Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colenci, Raquel
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Berti, Heloísa Wey
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40932
Resumo: The professional history of nursing graduates allows for understanding and reflecting on higher education and the characteristics inherent in the job market. The objectives of the present study were to analyze the perceptions that nursing graduates of a private university have regarding their development process, focusing on the conditions of entering the job market and the demands they deal with in their professional life. The Collective Subject Discourse was the method of choice used in this study. Participants included 104 graduates who were divided into three groups according to their position after graduation. Discourse analysis allowed for deep reflection regarding their preparation, indicating the need to review the pedagogical project, particularly in terms of developing competencies in the four dimensions of care: management, healthcare, education, and research.
id USP-24_8fc2455bf0f8174e1001c79366ad80be
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/40932
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagemFormación profesional e inserción en el mercado de trabajo: percepciones de egresados de graduación en enfermeríaProfessional development and entering the labor market: the perceptions of nursing graduatesNursingJob marketEducationnursingProfessional practiceEnfermeríaMercado de trabajoEducación en enfermeríaPráctica profesionalEnfermagemMercado de trabalhoEducação em enfermagemPrática profissionalThe professional history of nursing graduates allows for understanding and reflecting on higher education and the characteristics inherent in the job market. The objectives of the present study were to analyze the perceptions that nursing graduates of a private university have regarding their development process, focusing on the conditions of entering the job market and the demands they deal with in their professional life. The Collective Subject Discourse was the method of choice used in this study. Participants included 104 graduates who were divided into three groups according to their position after graduation. Discourse analysis allowed for deep reflection regarding their preparation, indicating the need to review the pedagogical project, particularly in terms of developing competencies in the four dimensions of care: management, healthcare, education, and research.La trayectoria profesional de los egresados permite analizar, comprender y reflexionar sobre la enseñanza superior y características inherentes al mercado de trabajo. Los objetivos de este estudio fueron: aprender y analizar percepciones de egresados de curso de graduación en Enfermería de institución privada en relación al proceso de formación, frente a las condiciones de inserción en el mercado de trabajo y las demandas experimentadas en el quehacer cotidiano profesional. Se utilizó el método de Discurso del Sujeto Colectivo. Los 104 egresados se dividieron en tres grupos de acuerdo con su actuación posterior a la graduación. El análisis de los discursos posibilitó reflexión profundizada de dicha formación, indicando necesidad de revisión del proyecto pedagógico, destacando la enseñanza enfocada al desarrollo de competencias en las cuatro dimensiones del proceso de cuidar: gerenciamiento, atención, educación e investigación.A trajetória profissional dos egressos permite analisar, compreender e refletir sobre o ensino superior e as características inerentes ao mercado de trabalho. Os objetivos deste estudo foram: apreender e analisar percepções de egressos de curso de graduação em Enfermagem de instituição privada em relação ao processo de formação, frente às condições de inserção no mercado de trabalho e às demandas vivenciadas no cotidiano profissional. O método utilizado foi o Discurso do Sujeito Coletivo. Os 104 egressos foram divididos em três grupos de acordo com a atuação após a graduação. A análise dos discursos possibilitou uma reflexão aprofundada dessa formação, indicando a necessidade de revisão do projeto pedagógico, destacando o ensino voltado para o desenvolvimento de competências nas quatro dimensões do processo de cuidar: gerência, assistência, educação e pesquisa.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2012-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4093210.1590/S0080-62342012000100022Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 46 n. 1 (2012); 158-166Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 No. 1 (2012); 158-166Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 Núm. 1 (2012); 158-1661980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40932/44431https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40932/44432http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessColenci, RaquelBerti, Heloísa Wey2012-08-30T16:26:39Zoai:revistas.usp.br:article/40932Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-30T16:26:39Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem
Formación profesional e inserción en el mercado de trabajo: percepciones de egresados de graduación en enfermería
Professional development and entering the labor market: the perceptions of nursing graduates
title Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem
spellingShingle Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem
Colenci, Raquel
Nursing
Job market
Education
nursing
Professional practice
Enfermería
Mercado de trabajo
Educación en enfermería
Práctica profesional
Enfermagem
Mercado de trabalho
Educação em enfermagem
Prática profissional
title_short Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem
title_full Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem
title_fullStr Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem
title_full_unstemmed Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem
title_sort Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem
author Colenci, Raquel
author_facet Colenci, Raquel
Berti, Heloísa Wey
author_role author
author2 Berti, Heloísa Wey
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colenci, Raquel
Berti, Heloísa Wey
dc.subject.por.fl_str_mv Nursing
Job market
Education
nursing
Professional practice
Enfermería
Mercado de trabajo
Educación en enfermería
Práctica profesional
Enfermagem
Mercado de trabalho
Educação em enfermagem
Prática profissional
topic Nursing
Job market
Education
nursing
Professional practice
Enfermería
Mercado de trabajo
Educación en enfermería
Práctica profesional
Enfermagem
Mercado de trabalho
Educação em enfermagem
Prática profissional
description The professional history of nursing graduates allows for understanding and reflecting on higher education and the characteristics inherent in the job market. The objectives of the present study were to analyze the perceptions that nursing graduates of a private university have regarding their development process, focusing on the conditions of entering the job market and the demands they deal with in their professional life. The Collective Subject Discourse was the method of choice used in this study. Participants included 104 graduates who were divided into three groups according to their position after graduation. Discourse analysis allowed for deep reflection regarding their preparation, indicating the need to review the pedagogical project, particularly in terms of developing competencies in the four dimensions of care: management, healthcare, education, and research.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40932
10.1590/S0080-62342012000100022
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40932
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342012000100022
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40932/44431
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40932/44432
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 46 n. 1 (2012); 158-166
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 No. 1 (2012); 158-166
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 Núm. 1 (2012); 158-166
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221729658765312