A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grigoli, Josefa A. G.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Lima, Cláudia M. [UNESP], Teixeira, Leny R. M., Vasconcellos, Mônica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742010000100012
http://hdl.handle.net/11449/27303
Resumo: O trabalho focaliza a escola como lócus de formação. Analisa o contexto de uma escola de sucesso da rede municipal de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul, descrevendo-o em suas características. Entre estas, destaca a gestão e o clima escolar. Para tanto, entrevista professores e gestores sobre a organização da escola, o estilo de gestão, bem como sobre os seus efeitos no trabalho do professor e no desempenho dos alunos. O exame das entrevistas permitiu construir algumas categorias que definem o ethos da instituição: o porte pequeno, o trabalho em equipe, as relações democráticas e o compromisso com os alunos. A análise destaca o profissionalismo da gestão e da sua visão prospectiva sobre a tarefa educativa, estimulando os professores a enfrentarem os desafios e compartilhando com eles as formas de superar as dificuldades. O estudo aponta a importância da rede de relações que se estabelece no contexto da escola como forma de socialização da profissão, construção da identidade docente e espaço de formação de professores a partir da prática.
id UNSP_f1a29bececb170eb2e06105f44e01284
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/27303
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedidaThe school as a place for teacher training: a successful management initiativeFORMAÇÃO CONTÍNUAGESTÃOADMINISTRAÇÃO ESCOLARFORMAÇÃO DE PROFESSORESRECURRENT EDUCATIONMANAGEMENTSCHOOL ADMINISTRATIONTEACHER EDUCATIONO trabalho focaliza a escola como lócus de formação. Analisa o contexto de uma escola de sucesso da rede municipal de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul, descrevendo-o em suas características. Entre estas, destaca a gestão e o clima escolar. Para tanto, entrevista professores e gestores sobre a organização da escola, o estilo de gestão, bem como sobre os seus efeitos no trabalho do professor e no desempenho dos alunos. O exame das entrevistas permitiu construir algumas categorias que definem o ethos da instituição: o porte pequeno, o trabalho em equipe, as relações democráticas e o compromisso com os alunos. A análise destaca o profissionalismo da gestão e da sua visão prospectiva sobre a tarefa educativa, estimulando os professores a enfrentarem os desafios e compartilhando com eles as formas de superar as dificuldades. O estudo aponta a importância da rede de relações que se estabelece no contexto da escola como forma de socialização da profissão, construção da identidade docente e espaço de formação de professores a partir da prática.This work focuses on the school as a place for teachers education. It analyses the context of a successful school in the Campo Grande municipal system, in the State of Mato Grosso do Sul. The article describes its characteristics, with emphasis on the school management and the school climate. Teachers and managers were interviewed about the school, its organization and management as well as about the way these dimensions affect their work and the studentsâ performance. By examining the interviews, it was possible to build up some of the categories that define the ethos of the school: the fact of it being small, team-work, democratic relationships and commitment to the students. The analysis highlights the professionalism of the management and its prospective vision of the educational task, which encourages the teachers to face up to the challenges and shares with them ways of overcoming the difficulties. It points out the importance of the network of relationships that are established within the context of the school as a way of socializing the profession, constructing a teaching identity and establishing a place were teachers can learn starting with teaching practice.Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) Programa de Pós-Graduação Mestrado em EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação Mestrado em EducaçãoUniversidade Federal de Mato Grosso do Sul Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação Mestrado em EducaçãoFundação Carlos ChagasUniversidade Católica Dom Bosco (UCDB) Programa de Pós-Graduação Mestrado em EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)Grigoli, Josefa A. G.Lima, Cláudia M. [UNESP]Teixeira, Leny R. M.Vasconcellos, Mônica2014-05-20T15:09:37Z2014-05-20T15:09:37Z2010-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article237-256application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742010000100012Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, v. 40, n. 139, p. 237-256, 2010.0100-1574http://hdl.handle.net/11449/2730310.1590/S0100-15742010000100012S0100-15742010000100012S0100-15742010000100012.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCadernos de Pesquisa0,183info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-19T06:07:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/27303Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:06:14.536757Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida
The school as a place for teacher training: a successful management initiative
title A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida
spellingShingle A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida
Grigoli, Josefa A. G.
FORMAÇÃO CONTÍNUA
GESTÃO
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
RECURRENT EDUCATION
MANAGEMENT
SCHOOL ADMINISTRATION
TEACHER EDUCATION
title_short A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida
title_full A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida
title_fullStr A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida
title_full_unstemmed A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida
title_sort A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida
author Grigoli, Josefa A. G.
author_facet Grigoli, Josefa A. G.
Lima, Cláudia M. [UNESP]
Teixeira, Leny R. M.
Vasconcellos, Mônica
author_role author
author2 Lima, Cláudia M. [UNESP]
Teixeira, Leny R. M.
Vasconcellos, Mônica
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
dc.contributor.author.fl_str_mv Grigoli, Josefa A. G.
Lima, Cláudia M. [UNESP]
Teixeira, Leny R. M.
Vasconcellos, Mônica
dc.subject.por.fl_str_mv FORMAÇÃO CONTÍNUA
GESTÃO
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
RECURRENT EDUCATION
MANAGEMENT
SCHOOL ADMINISTRATION
TEACHER EDUCATION
topic FORMAÇÃO CONTÍNUA
GESTÃO
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
RECURRENT EDUCATION
MANAGEMENT
SCHOOL ADMINISTRATION
TEACHER EDUCATION
description O trabalho focaliza a escola como lócus de formação. Analisa o contexto de uma escola de sucesso da rede municipal de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul, descrevendo-o em suas características. Entre estas, destaca a gestão e o clima escolar. Para tanto, entrevista professores e gestores sobre a organização da escola, o estilo de gestão, bem como sobre os seus efeitos no trabalho do professor e no desempenho dos alunos. O exame das entrevistas permitiu construir algumas categorias que definem o ethos da instituição: o porte pequeno, o trabalho em equipe, as relações democráticas e o compromisso com os alunos. A análise destaca o profissionalismo da gestão e da sua visão prospectiva sobre a tarefa educativa, estimulando os professores a enfrentarem os desafios e compartilhando com eles as formas de superar as dificuldades. O estudo aponta a importância da rede de relações que se estabelece no contexto da escola como forma de socialização da profissão, construção da identidade docente e espaço de formação de professores a partir da prática.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-01
2014-05-20T15:09:37Z
2014-05-20T15:09:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742010000100012
Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, v. 40, n. 139, p. 237-256, 2010.
0100-1574
http://hdl.handle.net/11449/27303
10.1590/S0100-15742010000100012
S0100-15742010000100012
S0100-15742010000100012.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742010000100012
http://hdl.handle.net/11449/27303
identifier_str_mv Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, v. 40, n. 139, p. 237-256, 2010.
0100-1574
10.1590/S0100-15742010000100012
S0100-15742010000100012
S0100-15742010000100012.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa
0,183
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 237-256
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128894839029760