Impactos da pandemia por covid-19 no processo de ensino e aprendizagem em discentes do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarzi, Lucas
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/253125
Resumo: O mundo sofreu com a pandemia de Covid-19 de forma que inúmeras pessoas e organizações foram obrigadas a se reinventar ou procurar uma nova maneira de atender ao seu público. Com a escola não foi diferente. A instituição teve que buscar uma nova forma de colocar em prática seu processo de ensino e aprendizagem, por meio de tecnologias digitais, o que trouxe grandes desafios e oportunidades. Assim, o objetivo desta dissertação é investigar os impactos da pandemia de Covid-19 nos discentes do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada em três cidades do interior paulista, no período de outubro de 2021 a março de 2023, com 124 discentes, que participaram, mediante aprovação dos responsáveis, através do preenchimento de um formulário do Google Forms, que apresentava sessões sobre os dados gerais, conexão, ferramentas digitais e processo de ensino e aprendizagem e estado emocional/necessidades. Foram etapas do trabalho: 1) revisão da literatura sobre aprendizagem, desenvolvimento, tecnologias digitais na educação e prática pedagógica; 2) estudo do processo de aprendizagem dos alunos na pandemia; 3) pesquisa sobre os impactos da pandemia no processo de ensino aprendizagem; 4) descrição e categorização dos dados; 5) análise e interpretação dos resultados. Constatou-se que a pandemia produziu impactos emocionais e na aprendizagem de alunos do Ensino Médio, sendo importante uma articulação da escola para trabalhar tanto as dificuldades de aprendizagem quanto à saúde emocional dos estudantes. Nesse contexto. a dissertação contemplou dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Agenda 2030: saúde e educação de qualidade.
id UNSP_f233d0ecaa7edb3855a5b9c2eeab8151
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/253125
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Impactos da pandemia por covid-19 no processo de ensino e aprendizagem em discentes do ensino médioImpacts of the covid-19 pandemic on the teaching and learning process of high school studentsProcesso de Ensino Aprendizagem. Pandemia de Covid-19. Covid-19.Tecnologias digitais na educaçãoPandemiaCovid-19Tecnologias digitais na educaçãoTeaching learning processPandemicDigital technologies in educationO mundo sofreu com a pandemia de Covid-19 de forma que inúmeras pessoas e organizações foram obrigadas a se reinventar ou procurar uma nova maneira de atender ao seu público. Com a escola não foi diferente. A instituição teve que buscar uma nova forma de colocar em prática seu processo de ensino e aprendizagem, por meio de tecnologias digitais, o que trouxe grandes desafios e oportunidades. Assim, o objetivo desta dissertação é investigar os impactos da pandemia de Covid-19 nos discentes do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada em três cidades do interior paulista, no período de outubro de 2021 a março de 2023, com 124 discentes, que participaram, mediante aprovação dos responsáveis, através do preenchimento de um formulário do Google Forms, que apresentava sessões sobre os dados gerais, conexão, ferramentas digitais e processo de ensino e aprendizagem e estado emocional/necessidades. Foram etapas do trabalho: 1) revisão da literatura sobre aprendizagem, desenvolvimento, tecnologias digitais na educação e prática pedagógica; 2) estudo do processo de aprendizagem dos alunos na pandemia; 3) pesquisa sobre os impactos da pandemia no processo de ensino aprendizagem; 4) descrição e categorização dos dados; 5) análise e interpretação dos resultados. Constatou-se que a pandemia produziu impactos emocionais e na aprendizagem de alunos do Ensino Médio, sendo importante uma articulação da escola para trabalhar tanto as dificuldades de aprendizagem quanto à saúde emocional dos estudantes. Nesse contexto. a dissertação contemplou dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Agenda 2030: saúde e educação de qualidade.The world suffered from the Covid-19 pandemic in such a way that countless people and organizations were forced to reinvent themselves or look for a new way to serve their audiences. It was no different with school. The institution had to find a new way of putting its teaching and learning process into practice, through digital technologies, which brought great challenges and opportunities. Therefore, the objective of this dissertation is to investigate the impacts of the Covid-19 pandemic on high school students. The research was carried out in three cities in the interior of São Paulo, from October 2021 to March 2023, with 124 students, who participated, upon approval from their guardians, by filling out a Google Forms form, which presented sessions on the data general, connection, digital tools and teaching and learning process and emotional state/needs. The stages of the work were: 1) review of the literature on learning, development, digital technologies in education and pedagogical practice; 2) study of students’ learning process during the pandemic; 3) research on the impacts of the pandemic on the teaching-learning process; 4) description and categorization of data; 5) analysis and interpretation of results. It was found that the pandemic had an emotional and learning impact on high school students, making it important for the school to work together to address both learning difficulties and students' emotional health. In this context. the dissertation covered two Sustainable Development Goals (SDGs) of the 2030 Agenda: health and quality education.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP]Feijó, Marianne Ramos [UNESP]Sarzi, Lucas2024-02-01T12:25:01Z2024-02-01T12:25:01Z2023-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSARZI, L. Impactos da pandemia por covid-19 no processo de ensino e aprendizagem em discentes do ensino médio. Orientador: Orientador: Vera Lúcia Messias Fialho Capellini. 2023. 100 p. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/253125. Acesso em 01 de fev. 2023https://hdl.handle.net/11449/25312583393674003728050000-0001-7033-7002porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-09-02T14:23:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/253125Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-02T14:23:58Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Impactos da pandemia por covid-19 no processo de ensino e aprendizagem em discentes do ensino médio
Impacts of the covid-19 pandemic on the teaching and learning process of high school students
title Impactos da pandemia por covid-19 no processo de ensino e aprendizagem em discentes do ensino médio
spellingShingle Impactos da pandemia por covid-19 no processo de ensino e aprendizagem em discentes do ensino médio
Sarzi, Lucas
Processo de Ensino Aprendizagem. Pandemia de Covid-19. Covid-19.
Tecnologias digitais na educação
Pandemia
Covid-19
Tecnologias digitais na educação
Teaching learning process
Pandemic
Digital technologies in education
title_short Impactos da pandemia por covid-19 no processo de ensino e aprendizagem em discentes do ensino médio
title_full Impactos da pandemia por covid-19 no processo de ensino e aprendizagem em discentes do ensino médio
title_fullStr Impactos da pandemia por covid-19 no processo de ensino e aprendizagem em discentes do ensino médio
title_full_unstemmed Impactos da pandemia por covid-19 no processo de ensino e aprendizagem em discentes do ensino médio
title_sort Impactos da pandemia por covid-19 no processo de ensino e aprendizagem em discentes do ensino médio
author Sarzi, Lucas
author_facet Sarzi, Lucas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP]
Feijó, Marianne Ramos [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarzi, Lucas
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de Ensino Aprendizagem. Pandemia de Covid-19. Covid-19.
Tecnologias digitais na educação
Pandemia
Covid-19
Tecnologias digitais na educação
Teaching learning process
Pandemic
Digital technologies in education
topic Processo de Ensino Aprendizagem. Pandemia de Covid-19. Covid-19.
Tecnologias digitais na educação
Pandemia
Covid-19
Tecnologias digitais na educação
Teaching learning process
Pandemic
Digital technologies in education
description O mundo sofreu com a pandemia de Covid-19 de forma que inúmeras pessoas e organizações foram obrigadas a se reinventar ou procurar uma nova maneira de atender ao seu público. Com a escola não foi diferente. A instituição teve que buscar uma nova forma de colocar em prática seu processo de ensino e aprendizagem, por meio de tecnologias digitais, o que trouxe grandes desafios e oportunidades. Assim, o objetivo desta dissertação é investigar os impactos da pandemia de Covid-19 nos discentes do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada em três cidades do interior paulista, no período de outubro de 2021 a março de 2023, com 124 discentes, que participaram, mediante aprovação dos responsáveis, através do preenchimento de um formulário do Google Forms, que apresentava sessões sobre os dados gerais, conexão, ferramentas digitais e processo de ensino e aprendizagem e estado emocional/necessidades. Foram etapas do trabalho: 1) revisão da literatura sobre aprendizagem, desenvolvimento, tecnologias digitais na educação e prática pedagógica; 2) estudo do processo de aprendizagem dos alunos na pandemia; 3) pesquisa sobre os impactos da pandemia no processo de ensino aprendizagem; 4) descrição e categorização dos dados; 5) análise e interpretação dos resultados. Constatou-se que a pandemia produziu impactos emocionais e na aprendizagem de alunos do Ensino Médio, sendo importante uma articulação da escola para trabalhar tanto as dificuldades de aprendizagem quanto à saúde emocional dos estudantes. Nesse contexto. a dissertação contemplou dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Agenda 2030: saúde e educação de qualidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-26
2024-02-01T12:25:01Z
2024-02-01T12:25:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SARZI, L. Impactos da pandemia por covid-19 no processo de ensino e aprendizagem em discentes do ensino médio. Orientador: Orientador: Vera Lúcia Messias Fialho Capellini. 2023. 100 p. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/253125. Acesso em 01 de fev. 2023
https://hdl.handle.net/11449/253125
8339367400372805
0000-0001-7033-7002
identifier_str_mv SARZI, L. Impactos da pandemia por covid-19 no processo de ensino e aprendizagem em discentes do ensino médio. Orientador: Orientador: Vera Lúcia Messias Fialho Capellini. 2023. 100 p. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/253125. Acesso em 01 de fev. 2023
8339367400372805
0000-0001-7033-7002
url https://hdl.handle.net/11449/253125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1810021424695345152