A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742010000100012 http://hdl.handle.net/11449/27303 |
Resumo: | O trabalho focaliza a escola como lócus de formação. Analisa o contexto de uma escola de sucesso da rede municipal de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul, descrevendo-o em suas características. Entre estas, destaca a gestão e o clima escolar. Para tanto, entrevista professores e gestores sobre a organização da escola, o estilo de gestão, bem como sobre os seus efeitos no trabalho do professor e no desempenho dos alunos. O exame das entrevistas permitiu construir algumas categorias que definem o ethos da instituição: o porte pequeno, o trabalho em equipe, as relações democráticas e o compromisso com os alunos. A análise destaca o profissionalismo da gestão e da sua visão prospectiva sobre a tarefa educativa, estimulando os professores a enfrentarem os desafios e compartilhando com eles as formas de superar as dificuldades. O estudo aponta a importância da rede de relações que se estabelece no contexto da escola como forma de socialização da profissão, construção da identidade docente e espaço de formação de professores a partir da prática. |
id |
UNSP_f1a29bececb170eb2e06105f44e01284 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/27303 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedidaThe school as a place for teacher training: a successful management initiativeFORMAÇÃO CONTÍNUAGESTÃOADMINISTRAÇÃO ESCOLARFORMAÇÃO DE PROFESSORESRECURRENT EDUCATIONMANAGEMENTSCHOOL ADMINISTRATIONTEACHER EDUCATIONO trabalho focaliza a escola como lócus de formação. Analisa o contexto de uma escola de sucesso da rede municipal de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul, descrevendo-o em suas características. Entre estas, destaca a gestão e o clima escolar. Para tanto, entrevista professores e gestores sobre a organização da escola, o estilo de gestão, bem como sobre os seus efeitos no trabalho do professor e no desempenho dos alunos. O exame das entrevistas permitiu construir algumas categorias que definem o ethos da instituição: o porte pequeno, o trabalho em equipe, as relações democráticas e o compromisso com os alunos. A análise destaca o profissionalismo da gestão e da sua visão prospectiva sobre a tarefa educativa, estimulando os professores a enfrentarem os desafios e compartilhando com eles as formas de superar as dificuldades. O estudo aponta a importância da rede de relações que se estabelece no contexto da escola como forma de socialização da profissão, construção da identidade docente e espaço de formação de professores a partir da prática.This work focuses on the school as a place for teachers education. It analyses the context of a successful school in the Campo Grande municipal system, in the State of Mato Grosso do Sul. The article describes its characteristics, with emphasis on the school management and the school climate. Teachers and managers were interviewed about the school, its organization and management as well as about the way these dimensions affect their work and the studentsâ performance. By examining the interviews, it was possible to build up some of the categories that define the ethos of the school: the fact of it being small, team-work, democratic relationships and commitment to the students. The analysis highlights the professionalism of the management and its prospective vision of the educational task, which encourages the teachers to face up to the challenges and shares with them ways of overcoming the difficulties. It points out the importance of the network of relationships that are established within the context of the school as a way of socializing the profession, constructing a teaching identity and establishing a place were teachers can learn starting with teaching practice.Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) Programa de Pós-Graduação Mestrado em EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação Mestrado em EducaçãoUniversidade Federal de Mato Grosso do Sul Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação Mestrado em EducaçãoFundação Carlos ChagasUniversidade Católica Dom Bosco (UCDB) Programa de Pós-Graduação Mestrado em EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)Grigoli, Josefa A. G.Lima, Cláudia M. [UNESP]Teixeira, Leny R. M.Vasconcellos, Mônica2014-05-20T15:09:37Z2014-05-20T15:09:37Z2010-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article237-256application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742010000100012Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, v. 40, n. 139, p. 237-256, 2010.0100-1574http://hdl.handle.net/11449/2730310.1590/S0100-15742010000100012S0100-15742010000100012S0100-15742010000100012.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCadernos de Pesquisa0,183info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-19T06:07:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/27303Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:06:14.536757Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida The school as a place for teacher training: a successful management initiative |
title |
A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida |
spellingShingle |
A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida Grigoli, Josefa A. G. FORMAÇÃO CONTÍNUA GESTÃO ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR FORMAÇÃO DE PROFESSORES RECURRENT EDUCATION MANAGEMENT SCHOOL ADMINISTRATION TEACHER EDUCATION |
title_short |
A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida |
title_full |
A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida |
title_fullStr |
A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida |
title_full_unstemmed |
A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida |
title_sort |
A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida |
author |
Grigoli, Josefa A. G. |
author_facet |
Grigoli, Josefa A. G. Lima, Cláudia M. [UNESP] Teixeira, Leny R. M. Vasconcellos, Mônica |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Cláudia M. [UNESP] Teixeira, Leny R. M. Vasconcellos, Mônica |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grigoli, Josefa A. G. Lima, Cláudia M. [UNESP] Teixeira, Leny R. M. Vasconcellos, Mônica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
FORMAÇÃO CONTÍNUA GESTÃO ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR FORMAÇÃO DE PROFESSORES RECURRENT EDUCATION MANAGEMENT SCHOOL ADMINISTRATION TEACHER EDUCATION |
topic |
FORMAÇÃO CONTÍNUA GESTÃO ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR FORMAÇÃO DE PROFESSORES RECURRENT EDUCATION MANAGEMENT SCHOOL ADMINISTRATION TEACHER EDUCATION |
description |
O trabalho focaliza a escola como lócus de formação. Analisa o contexto de uma escola de sucesso da rede municipal de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul, descrevendo-o em suas características. Entre estas, destaca a gestão e o clima escolar. Para tanto, entrevista professores e gestores sobre a organização da escola, o estilo de gestão, bem como sobre os seus efeitos no trabalho do professor e no desempenho dos alunos. O exame das entrevistas permitiu construir algumas categorias que definem o ethos da instituição: o porte pequeno, o trabalho em equipe, as relações democráticas e o compromisso com os alunos. A análise destaca o profissionalismo da gestão e da sua visão prospectiva sobre a tarefa educativa, estimulando os professores a enfrentarem os desafios e compartilhando com eles as formas de superar as dificuldades. O estudo aponta a importância da rede de relações que se estabelece no contexto da escola como forma de socialização da profissão, construção da identidade docente e espaço de formação de professores a partir da prática. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04-01 2014-05-20T15:09:37Z 2014-05-20T15:09:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742010000100012 Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, v. 40, n. 139, p. 237-256, 2010. 0100-1574 http://hdl.handle.net/11449/27303 10.1590/S0100-15742010000100012 S0100-15742010000100012 S0100-15742010000100012.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742010000100012 http://hdl.handle.net/11449/27303 |
identifier_str_mv |
Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, v. 40, n. 139, p. 237-256, 2010. 0100-1574 10.1590/S0100-15742010000100012 S0100-15742010000100012 S0100-15742010000100012.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa 0,183 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
237-256 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128894839029760 |