Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
DOI: | 10.1590/S0080-62342012000100022 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40932 |
Resumo: | The professional history of nursing graduates allows for understanding and reflecting on higher education and the characteristics inherent in the job market. The objectives of the present study were to analyze the perceptions that nursing graduates of a private university have regarding their development process, focusing on the conditions of entering the job market and the demands they deal with in their professional life. The Collective Subject Discourse was the method of choice used in this study. Participants included 104 graduates who were divided into three groups according to their position after graduation. Discourse analysis allowed for deep reflection regarding their preparation, indicating the need to review the pedagogical project, particularly in terms of developing competencies in the four dimensions of care: management, healthcare, education, and research. |
id |
USP-24_8fc2455bf0f8174e1001c79366ad80be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/40932 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
spelling |
Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagemFormación profesional e inserción en el mercado de trabajo: percepciones de egresados de graduación en enfermeríaProfessional development and entering the labor market: the perceptions of nursing graduatesNursingJob marketEducationnursingProfessional practiceEnfermeríaMercado de trabajoEducación en enfermeríaPráctica profesionalEnfermagemMercado de trabalhoEducação em enfermagemPrática profissionalThe professional history of nursing graduates allows for understanding and reflecting on higher education and the characteristics inherent in the job market. The objectives of the present study were to analyze the perceptions that nursing graduates of a private university have regarding their development process, focusing on the conditions of entering the job market and the demands they deal with in their professional life. The Collective Subject Discourse was the method of choice used in this study. Participants included 104 graduates who were divided into three groups according to their position after graduation. Discourse analysis allowed for deep reflection regarding their preparation, indicating the need to review the pedagogical project, particularly in terms of developing competencies in the four dimensions of care: management, healthcare, education, and research.La trayectoria profesional de los egresados permite analizar, comprender y reflexionar sobre la enseñanza superior y características inherentes al mercado de trabajo. Los objetivos de este estudio fueron: aprender y analizar percepciones de egresados de curso de graduación en Enfermería de institución privada en relación al proceso de formación, frente a las condiciones de inserción en el mercado de trabajo y las demandas experimentadas en el quehacer cotidiano profesional. Se utilizó el método de Discurso del Sujeto Colectivo. Los 104 egresados se dividieron en tres grupos de acuerdo con su actuación posterior a la graduación. El análisis de los discursos posibilitó reflexión profundizada de dicha formación, indicando necesidad de revisión del proyecto pedagógico, destacando la enseñanza enfocada al desarrollo de competencias en las cuatro dimensiones del proceso de cuidar: gerenciamiento, atención, educación e investigación.A trajetória profissional dos egressos permite analisar, compreender e refletir sobre o ensino superior e as características inerentes ao mercado de trabalho. Os objetivos deste estudo foram: apreender e analisar percepções de egressos de curso de graduação em Enfermagem de instituição privada em relação ao processo de formação, frente às condições de inserção no mercado de trabalho e às demandas vivenciadas no cotidiano profissional. O método utilizado foi o Discurso do Sujeito Coletivo. Os 104 egressos foram divididos em três grupos de acordo com a atuação após a graduação. A análise dos discursos possibilitou uma reflexão aprofundada dessa formação, indicando a necessidade de revisão do projeto pedagógico, destacando o ensino voltado para o desenvolvimento de competências nas quatro dimensões do processo de cuidar: gerência, assistência, educação e pesquisa.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2012-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4093210.1590/S0080-62342012000100022Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 46 n. 1 (2012); 158-166Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 No. 1 (2012); 158-166Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 Núm. 1 (2012); 158-1661980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40932/44431https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40932/44432http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessColenci, RaquelBerti, Heloísa Wey2012-08-30T16:26:39Zoai:revistas.usp.br:article/40932Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-30T16:26:39Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem Formación profesional e inserción en el mercado de trabajo: percepciones de egresados de graduación en enfermería Professional development and entering the labor market: the perceptions of nursing graduates |
title |
Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem |
spellingShingle |
Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem Colenci, Raquel Nursing Job market Education nursing Professional practice Enfermería Mercado de trabajo Educación en enfermería Práctica profesional Enfermagem Mercado de trabalho Educação em enfermagem Prática profissional Colenci, Raquel Nursing Job market Education nursing Professional practice Enfermería Mercado de trabajo Educación en enfermería Práctica profesional Enfermagem Mercado de trabalho Educação em enfermagem Prática profissional |
title_short |
Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem |
title_full |
Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem |
title_fullStr |
Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem |
title_full_unstemmed |
Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem |
title_sort |
Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem |
author |
Colenci, Raquel |
author_facet |
Colenci, Raquel Colenci, Raquel Berti, Heloísa Wey Berti, Heloísa Wey |
author_role |
author |
author2 |
Berti, Heloísa Wey |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Colenci, Raquel Berti, Heloísa Wey |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nursing Job market Education nursing Professional practice Enfermería Mercado de trabajo Educación en enfermería Práctica profesional Enfermagem Mercado de trabalho Educação em enfermagem Prática profissional |
topic |
Nursing Job market Education nursing Professional practice Enfermería Mercado de trabajo Educación en enfermería Práctica profesional Enfermagem Mercado de trabalho Educação em enfermagem Prática profissional |
description |
The professional history of nursing graduates allows for understanding and reflecting on higher education and the characteristics inherent in the job market. The objectives of the present study were to analyze the perceptions that nursing graduates of a private university have regarding their development process, focusing on the conditions of entering the job market and the demands they deal with in their professional life. The Collective Subject Discourse was the method of choice used in this study. Participants included 104 graduates who were divided into three groups according to their position after graduation. Discourse analysis allowed for deep reflection regarding their preparation, indicating the need to review the pedagogical project, particularly in terms of developing competencies in the four dimensions of care: management, healthcare, education, and research. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40932 10.1590/S0080-62342012000100022 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40932 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62342012000100022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40932/44431 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40932/44432 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 46 n. 1 (2012); 158-166 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 No. 1 (2012); 158-166 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 Núm. 1 (2012); 158-166 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1822179158302654464 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-62342012000100022 |