Uma aula como ocupação: da infância da arte à arte da infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Imbrizi, Nathália Pallos [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/194437
Resumo: A autora faz um mergulho por suas experiências como professora de arte vivenciadas com as comunidades das escolas que ocupa e ocupou. Relata duas ocupações de artistas contemporâneos na escola pública e, ao tentar se aproximar do que seria a sua própria ocupação, expõe "Uma Aula como Ocupação". Ao desconstruir as fronteiras entre arte e educação, enxerga de uma nova maneira a arte e a infância que encontra diante de si. Vai da infância da arte à arte da infância e vice-versa. Passa a valorizar mais a arte que está entre as relações que se estabelecem entre os corpos que ocupam a escola pública em busca de uma atitude de respeito para e com a infância.
id UNSP_b22bb83abe2ea5bc4944396a70333d5b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/194437
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uma aula como ocupação: da infância da arte à arte da infânciaA class as an occupation: from childhood to art to childhood artArteEscola públicaInfânciaOcupaçãoProfessoras de arte - Narrativas pessoaisArtistas como professoresArte - Estudo e ensinoInfância e juventudeArtChildhoodOccupationPublic schoolA autora faz um mergulho por suas experiências como professora de arte vivenciadas com as comunidades das escolas que ocupa e ocupou. Relata duas ocupações de artistas contemporâneos na escola pública e, ao tentar se aproximar do que seria a sua própria ocupação, expõe "Uma Aula como Ocupação". Ao desconstruir as fronteiras entre arte e educação, enxerga de uma nova maneira a arte e a infância que encontra diante de si. Vai da infância da arte à arte da infância e vice-versa. Passa a valorizar mais a arte que está entre as relações que se estabelecem entre os corpos que ocupam a escola pública em busca de uma atitude de respeito para e com a infância.The author dives into her experiences as an art teacher, encountered in the communities of schools she is a part of and was a part of. It reports two occupations of contemporary artists in the public-school system; In an attempt to comprehend their own occupation, they expose “A Class as An Occupation”. By deconstructing the boundaries between art and education, he sees the art and boyhood (childhood/infancy) that he finds before him afresh, in a new light. This encompasses the infancy of art as well as the art of infancy (childhood/boyhood). In this perspective, the art between relationships that is established between the bodies that occupy the public-school system is further valued in a search of respect towards, as well as about, infancy.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)André, Carminda Mendes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Imbrizi, Nathália Pallos [UNESP]2020-11-30T13:12:41Z2020-11-30T13:12:41Z2020-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19443741002016026P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-19T06:22:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/194437Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:45:39.672269Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma aula como ocupação: da infância da arte à arte da infância
A class as an occupation: from childhood to art to childhood art
title Uma aula como ocupação: da infância da arte à arte da infância
spellingShingle Uma aula como ocupação: da infância da arte à arte da infância
Imbrizi, Nathália Pallos [UNESP]
Arte
Escola pública
Infância
Ocupação
Professoras de arte - Narrativas pessoais
Artistas como professores
Arte - Estudo e ensino
Infância e juventude
Art
Childhood
Occupation
Public school
title_short Uma aula como ocupação: da infância da arte à arte da infância
title_full Uma aula como ocupação: da infância da arte à arte da infância
title_fullStr Uma aula como ocupação: da infância da arte à arte da infância
title_full_unstemmed Uma aula como ocupação: da infância da arte à arte da infância
title_sort Uma aula como ocupação: da infância da arte à arte da infância
author Imbrizi, Nathália Pallos [UNESP]
author_facet Imbrizi, Nathália Pallos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv André, Carminda Mendes [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Imbrizi, Nathália Pallos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Escola pública
Infância
Ocupação
Professoras de arte - Narrativas pessoais
Artistas como professores
Arte - Estudo e ensino
Infância e juventude
Art
Childhood
Occupation
Public school
topic Arte
Escola pública
Infância
Ocupação
Professoras de arte - Narrativas pessoais
Artistas como professores
Arte - Estudo e ensino
Infância e juventude
Art
Childhood
Occupation
Public school
description A autora faz um mergulho por suas experiências como professora de arte vivenciadas com as comunidades das escolas que ocupa e ocupou. Relata duas ocupações de artistas contemporâneos na escola pública e, ao tentar se aproximar do que seria a sua própria ocupação, expõe "Uma Aula como Ocupação". Ao desconstruir as fronteiras entre arte e educação, enxerga de uma nova maneira a arte e a infância que encontra diante de si. Vai da infância da arte à arte da infância e vice-versa. Passa a valorizar mais a arte que está entre as relações que se estabelecem entre os corpos que ocupam a escola pública em busca de uma atitude de respeito para e com a infância.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-30T13:12:41Z
2020-11-30T13:12:41Z
2020-09-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/194437
41002016026P1
url http://hdl.handle.net/11449/194437
identifier_str_mv 41002016026P1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129243414003712