Interação de crenças em contexto colaborativo virtual de aprendizagem de línguas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982013005000018 http://hdl.handle.net/11449/109721 |
Resumo: | This article mainly aims at addressing issues of the complexity and dynamics of beliefs in collaborative contexts for language teaching and learning, such as Teletandem. On the assumption that beliefs are dynamic and can be (re)signified, we present some of the results of a research about the interaction of beliefs of two Teletandem partners, a Brazilian and an Italian undergraduate student, addressing moments of convergence and divergence, as well as their possible origins and (re)significations from lived experiences. The results show how the Teletandem context can become a field for conflicts and clashes of beliefs and how the mediation as well as the relationship between the participants becomes essential for the conduction of language learning in collaborative environments. |
id |
UNSP_f28ba0e88fdecac116d404f90afeaf9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/109721 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Interação de crenças em contexto colaborativo virtual de aprendizagem de línguasInteraction of beliefs in collaborative context for language learningaprendizagem colaborativaTeletandemcrençasformação de professorescollaborative learningTeletandembeliefsteacher educationThis article mainly aims at addressing issues of the complexity and dynamics of beliefs in collaborative contexts for language teaching and learning, such as Teletandem. On the assumption that beliefs are dynamic and can be (re)signified, we present some of the results of a research about the interaction of beliefs of two Teletandem partners, a Brazilian and an Italian undergraduate student, addressing moments of convergence and divergence, as well as their possible origins and (re)significations from lived experiences. The results show how the Teletandem context can become a field for conflicts and clashes of beliefs and how the mediation as well as the relationship between the participants becomes essential for the conduction of language learning in collaborative environments.Este artigo tem como principal objetivo abordar questões referentes à complexidade e dinamicidade das crenças em contextos colaborativos de ensinar e aprender línguas, como o teletandem. Partindo do pressuposto de que crenças são dinâmicas e passíveis de serem ressignificadas, apresentamos alguns dos resultados de uma pesquisa acerca da interação das crenças de uma parceria de teletandem entre duas alunas universitárias, uma brasileira e outra italiana, atentando para momentos de convergência e divergência, bem como para suas possíveis origens e ressignificações a partir de experiências vivenciadas. Os resultados evidenciam como o contexto Teletandem pode ser tornar um campo para conflitos e choques entre crenças e como os momentos de mediação bem como a relação estabelecida entre os aprendizes torna-se primordial para a condução da aprendizagem de línguas em ambientes colaborativos.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de LetrasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bedran, Patricia Fabiana [UNESP]Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP]2014-09-30T18:18:36Z2014-09-30T18:18:36Z2013-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article789-814application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982013005000018Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 13, n. 3, p. 789-814, 2013.1984-6398http://hdl.handle.net/11449/10972110.1590/S1984-63982013005000018S1984-63982013000300006S1984-63982013000300006.pdf5343873052040181SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T06:33:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/109721Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:02:18.082921Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interação de crenças em contexto colaborativo virtual de aprendizagem de línguas Interaction of beliefs in collaborative context for language learning |
title |
Interação de crenças em contexto colaborativo virtual de aprendizagem de línguas |
spellingShingle |
Interação de crenças em contexto colaborativo virtual de aprendizagem de línguas Bedran, Patricia Fabiana [UNESP] aprendizagem colaborativa Teletandem crenças formação de professores collaborative learning Teletandem beliefs teacher education |
title_short |
Interação de crenças em contexto colaborativo virtual de aprendizagem de línguas |
title_full |
Interação de crenças em contexto colaborativo virtual de aprendizagem de línguas |
title_fullStr |
Interação de crenças em contexto colaborativo virtual de aprendizagem de línguas |
title_full_unstemmed |
Interação de crenças em contexto colaborativo virtual de aprendizagem de línguas |
title_sort |
Interação de crenças em contexto colaborativo virtual de aprendizagem de línguas |
author |
Bedran, Patricia Fabiana [UNESP] |
author_facet |
Bedran, Patricia Fabiana [UNESP] Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bedran, Patricia Fabiana [UNESP] Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem colaborativa Teletandem crenças formação de professores collaborative learning Teletandem beliefs teacher education |
topic |
aprendizagem colaborativa Teletandem crenças formação de professores collaborative learning Teletandem beliefs teacher education |
description |
This article mainly aims at addressing issues of the complexity and dynamics of beliefs in collaborative contexts for language teaching and learning, such as Teletandem. On the assumption that beliefs are dynamic and can be (re)signified, we present some of the results of a research about the interaction of beliefs of two Teletandem partners, a Brazilian and an Italian undergraduate student, addressing moments of convergence and divergence, as well as their possible origins and (re)significations from lived experiences. The results show how the Teletandem context can become a field for conflicts and clashes of beliefs and how the mediation as well as the relationship between the participants becomes essential for the conduction of language learning in collaborative environments. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-01 2014-09-30T18:18:36Z 2014-09-30T18:18:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982013005000018 Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 13, n. 3, p. 789-814, 2013. 1984-6398 http://hdl.handle.net/11449/109721 10.1590/S1984-63982013005000018 S1984-63982013000300006 S1984-63982013000300006.pdf 5343873052040181 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982013005000018 http://hdl.handle.net/11449/109721 |
identifier_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 13, n. 3, p. 789-814, 2013. 1984-6398 10.1590/S1984-63982013005000018 S1984-63982013000300006 S1984-63982013000300006.pdf 5343873052040181 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
789-814 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129575315570688 |