A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/197 |
Resumo: | O trabalho focaliza a escola como lócus de formação. Analisa o contexto de uma escola de sucesso da rede municipal de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul, descrevendo-o em suas características. Entre estas, destaca a gestão e o clima escolar. Para tanto, entrevista professores e gestores sobre a organização da escola, o estilo de gestão, bem como sobre os seus efeitos no trabalho do professor e no desempenho dos alunos. O exame das entrevistas permitiu construir algumas categorias que definem o ethos da instituição: o porte pequeno, o trabalho em equipe, as relações democráticas e o compromisso com os alunos. A análise destaca o profissionalismo da gestão e da sua visão prospectiva sobre a tarefa educativa, estimulando os professores a enfrentarem os desafios e compartilhando com eles as formas de superar as dificuldades. O estudo aponta a importância da rede de relações que se estabelece no contexto da escola como forma de socialização da profissão, construção da identidade docente e espaço de formação de professores a partir da prática. |
id |
FCC-1_d8c0ce18580b0e4086139941151faf80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/197 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedidaFormação ContínuaGestãoAdministração EscolarFormação de ProfessoresO trabalho focaliza a escola como lócus de formação. Analisa o contexto de uma escola de sucesso da rede municipal de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul, descrevendo-o em suas características. Entre estas, destaca a gestão e o clima escolar. Para tanto, entrevista professores e gestores sobre a organização da escola, o estilo de gestão, bem como sobre os seus efeitos no trabalho do professor e no desempenho dos alunos. O exame das entrevistas permitiu construir algumas categorias que definem o ethos da instituição: o porte pequeno, o trabalho em equipe, as relações democráticas e o compromisso com os alunos. A análise destaca o profissionalismo da gestão e da sua visão prospectiva sobre a tarefa educativa, estimulando os professores a enfrentarem os desafios e compartilhando com eles as formas de superar as dificuldades. O estudo aponta a importância da rede de relações que se estabelece no contexto da escola como forma de socialização da profissão, construção da identidade docente e espaço de formação de professores a partir da prática.Fundação Carlos Chagas2010-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/197Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 139 (2010); 237-256Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 Núm. 139 (2010); 237-256Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 139 (2010); 237-256Cadernos de Pesquisa; v. 40 n. 139 (2010); 237-2561980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/197/213Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGrigoli, Josefa A. G.Lima, Cláudia MTeixeira, Leny R. M.Vasconcellos, Mônica2023-11-07T15:41:30Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/197Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-07T15:41:30Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida |
title |
A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida |
spellingShingle |
A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida Grigoli, Josefa A. G. Formação Contínua Gestão Administração Escolar Formação de Professores |
title_short |
A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida |
title_full |
A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida |
title_fullStr |
A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida |
title_full_unstemmed |
A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida |
title_sort |
A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida |
author |
Grigoli, Josefa A. G. |
author_facet |
Grigoli, Josefa A. G. Lima, Cláudia M Teixeira, Leny R. M. Vasconcellos, Mônica |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Cláudia M Teixeira, Leny R. M. Vasconcellos, Mônica |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grigoli, Josefa A. G. Lima, Cláudia M Teixeira, Leny R. M. Vasconcellos, Mônica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Contínua Gestão Administração Escolar Formação de Professores |
topic |
Formação Contínua Gestão Administração Escolar Formação de Professores |
description |
O trabalho focaliza a escola como lócus de formação. Analisa o contexto de uma escola de sucesso da rede municipal de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul, descrevendo-o em suas características. Entre estas, destaca a gestão e o clima escolar. Para tanto, entrevista professores e gestores sobre a organização da escola, o estilo de gestão, bem como sobre os seus efeitos no trabalho do professor e no desempenho dos alunos. O exame das entrevistas permitiu construir algumas categorias que definem o ethos da instituição: o porte pequeno, o trabalho em equipe, as relações democráticas e o compromisso com os alunos. A análise destaca o profissionalismo da gestão e da sua visão prospectiva sobre a tarefa educativa, estimulando os professores a enfrentarem os desafios e compartilhando com eles as formas de superar as dificuldades. O estudo aponta a importância da rede de relações que se estabelece no contexto da escola como forma de socialização da profissão, construção da identidade docente e espaço de formação de professores a partir da prática. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/197 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/197/213 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 139 (2010); 237-256 Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 Núm. 139 (2010); 237-256 Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 139 (2010); 237-256 Cadernos de Pesquisa; v. 40 n. 139 (2010); 237-256 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330308436918272 |