Viajando pela cultura africana e afro-brasileira: relações étnico-raciais na Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Suzi Dornelas e Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192836
Resumo: A sociedade brasileira tem sua formação inicial marcada pelas influências de culturas de matrizes europeias, africanas e indígenas, o que configura características, costumes e valores tão presentes e enraizados na história e identidade do país. No entanto, percebemos que as culturas de matrizes africanas e indígenas possuem pouco espaço em processos educativos nos contextos escolares. Diante essa realidade, e focando especificamente nas culturas africana e afro-brasileira nas aulas de Educação Física, traçamos os seguintes questionamentos: é possível desenvolver um planejamento docente dentro da perspectiva das relações étnico-raciais que seja significativo para a aprendizagem dos/as estudantes? Conhecimentos e vivências acerca da história e cultura africana e afro-brasileira possibilitam atitudes não preconceituosas, fortalecem referenciais e a identidade afro-brasileira? Qual a percepção dos/as estudantes sobre o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira? Partindo dessas questões, essa pesquisa de abordagem qualitativa, cujo referencial metodológico foi a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), objetivou identificar e compreender os processos educativos decorrentes de uma intervenção com elementos culturais de matriz africana junto a estudantes de uma turma de 5.º ano do Ensino Fundamental nas aulas de Educação Física. Essa foi realizada em uma escola de Educação Básica do município de Bauru, interior do estado de São Paulo, e o público participante foram 26 estudantes e suas respectivas famílias. Para o levantamento de dados, utilizamos os registros do caderno dos/as estudantes, os diários de campo da pesquisadora, questionário inicial e final com os/as estudantes e o questionário dos/as convidados/as que participaram do evento “Festival Viagem pelos Caminhos da África” realizado como parte da pesquisa. A análise categorial temática (GOMES, 2009) seguiu por meio do agrupamento de ideias e expressões dos/as participantes, assim foram elaboradas três categorias para discussão: A) Aprendendo e ensinando elementos culturais de matriz africana; B) Estudar outras culturas transforma a nossa cultura e C) Envolvimento da comunidade escolar. Como frutos desse trabalho foram elaborados dois produtos: o “Planejamento Pedagógico: um diálogo com a cultura africana e afro-brasileira” e o audiovisual “Viajando pela Cultura Africana” que tem como intenção oferecer aos/as professores/as subsídios para efetivar a Educação das Relações Étnico-Raciais na escola. Consideramos que essa investigação foi relevante por permitir discutir, (re)pensar e buscar novas possibilidades para o ensino de conteúdos de matriz africana bem como (re)conhecer que uma intervenção pedagógica sistematizada possibilita aos/as envolvidos/as a ampliação do repertório cultural, valorização das raízes e afirmação do pertencimento étnico-racial; a construção do respeito por essas culturas; mudanças de comportamento como o trabalho coletivo; diminuição de atitudes individualistas e o envolvimento da comunidade escolar que percebeu a riqueza desse processo.
id UNSP_f380b7037f90d5993bba2ec8a453c321
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/192836
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Viajando pela cultura africana e afro-brasileira: relações étnico-raciais na Educação FísicaTraveling through african and afro-brazilian culture: ethnic-racial relations in physical educationProcessos educativosEducação das relações étnico-raciaisCultura africana e afro-brasileiraEducação física escolarEducational processesEducation of ethnic-racial relationsAfrican and afro-brazilian cultureSchool physical educationA sociedade brasileira tem sua formação inicial marcada pelas influências de culturas de matrizes europeias, africanas e indígenas, o que configura características, costumes e valores tão presentes e enraizados na história e identidade do país. No entanto, percebemos que as culturas de matrizes africanas e indígenas possuem pouco espaço em processos educativos nos contextos escolares. Diante essa realidade, e focando especificamente nas culturas africana e afro-brasileira nas aulas de Educação Física, traçamos os seguintes questionamentos: é possível desenvolver um planejamento docente dentro da perspectiva das relações étnico-raciais que seja significativo para a aprendizagem dos/as estudantes? Conhecimentos e vivências acerca da história e cultura africana e afro-brasileira possibilitam atitudes não preconceituosas, fortalecem referenciais e a identidade afro-brasileira? Qual a percepção dos/as estudantes sobre o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira? Partindo dessas questões, essa pesquisa de abordagem qualitativa, cujo referencial metodológico foi a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), objetivou identificar e compreender os processos educativos decorrentes de uma intervenção com elementos culturais de matriz africana junto a estudantes de uma turma de 5.º ano do Ensino Fundamental nas aulas de Educação Física. Essa foi realizada em uma escola de Educação Básica do município de Bauru, interior do estado de São Paulo, e o público participante foram 26 estudantes e suas respectivas famílias. Para o levantamento de dados, utilizamos os registros do caderno dos/as estudantes, os diários de campo da pesquisadora, questionário inicial e final com os/as estudantes e o questionário dos/as convidados/as que participaram do evento “Festival Viagem pelos Caminhos da África” realizado como parte da pesquisa. A análise categorial temática (GOMES, 2009) seguiu por meio do agrupamento de ideias e expressões dos/as participantes, assim foram elaboradas três categorias para discussão: A) Aprendendo e ensinando elementos culturais de matriz africana; B) Estudar outras culturas transforma a nossa cultura e C) Envolvimento da comunidade escolar. Como frutos desse trabalho foram elaborados dois produtos: o “Planejamento Pedagógico: um diálogo com a cultura africana e afro-brasileira” e o audiovisual “Viajando pela Cultura Africana” que tem como intenção oferecer aos/as professores/as subsídios para efetivar a Educação das Relações Étnico-Raciais na escola. Consideramos que essa investigação foi relevante por permitir discutir, (re)pensar e buscar novas possibilidades para o ensino de conteúdos de matriz africana bem como (re)conhecer que uma intervenção pedagógica sistematizada possibilita aos/as envolvidos/as a ampliação do repertório cultural, valorização das raízes e afirmação do pertencimento étnico-racial; a construção do respeito por essas culturas; mudanças de comportamento como o trabalho coletivo; diminuição de atitudes individualistas e o envolvimento da comunidade escolar que percebeu a riqueza desse processo.Brazilian society has its initial formation marked by the influences of cultures of European, African and indigenous origins, which configures characteristics, customs and values so present and rooted in the country's history and identity. However, we realize that cultures of African and indigenous matrices have little space in educational processes in school contexts. In view of this reality, and focusing specifically on African and Afro-Brazilian cultures in Physical Education classes, we outline the following questions: is it possible to develop a teaching plan within the perspective of ethnicracial relations that is significant for the learning of students? Do knowledge and experiences about African and Afro-Brazilian history and culture enable non-prejudiced attitudes, strengthen references and Afro-Brazilian identity? What is the students' perception of teaching African and Afro-Brazilian history and culture? Based on these questions, this qualitative research, whose methodological framework was action research (THIOLLENT, 2011), aimed to identify and understand the educational processes resulting from an intervention with cultural elements of African origin with students in a class of 5.º year of Elementary School in Physical Education classes. This was held at a Basic Education school in the city of Bauru, in the interior of the state of São Paulo, and the participating public was 26 students and their respective families. For data collection, we used the students' notebook records, the researcher's field diaries, initial and final questionnaire with the students and the questionnaire of the guests who participated in the event “Festival trip along the paths of Africa” held as part of the research. Thematic categorical analysis (GOMES, 2009) followed through the grouping of ideas and expressions of the participants, so three categories were developed for discussion: A) Learning and teaching cultural elements of African origin; B) Studying other cultures transforms our culture and C) Involvement of the school community. As a result of this work, two products were elaborated: “Pedagogical Planning: a dialogue with African and Afro-Brazilian culture” and the audiovisual “Traveling through African Culture”, which intends to offer teachers / subsidies to carry out the Education of Ethnic Relations-Racials at school. We consider that this investigation was relevant because it allows discussing, (re) thinking and searching for new possibilities for teaching content from an African matrix as well as (re) knowing that a systematic pedagogical intervention allows those involved to expand the cultural repertoire, appreciation of roots and affirmation of ethnic-racial belonging; building respect for these cultures; behavior changes such as collective work; decrease in individualistic attitudes and the involvement of the school community that perceived the richness of this process.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ugaya, Andresa de Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rocha, Suzi Dornelas e Silva2020-06-26T12:08:47Z2020-06-26T12:08:47Z2020-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/192836000931780Educação Física - FCporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-24T06:28:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192836Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:49:01.671360Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Viajando pela cultura africana e afro-brasileira: relações étnico-raciais na Educação Física
Traveling through african and afro-brazilian culture: ethnic-racial relations in physical education
title Viajando pela cultura africana e afro-brasileira: relações étnico-raciais na Educação Física
spellingShingle Viajando pela cultura africana e afro-brasileira: relações étnico-raciais na Educação Física
Rocha, Suzi Dornelas e Silva
Processos educativos
Educação das relações étnico-raciais
Cultura africana e afro-brasileira
Educação física escolar
Educational processes
Education of ethnic-racial relations
African and afro-brazilian culture
School physical education
title_short Viajando pela cultura africana e afro-brasileira: relações étnico-raciais na Educação Física
title_full Viajando pela cultura africana e afro-brasileira: relações étnico-raciais na Educação Física
title_fullStr Viajando pela cultura africana e afro-brasileira: relações étnico-raciais na Educação Física
title_full_unstemmed Viajando pela cultura africana e afro-brasileira: relações étnico-raciais na Educação Física
title_sort Viajando pela cultura africana e afro-brasileira: relações étnico-raciais na Educação Física
author Rocha, Suzi Dornelas e Silva
author_facet Rocha, Suzi Dornelas e Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ugaya, Andresa de Souza [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Suzi Dornelas e Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Processos educativos
Educação das relações étnico-raciais
Cultura africana e afro-brasileira
Educação física escolar
Educational processes
Education of ethnic-racial relations
African and afro-brazilian culture
School physical education
topic Processos educativos
Educação das relações étnico-raciais
Cultura africana e afro-brasileira
Educação física escolar
Educational processes
Education of ethnic-racial relations
African and afro-brazilian culture
School physical education
description A sociedade brasileira tem sua formação inicial marcada pelas influências de culturas de matrizes europeias, africanas e indígenas, o que configura características, costumes e valores tão presentes e enraizados na história e identidade do país. No entanto, percebemos que as culturas de matrizes africanas e indígenas possuem pouco espaço em processos educativos nos contextos escolares. Diante essa realidade, e focando especificamente nas culturas africana e afro-brasileira nas aulas de Educação Física, traçamos os seguintes questionamentos: é possível desenvolver um planejamento docente dentro da perspectiva das relações étnico-raciais que seja significativo para a aprendizagem dos/as estudantes? Conhecimentos e vivências acerca da história e cultura africana e afro-brasileira possibilitam atitudes não preconceituosas, fortalecem referenciais e a identidade afro-brasileira? Qual a percepção dos/as estudantes sobre o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira? Partindo dessas questões, essa pesquisa de abordagem qualitativa, cujo referencial metodológico foi a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), objetivou identificar e compreender os processos educativos decorrentes de uma intervenção com elementos culturais de matriz africana junto a estudantes de uma turma de 5.º ano do Ensino Fundamental nas aulas de Educação Física. Essa foi realizada em uma escola de Educação Básica do município de Bauru, interior do estado de São Paulo, e o público participante foram 26 estudantes e suas respectivas famílias. Para o levantamento de dados, utilizamos os registros do caderno dos/as estudantes, os diários de campo da pesquisadora, questionário inicial e final com os/as estudantes e o questionário dos/as convidados/as que participaram do evento “Festival Viagem pelos Caminhos da África” realizado como parte da pesquisa. A análise categorial temática (GOMES, 2009) seguiu por meio do agrupamento de ideias e expressões dos/as participantes, assim foram elaboradas três categorias para discussão: A) Aprendendo e ensinando elementos culturais de matriz africana; B) Estudar outras culturas transforma a nossa cultura e C) Envolvimento da comunidade escolar. Como frutos desse trabalho foram elaborados dois produtos: o “Planejamento Pedagógico: um diálogo com a cultura africana e afro-brasileira” e o audiovisual “Viajando pela Cultura Africana” que tem como intenção oferecer aos/as professores/as subsídios para efetivar a Educação das Relações Étnico-Raciais na escola. Consideramos que essa investigação foi relevante por permitir discutir, (re)pensar e buscar novas possibilidades para o ensino de conteúdos de matriz africana bem como (re)conhecer que uma intervenção pedagógica sistematizada possibilita aos/as envolvidos/as a ampliação do repertório cultural, valorização das raízes e afirmação do pertencimento étnico-racial; a construção do respeito por essas culturas; mudanças de comportamento como o trabalho coletivo; diminuição de atitudes individualistas e o envolvimento da comunidade escolar que percebeu a riqueza desse processo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-26T12:08:47Z
2020-06-26T12:08:47Z
2020-03-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/192836
000931780
Educação Física - FC
url http://hdl.handle.net/11449/192836
identifier_str_mv 000931780
Educação Física - FC
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129554612486144