Reflexões sobre o trabalho do assistente social na assistência estudantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Anayara Raissa Pereira de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/154118
Resumo: Esta dissertação de mestrado, intitulada “Reflexões sobre o trabalho do Assistente Social na Assistência Estudantil”, teve como objetivo de estudo analisar o trabalho do Serviço Social na Assistência Estudantil no contexto das Pró-Reitorias de Assuntos Comunitários e Estudantis nas seguintes instituições: Universidade Federal de Alfenas, Universidade Federal do ABC e da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. A metodologia utilizada foi pautada na pesquisa bibliográfica, documental e de campo, sob referência do método materialista histórico dialético. Aborda brevemente o papel do Estado na dinâmica da luta de classes, faz aproximações à concepção de educação que orienta o trabalho do assistente social. Foi possível apreender as medidas da contrarreforma da educação e os rebatimentos na Assistência Estudantil, à qual tem se pautado na lógica programática e seletiva. Diante deste cenário complexo em que se inscreve a prática profissional do assistente social, refletimos sobre as condições concretas de realização do exercício profissional nas IFES, destacando ao longo desta investigação a dimensão educativa do trabalho como forma de enfrentamento dos desafios cotidianos e também como potencialidade para a construção de um exercício profissional orientado pelos princípios do Projeto Ético Político do Serviço Social.
id UNSP_f00d9e6122db451accde52f84bcf7776
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/154118
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Reflexões sobre o trabalho do assistente social na assistência estudantilReflections on the work of the social assistant in student assistanceAssistência estudantilServiço socialExercício profissionalSocial WorkStudent assistanceProfessional exerciseEsta dissertação de mestrado, intitulada “Reflexões sobre o trabalho do Assistente Social na Assistência Estudantil”, teve como objetivo de estudo analisar o trabalho do Serviço Social na Assistência Estudantil no contexto das Pró-Reitorias de Assuntos Comunitários e Estudantis nas seguintes instituições: Universidade Federal de Alfenas, Universidade Federal do ABC e da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. A metodologia utilizada foi pautada na pesquisa bibliográfica, documental e de campo, sob referência do método materialista histórico dialético. Aborda brevemente o papel do Estado na dinâmica da luta de classes, faz aproximações à concepção de educação que orienta o trabalho do assistente social. Foi possível apreender as medidas da contrarreforma da educação e os rebatimentos na Assistência Estudantil, à qual tem se pautado na lógica programática e seletiva. Diante deste cenário complexo em que se inscreve a prática profissional do assistente social, refletimos sobre as condições concretas de realização do exercício profissional nas IFES, destacando ao longo desta investigação a dimensão educativa do trabalho como forma de enfrentamento dos desafios cotidianos e também como potencialidade para a construção de um exercício profissional orientado pelos princípios do Projeto Ético Político do Serviço Social.This dissertation, entitled "Reflections on the Work of the Social Worker in Student Assistance", aimed to study the work of the Social Work in Student Assistance in the context of the Pro-Rectorates of Community and Student Affairs in the following institutions: Federal University of Alfenas, Federal University of ABC and the Federal University of Triângulo Mineiro. The methodology used was based on bibliographical, documentary and field research, with reference to the dialectical historical materialist method. It briefly addresses the role of the state in the dynamics of the class struggle, makes approximations to the conception of education that guides the work of the social worker. It was possible to grasp the measures of the counterreformation of education and the refutations in Student Assistance, which has been based on the programmatic and selective logic. Faced with this complex scenario in which the social worker's professional practice is inscribed, we reflect on the concrete conditions for the professional exercise in the IFES, highlighting throughout this research the educational dimension of work as a way of coping with everyday challenges and also as a potential for the construction of a professional exercise guided by the principles of the Social Service Political Ethics Project.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Jacinto, Adriana Giaqueto [Unesp]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Anayara Raissa Pereira de2018-05-29T13:51:19Z2018-05-29T13:51:19Z2017-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15411800090232733004072067P240411677732525570000-0003-0181-2839porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T19:24:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154118Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:36:18.730624Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre o trabalho do assistente social na assistência estudantil
Reflections on the work of the social assistant in student assistance
title Reflexões sobre o trabalho do assistente social na assistência estudantil
spellingShingle Reflexões sobre o trabalho do assistente social na assistência estudantil
Souza, Anayara Raissa Pereira de
Assistência estudantil
Serviço social
Exercício profissional
Social Work
Student assistance
Professional exercise
title_short Reflexões sobre o trabalho do assistente social na assistência estudantil
title_full Reflexões sobre o trabalho do assistente social na assistência estudantil
title_fullStr Reflexões sobre o trabalho do assistente social na assistência estudantil
title_full_unstemmed Reflexões sobre o trabalho do assistente social na assistência estudantil
title_sort Reflexões sobre o trabalho do assistente social na assistência estudantil
author Souza, Anayara Raissa Pereira de
author_facet Souza, Anayara Raissa Pereira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jacinto, Adriana Giaqueto [Unesp]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Anayara Raissa Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Assistência estudantil
Serviço social
Exercício profissional
Social Work
Student assistance
Professional exercise
topic Assistência estudantil
Serviço social
Exercício profissional
Social Work
Student assistance
Professional exercise
description Esta dissertação de mestrado, intitulada “Reflexões sobre o trabalho do Assistente Social na Assistência Estudantil”, teve como objetivo de estudo analisar o trabalho do Serviço Social na Assistência Estudantil no contexto das Pró-Reitorias de Assuntos Comunitários e Estudantis nas seguintes instituições: Universidade Federal de Alfenas, Universidade Federal do ABC e da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. A metodologia utilizada foi pautada na pesquisa bibliográfica, documental e de campo, sob referência do método materialista histórico dialético. Aborda brevemente o papel do Estado na dinâmica da luta de classes, faz aproximações à concepção de educação que orienta o trabalho do assistente social. Foi possível apreender as medidas da contrarreforma da educação e os rebatimentos na Assistência Estudantil, à qual tem se pautado na lógica programática e seletiva. Diante deste cenário complexo em que se inscreve a prática profissional do assistente social, refletimos sobre as condições concretas de realização do exercício profissional nas IFES, destacando ao longo desta investigação a dimensão educativa do trabalho como forma de enfrentamento dos desafios cotidianos e também como potencialidade para a construção de um exercício profissional orientado pelos princípios do Projeto Ético Político do Serviço Social.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-29
2018-05-29T13:51:19Z
2018-05-29T13:51:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/154118
000902327
33004072067P2
4041167773252557
0000-0003-0181-2839
url http://hdl.handle.net/11449/154118
identifier_str_mv 000902327
33004072067P2
4041167773252557
0000-0003-0181-2839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129340809936896