no mercado de trabalho e às demandas vivenciadas no cotidiano profissional. O método utilizado foi o Discurso do Sujeito Coletivo. Os 104 egressos foram divididos em três grupos de acordo com a atuação após a graduação. A análise dos discursos possibilitou uma reflexão aprofundada dessa formação, indicando a necessidade de revisão do projeto pedagógico, destacando o ensino voltado para o desenvolvimento de competências nas quatro dimensões do processo de cuidar: gerência, assistência, educação e pesquisa.La trayectoria profesional de los egresados permite analizar, comprender y reflexionar sobre la enseñanza superior y características inherentes al mercado de trabajo. Los objetivos de este estudio fueron: aprender y analizar percepciones de egresados de curso de graduación en Enfermería de institución privada en relación al proceso de formación, frente a las condiciones de inserción en el mercado de trabajo y las demandas experimentadas en el quehacer cotidiano profesional. Se utilizó el método de Discurso del Sujeto Colectivo. Los 104 egresados se dividieron en tres grupos de acuerdo con su actuación posterior a la graduación. El análisis de los discursos posibilitó reflexión profundizada de dicha formación, indicando necesidad de revisión del proyecto pedagógico, destacando la enseñanza enfocada al desarrollo de competencias en las cuatro dimensiones del proceso de cuidar: gerenciamiento, atención, educación e investigación.The professional history of nursing graduates allows for understanding and reflecting on higher education and the characteristics inherent in the job market. The objectives of the present study were to analyze the perceptions that nursing graduates of a private university have regarding their development process, focusing on the conditions of entering the job market and the demands they deal with in their professional life. The Collective Subject Discourse was the method of choice used in this study. Participants included 104 graduates who were divided into three groups according to their position after graduation. Discourse analysis allowed for deep reflection regarding their preparation, indicating the need to review the pedagogical project, particularly in terms of developing competencies in the four dimensions of care: management, healthcare, education, and research.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de EnfermagemUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de EnfermagemUniversidade de São Paulo (USP), Escola de EnfermagemUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Colenci, Raquel [UNESP]Berti, Heloísa Wey [UNESP]2014-05-20T13:34:56Z2014-05-20T13:34:56Z2012-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article158-166application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000100022Revista da Escola de Enfermagem da USP. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, v. 46, n. 1, p. 158-166, 2012.0080-6234http://hdl.handle.net/11449/1198810.1590/S0080-62342012000100022S0080-62342012000100022WOS:000302013600021S0080-62342012000100022.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista da Escola de Enfermagem da USP0.7430,279info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-15T18:47:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/11988Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-15T18:47:45Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem Formación profesional e inserción en el mercado de trabajo: percepciones de egresados de graduación en enfermería Professional development and entering the labor market: the perceptions of nursing graduates |
title |
Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem |
spellingShingle |
Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem Colenci, Raquel [UNESP] Enfermagem Mercado de trabalho Educação em enfermagem Prática profissional Enfermería Mercado de trabajo Educación en enfermería Práctica profesional Nursing Job market Education, nursing Professional practice |
title_short |
Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem |
title_full |
Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem |
title_fullStr |
Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem |
title_full_unstemmed |
Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem |
title_sort |
Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem |
author |
Colenci, Raquel [UNESP] |
author_facet |
Colenci, Raquel [UNESP] Berti, Heloísa Wey [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Berti, Heloísa Wey [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Colenci, Raquel [UNESP] Berti, Heloísa Wey [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Mercado de trabalho Educação em enfermagem Prática profissional Enfermería Mercado de trabajo Educación en enfermería Práctica profesional Nursing Job market Education, nursing Professional practice |
topic |
Enfermagem Mercado de trabalho Educação em enfermagem Prática profissional Enfermería Mercado de trabajo Educación en enfermería Práctica profesional Nursing Job market Education, nursing Professional practice |
description |
A trajetória profissional dos egressos permite analisar, compreender e refletir sobre o ensino superior e as características inerentes ao mercado de trabalho. Os objetivos deste estudo foram: apreender e analisar percepções de egressos de curso de graduação em Enfermagem de instituição privada em relação ao processo de formação, frente às condições de inserção no mercado de trabalho e às demandas vivenciadas no cotidiano profissional. O método utilizado foi o Discurso do Sujeito Coletivo. Os 104 egressos foram divididos em três grupos de acordo com a atuação após a graduação. A análise dos discursos possibilitou uma reflexão aprofundada dessa formação, indicando a necessidade de revisão do projeto pedagógico, destacando o ensino voltado para o desenvolvimento de competências nas quatro dimensões do processo de cuidar: gerência, assistência, educação e pesquisa. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-01 2014-05-20T13:34:56Z 2014-05-20T13:34:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000100022 Revista da Escola de Enfermagem da USP. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, v. 46, n. 1, p. 158-166, 2012. 0080-6234 http://hdl.handle.net/11449/11988 10.1590/S0080-62342012000100022 S0080-62342012000100022 WOS:000302013600021 S0080-62342012000100022.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000100022 http://hdl.handle.net/11449/11988 |
identifier_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, v. 46, n. 1, p. 158-166, 2012. 0080-6234 10.1590/S0080-62342012000100022 S0080-62342012000100022 WOS:000302013600021 S0080-62342012000100022.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP 0.743 0,279 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
158-166 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128207347515392 |