Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colenci, Raquel [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Berti, Heloísa Wey [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000100022
http://hdl.handle.net/11449/11988
Resumo: A trajetória profissional dos egressos permite analisar, compreender e refletir sobre o ensino superior e as características inerentes ao mercado de trabalho. Os objetivos deste estudo foram: apreender e analisar percepções de egressos de curso de graduação em Enfermagem de instituição privada em relação ao processo de formação, frente às condições de inserção no mercado de trabalho e às demandas vivenciadas no cotidiano profissional. O método utilizado foi o Discurso do Sujeito Coletivo. Os 104 egressos foram divididos em três grupos de acordo com a atuação após a graduação. A análise dos discursos possibilitou uma reflexão aprofundada dessa formação, indicando a necessidade de revisão do projeto pedagógico, destacando o ensino voltado para o desenvolvimento de competências nas quatro dimensões do processo de cuidar: gerência, assistência, educação e pesquisa.
id UNSP_ef889b4f8b63f80e2ce614a58db38519
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/11988
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagemFormación profesional e inserción en el mercado de trabajo: percepciones de egresados de graduación en enfermeríaProfessional development and entering the labor market: the perceptions of nursing graduatesEnfermagemMercado de trabalhoEducação em enfermagemPrática profissionalEnfermeríaMercado de trabajoEducación en enfermeríaPráctica profesionalNursingJob marketEducation, nursingProfessional practiceA trajetória profissional dos egressos permite analisar, compreender e refletir sobre o ensino superior e as características inerentes ao mercado de trabalho. Os objetivos deste estudo foram: apreender e analisar percepções de egressos de curso de graduação em Enfermagem de instituição privada em relação ao processo de formação, frente às condições de inserção no mercado de trabalho e às demandas vivenciadas no cotidiano profissional. O método utilizado foi o Discurso do Sujeito Coletivo. Os 104 egressos foram divididos em três grupos de acordo com a atuação após a graduação. A análise dos discursos possibilitou uma reflexão aprofundada dessa formação, indicando a necessidade de revisão do projeto pedagógico, destacando o ensino voltado para o desenvolvimento de competências nas quatro dimensões do processo de cuidar: gerência, assistência, educação e pesquisa.La trayectoria profesional de los egresados permite analizar, comprender y reflexionar sobre la enseñanza superior y características inherentes al mercado de trabajo. Los objetivos de este estudio fueron: aprender y analizar percepciones de egresados de curso de graduación en Enfermería de institución privada en relación al proceso de formación, frente a las condiciones de inserción en el mercado de trabajo y las demandas experimentadas en el quehacer cotidiano profesional. Se utilizó el método de Discurso del Sujeto Colectivo. Los 104 egresados se dividieron en tres grupos de acuerdo con su actuación posterior a la graduación. El análisis de los discursos posibilitó reflexión profundizada de dicha formación, indicando necesidad de revisión del proyecto pedagógico, destacando la enseñanza enfocada al desarrollo de competencias en las cuatro dimensiones del proceso de cuidar: gerenciamiento, atención, educación e investigación.The professional history of nursing graduates allows for understanding and reflecting on higher education and the characteristics inherent in the job market. The objectives of the present study were to analyze the perceptions that nursing graduates of a private university have regarding their development process, focusing on the conditions of entering the job market and the demands they deal with in their professional life. The Collective Subject Discourse was the method of choice used in this study. Participants included 104 graduates who were divided into three groups according to their position after graduation. Discourse analysis allowed for deep reflection regarding their preparation, indicating the need to review the pedagogical project, particularly in terms of developing competencies in the four dimensions of care: management, healthcare, education, and research.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de EnfermagemUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de EnfermagemUniversidade de São Paulo (USP), Escola de EnfermagemUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Colenci, Raquel [UNESP]Berti, Heloísa Wey [UNESP]2014-05-20T13:34:56Z2014-05-20T13:34:56Z2012-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article158-166application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000100022Revista da Escola de Enfermagem da USP. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, v. 46, n. 1, p. 158-166, 2012.0080-6234http://hdl.handle.net/11449/1198810.1590/S0080-62342012000100022S0080-62342012000100022WOS:000302013600021S0080-62342012000100022.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista da Escola de Enfermagem da USP0.7430,279info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-15T18:47:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/11988Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-15T18:47:45Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem
Formación profesional e inserción en el mercado de trabajo: percepciones de egresados de graduación en enfermería
Professional development and entering the labor market: the perceptions of nursing graduates
title Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem
spellingShingle Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem
Colenci, Raquel [UNESP]
Enfermagem
Mercado de trabalho
Educação em enfermagem
Prática profissional
Enfermería
Mercado de trabajo
Educación en enfermería
Práctica profesional
Nursing
Job market
Education, nursing
Professional practice
title_short Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem
title_full Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem
title_fullStr Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem
title_full_unstemmed Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem
title_sort Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem
author Colenci, Raquel [UNESP]
author_facet Colenci, Raquel [UNESP]
Berti, Heloísa Wey [UNESP]
author_role author
author2 Berti, Heloísa Wey [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Colenci, Raquel [UNESP]
Berti, Heloísa Wey [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Mercado de trabalho
Educação em enfermagem
Prática profissional
Enfermería
Mercado de trabajo
Educación en enfermería
Práctica profesional
Nursing
Job market
Education, nursing
Professional practice
topic Enfermagem
Mercado de trabalho
Educação em enfermagem
Prática profissional
Enfermería
Mercado de trabajo
Educación en enfermería
Práctica profesional
Nursing
Job market
Education, nursing
Professional practice
description A trajetória profissional dos egressos permite analisar, compreender e refletir sobre o ensino superior e as características inerentes ao mercado de trabalho. Os objetivos deste estudo foram: apreender e analisar percepções de egressos de curso de graduação em Enfermagem de instituição privada em relação ao processo de formação, frente às condições de inserção no mercado de trabalho e às demandas vivenciadas no cotidiano profissional. O método utilizado foi o Discurso do Sujeito Coletivo. Os 104 egressos foram divididos em três grupos de acordo com a atuação após a graduação. A análise dos discursos possibilitou uma reflexão aprofundada dessa formação, indicando a necessidade de revisão do projeto pedagógico, destacando o ensino voltado para o desenvolvimento de competências nas quatro dimensões do processo de cuidar: gerência, assistência, educação e pesquisa.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-01
2014-05-20T13:34:56Z
2014-05-20T13:34:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000100022
Revista da Escola de Enfermagem da USP. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, v. 46, n. 1, p. 158-166, 2012.
0080-6234
http://hdl.handle.net/11449/11988
10.1590/S0080-62342012000100022
S0080-62342012000100022
WOS:000302013600021
S0080-62342012000100022.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000100022
http://hdl.handle.net/11449/11988
identifier_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, v. 46, n. 1, p. 158-166, 2012.
0080-6234
10.1590/S0080-62342012000100022
S0080-62342012000100022
WOS:000302013600021
S0080-62342012000100022.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP
0.743
0,279
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 158-166
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128207347515392