Contar de cabeça ou com a cabeça? Compreensões do professor dos anos iniciais acerca do cálculo mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Vanessa de [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152463
Resumo: Neste texto apresenta-se a pesquisa desenvolvida com professores que ensinam matemática nos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de Guaratinguetá/ SP, envolvidos em atividades relacionadas ao Cálculo Mental. A pesquisa tem como objetivo compreender o entendimento desses professores sobre o Cálculo Mental. Para conhecer o que dizem os autores de Educação Matemática acerca da formação desses professores, fizemos uma revisão teórica. Analisamos, também, o modo pelo qual as orientações pedagógicas tratam o Cálculo Mental. A partir do que nas leituras se mostrou, elaboramos atividades que pudessem favorecer a discussão sobre o tema com os professores. Estabelecendo uma parceria entre a Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetá e a Secretaria Municipal de Educação, propusemos e oferecemos um curso de extensão para os professores dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, que estivessem interessados em discutir o Cálculo Mental. Assim, a produção de dados da pesquisa se deu a partir da filmagem e transcrição dos encontros no curso. Na análise dos dados, seguindo o rigor da pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica, voltamos nossa atenção para os modos pelos quais o Cálculo Mental é compreendido pelos professores. Para esses professores participantes do curso, o Cálculo Mental se mostra como possibilidade ou modos de resolução de tarefas; relevante à prática da sala de aula; relevante para explicitar estratégias de solução de tarefas. Estas são nossas Categorias de Análise que interpretadas e discutidas à luz da interrogação da pesquisa nos permitem compreender o investigado.
id UNSP_f2cdff3418d314f2d9f998ebc5e140a5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/152463
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Contar de cabeça ou com a cabeça? Compreensões do professor dos anos iniciais acerca do cálculo mentalCount of head or with a head? Teacher's understanding of the early years about mental calculusFenomenologiaFormação de professoresEducação matemáticaPhenomenologyTeacher trainingMathematical educationFenomenologíaFormación de profesoresEducación matemáticaNeste texto apresenta-se a pesquisa desenvolvida com professores que ensinam matemática nos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de Guaratinguetá/ SP, envolvidos em atividades relacionadas ao Cálculo Mental. A pesquisa tem como objetivo compreender o entendimento desses professores sobre o Cálculo Mental. Para conhecer o que dizem os autores de Educação Matemática acerca da formação desses professores, fizemos uma revisão teórica. Analisamos, também, o modo pelo qual as orientações pedagógicas tratam o Cálculo Mental. A partir do que nas leituras se mostrou, elaboramos atividades que pudessem favorecer a discussão sobre o tema com os professores. Estabelecendo uma parceria entre a Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetá e a Secretaria Municipal de Educação, propusemos e oferecemos um curso de extensão para os professores dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, que estivessem interessados em discutir o Cálculo Mental. Assim, a produção de dados da pesquisa se deu a partir da filmagem e transcrição dos encontros no curso. Na análise dos dados, seguindo o rigor da pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica, voltamos nossa atenção para os modos pelos quais o Cálculo Mental é compreendido pelos professores. Para esses professores participantes do curso, o Cálculo Mental se mostra como possibilidade ou modos de resolução de tarefas; relevante à prática da sala de aula; relevante para explicitar estratégias de solução de tarefas. Estas são nossas Categorias de Análise que interpretadas e discutidas à luz da interrogação da pesquisa nos permitem compreender o investigado.This text presents the research developed with teachers who teach mathematics in the 4th and 5th years of Elementary School of the county network of Guaratinguetá, São Paulo, involved in activities related to Mental Calculation. The research aims to understand the understanding of these teachers on Mental Calculation. To know what the authors of Mathematics Education say about the formation of these teachers, we did a theoretical revision. We also analyze the way in which the pedagogical guidelines deal with Mental Calculation. From what was shown in the readings, we elaborated activities that could favor the discussion about the subject with the teachers. Establishing a partnership between the São Paulo State University (Unesp), Scholl of Engineering, Guaratinguetá and the Department of Education, we proposed and offered an extension course for teachers in the 4th and 5th years of Elementary Education who were interested in discussing Mental Calculation. The data production of the research came from the filming and transcription of the meetings in the course. In the analysis of the data, following the rigor of the qualitative research of phenomenological approach, we turn our attention to the ways in which the Mental Calculation is understood by the teachers. For these teachers participating in the course, the Mental Calculus shows itself as possibility or modes of task resolution; relevant to the practice of the classroom; relevant to explain task resolution strategies. These are our Categories of Analysis that interpreted and discussed in light of the research questioning allow us to understand the investigated.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Vanessa de [UNESP]2018-01-11T11:04:49Z2018-01-11T11:04:49Z2017-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15246300089579033004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-28T06:16:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152463Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-28T06:16:43Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contar de cabeça ou com a cabeça? Compreensões do professor dos anos iniciais acerca do cálculo mental
Count of head or with a head? Teacher's understanding of the early years about mental calculus
title Contar de cabeça ou com a cabeça? Compreensões do professor dos anos iniciais acerca do cálculo mental
spellingShingle Contar de cabeça ou com a cabeça? Compreensões do professor dos anos iniciais acerca do cálculo mental
Oliveira, Vanessa de [UNESP]
Fenomenologia
Formação de professores
Educação matemática
Phenomenology
Teacher training
Mathematical education
Fenomenología
Formación de profesores
Educación matemática
title_short Contar de cabeça ou com a cabeça? Compreensões do professor dos anos iniciais acerca do cálculo mental
title_full Contar de cabeça ou com a cabeça? Compreensões do professor dos anos iniciais acerca do cálculo mental
title_fullStr Contar de cabeça ou com a cabeça? Compreensões do professor dos anos iniciais acerca do cálculo mental
title_full_unstemmed Contar de cabeça ou com a cabeça? Compreensões do professor dos anos iniciais acerca do cálculo mental
title_sort Contar de cabeça ou com a cabeça? Compreensões do professor dos anos iniciais acerca do cálculo mental
author Oliveira, Vanessa de [UNESP]
author_facet Oliveira, Vanessa de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Vanessa de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Fenomenologia
Formação de professores
Educação matemática
Phenomenology
Teacher training
Mathematical education
Fenomenología
Formación de profesores
Educación matemática
topic Fenomenologia
Formação de professores
Educação matemática
Phenomenology
Teacher training
Mathematical education
Fenomenología
Formación de profesores
Educación matemática
description Neste texto apresenta-se a pesquisa desenvolvida com professores que ensinam matemática nos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de Guaratinguetá/ SP, envolvidos em atividades relacionadas ao Cálculo Mental. A pesquisa tem como objetivo compreender o entendimento desses professores sobre o Cálculo Mental. Para conhecer o que dizem os autores de Educação Matemática acerca da formação desses professores, fizemos uma revisão teórica. Analisamos, também, o modo pelo qual as orientações pedagógicas tratam o Cálculo Mental. A partir do que nas leituras se mostrou, elaboramos atividades que pudessem favorecer a discussão sobre o tema com os professores. Estabelecendo uma parceria entre a Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetá e a Secretaria Municipal de Educação, propusemos e oferecemos um curso de extensão para os professores dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, que estivessem interessados em discutir o Cálculo Mental. Assim, a produção de dados da pesquisa se deu a partir da filmagem e transcrição dos encontros no curso. Na análise dos dados, seguindo o rigor da pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica, voltamos nossa atenção para os modos pelos quais o Cálculo Mental é compreendido pelos professores. Para esses professores participantes do curso, o Cálculo Mental se mostra como possibilidade ou modos de resolução de tarefas; relevante à prática da sala de aula; relevante para explicitar estratégias de solução de tarefas. Estas são nossas Categorias de Análise que interpretadas e discutidas à luz da interrogação da pesquisa nos permitem compreender o investigado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-20
2018-01-11T11:04:49Z
2018-01-11T11:04:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/152463
000895790
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/152463
identifier_str_mv 000895790
33004137031P7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789844056834048