Viajando pela cultura africana e afro-brasileira: relações étnico-raciais na Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/192836 |
Resumo: | A sociedade brasileira tem sua formação inicial marcada pelas influências de culturas de matrizes europeias, africanas e indígenas, o que configura características, costumes e valores tão presentes e enraizados na história e identidade do país. No entanto, percebemos que as culturas de matrizes africanas e indígenas possuem pouco espaço em processos educativos nos contextos escolares. Diante essa realidade, e focando especificamente nas culturas africana e afro-brasileira nas aulas de Educação Física, traçamos os seguintes questionamentos: é possível desenvolver um planejamento docente dentro da perspectiva das relações étnico-raciais que seja significativo para a aprendizagem dos/as estudantes? Conhecimentos e vivências acerca da história e cultura africana e afro-brasileira possibilitam atitudes não preconceituosas, fortalecem referenciais e a identidade afro-brasileira? Qual a percepção dos/as estudantes sobre o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira? Partindo dessas questões, essa pesquisa de abordagem qualitativa, cujo referencial metodológico foi a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), objetivou identificar e compreender os processos educativos decorrentes de uma intervenção com elementos culturais de matriz africana junto a estudantes de uma turma de 5.º ano do Ensino Fundamental nas aulas de Educação Física. Essa foi realizada em uma escola de Educação Básica do município de Bauru, interior do estado de São Paulo, e o público participante foram 26 estudantes e suas respectivas famílias. Para o levantamento de dados, utilizamos os registros do caderno dos/as estudantes, os diários de campo da pesquisadora, questionário inicial e final com os/as estudantes e o questionário dos/as convidados/as que participaram do evento “Festival Viagem pelos Caminhos da África” realizado como parte da pesquisa. A análise categorial temática (GOMES, 2009) seguiu por meio do agrupamento de ideias e expressões dos/as participantes, assim foram elaboradas três categorias para discussão: A) Aprendendo e ensinando elementos culturais de matriz africana; B) Estudar outras culturas transforma a nossa cultura e C) Envolvimento da comunidade escolar. Como frutos desse trabalho foram elaborados dois produtos: o “Planejamento Pedagógico: um diálogo com a cultura africana e afro-brasileira” e o audiovisual “Viajando pela Cultura Africana” que tem como intenção oferecer aos/as professores/as subsídios para efetivar a Educação das Relações Étnico-Raciais na escola. Consideramos que essa investigação foi relevante por permitir discutir, (re)pensar e buscar novas possibilidades para o ensino de conteúdos de matriz africana bem como (re)conhecer que uma intervenção pedagógica sistematizada possibilita aos/as envolvidos/as a ampliação do repertório cultural, valorização das raízes e afirmação do pertencimento étnico-racial; a construção do respeito por essas culturas; mudanças de comportamento como o trabalho coletivo; diminuição de atitudes individualistas e o envolvimento da comunidade escolar que percebeu a riqueza desse processo. |
id |
UNSP_f380b7037f90d5993bba2ec8a453c321 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/192836 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Viajando pela cultura africana e afro-brasileira: relações étnico-raciais na Educação FísicaTraveling through african and afro-brazilian culture: ethnic-racial relations in physical educationProcessos educativosEducação das relações étnico-raciaisCultura africana e afro-brasileiraEducação física escolarEducational processesEducation of ethnic-racial relationsAfrican and afro-brazilian cultureSchool physical educationA sociedade brasileira tem sua formação inicial marcada pelas influências de culturas de matrizes europeias, africanas e indígenas, o que configura características, costumes e valores tão presentes e enraizados na história e identidade do país. No entanto, percebemos que as culturas de matrizes africanas e indígenas possuem pouco espaço em processos educativos nos contextos escolares. Diante essa realidade, e focando especificamente nas culturas africana e afro-brasileira nas aulas de Educação Física, traçamos os seguintes questionamentos: é possível desenvolver um planejamento docente dentro da perspectiva das relações étnico-raciais que seja significativo para a aprendizagem dos/as estudantes? Conhecimentos e vivências acerca da história e cultura africana e afro-brasileira possibilitam atitudes não preconceituosas, fortalecem referenciais e a identidade afro-brasileira? Qual a percepção dos/as estudantes sobre o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira? Partindo dessas questões, essa pesquisa de abordagem qualitativa, cujo referencial metodológico foi a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), objetivou identificar e compreender os processos educativos decorrentes de uma intervenção com elementos culturais de matriz africana junto a estudantes de uma turma de 5.º ano do Ensino Fundamental nas aulas de Educação Física. Essa foi realizada em uma escola de Educação Básica do município de Bauru, interior do estado de São Paulo, e o público participante foram 26 estudantes e suas respectivas famílias. Para o levantamento de dados, utilizamos os registros do caderno dos/as estudantes, os diários de campo da pesquisadora, questionário inicial e final com os/as estudantes e o questionário dos/as convidados/as que participaram do evento “Festival Viagem pelos Caminhos da África” realizado como parte da pesquisa. A análise categorial temática (GOMES, 2009) seguiu por meio do agrupamento de ideias e expressões dos/as participantes, assim foram elaboradas três categorias para discussão: A) Aprendendo e ensinando elementos culturais de matriz africana; B) Estudar outras culturas transforma a nossa cultura e C) Envolvimento da comunidade escolar. Como frutos desse trabalho foram elaborados dois produtos: o “Planejamento Pedagógico: um diálogo com a cultura africana e afro-brasileira” e o audiovisual “Viajando pela Cultura Africana” que tem como intenção oferecer aos/as professores/as subsídios para efetivar a Educação das Relações Étnico-Raciais na escola. Consideramos que essa investigação foi relevante por permitir discutir, (re)pensar e buscar novas possibilidades para o ensino de conteúdos de matriz africana bem como (re)conhecer que uma intervenção pedagógica sistematizada possibilita aos/as envolvidos/as a ampliação do repertório cultural, valorização das raízes e afirmação do pertencimento étnico-racial; a construção do respeito por essas culturas; mudanças de comportamento como o trabalho coletivo; diminuição de atitudes individualistas e o envolvimento da comunidade escolar que percebeu a riqueza desse processo.Brazilian society has its initial formation marked by the influences of cultures of European, African and indigenous origins, which configures characteristics, customs and values so present and rooted in the country's history and identity. However, we realize that cultures of African and indigenous matrices have little space in educational processes in school contexts. In view of this reality, and focusing specifically on African and Afro-Brazilian cultures in Physical Education classes, we outline the following questions: is it possible to develop a teaching plan within the perspective of ethnicracial relations that is significant for the learning of students? Do knowledge and experiences about African and Afro-Brazilian history and culture enable non-prejudiced attitudes, strengthen references and Afro-Brazilian identity? What is the students' perception of teaching African and Afro-Brazilian history and culture? Based on these questions, this qualitative research, whose methodological framework was action research (THIOLLENT, 2011), aimed to identify and understand the educational processes resulting from an intervention with cultural elements of African origin with students in a class of 5.º year of Elementary School in Physical Education classes. This was held at a Basic Education school in the city of Bauru, in the interior of the state of São Paulo, and the participating public was 26 students and their respective families. For data collection, we used the students' notebook records, the researcher's field diaries, initial and final questionnaire with the students and the questionnaire of the guests who participated in the event “Festival trip along the paths of Africa” held as part of the research. Thematic categorical analysis (GOMES, 2009) followed through the grouping of ideas and expressions of the participants, so three categories were developed for discussion: A) Learning and teaching cultural elements of African origin; B) Studying other cultures transforms our culture and C) Involvement of the school community. As a result of this work, two products were elaborated: “Pedagogical Planning: a dialogue with African and Afro-Brazilian culture” and the audiovisual “Traveling through African Culture”, which intends to offer teachers / subsidies to carry out the Education of Ethnic Relations-Racials at school. We consider that this investigation was relevant because it allows discussing, (re) thinking and searching for new possibilities for teaching content from an African matrix as well as (re) knowing that a systematic pedagogical intervention allows those involved to expand the cultural repertoire, appreciation of roots and affirmation of ethnic-racial belonging; building respect for these cultures; behavior changes such as collective work; decrease in individualistic attitudes and the involvement of the school community that perceived the richness of this process.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ugaya, Andresa de Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rocha, Suzi Dornelas e Silva2020-06-26T12:08:47Z2020-06-26T12:08:47Z2020-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/192836000931780Educação Física - FCporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-12-09T15:13:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192836Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-12-09T15:13:21Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Viajando pela cultura africana e afro-brasileira: relações étnico-raciais na Educação Física Traveling through african and afro-brazilian culture: ethnic-racial relations in physical education |
title |
Viajando pela cultura africana e afro-brasileira: relações étnico-raciais na Educação Física |
spellingShingle |
Viajando pela cultura africana e afro-brasileira: relações étnico-raciais na Educação Física Rocha, Suzi Dornelas e Silva Processos educativos Educação das relações étnico-raciais Cultura africana e afro-brasileira Educação física escolar Educational processes Education of ethnic-racial relations African and afro-brazilian culture School physical education |
title_short |
Viajando pela cultura africana e afro-brasileira: relações étnico-raciais na Educação Física |
title_full |
Viajando pela cultura africana e afro-brasileira: relações étnico-raciais na Educação Física |
title_fullStr |
Viajando pela cultura africana e afro-brasileira: relações étnico-raciais na Educação Física |
title_full_unstemmed |
Viajando pela cultura africana e afro-brasileira: relações étnico-raciais na Educação Física |
title_sort |
Viajando pela cultura africana e afro-brasileira: relações étnico-raciais na Educação Física |
author |
Rocha, Suzi Dornelas e Silva |
author_facet |
Rocha, Suzi Dornelas e Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ugaya, Andresa de Souza [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Suzi Dornelas e Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processos educativos Educação das relações étnico-raciais Cultura africana e afro-brasileira Educação física escolar Educational processes Education of ethnic-racial relations African and afro-brazilian culture School physical education |
topic |
Processos educativos Educação das relações étnico-raciais Cultura africana e afro-brasileira Educação física escolar Educational processes Education of ethnic-racial relations African and afro-brazilian culture School physical education |
description |
A sociedade brasileira tem sua formação inicial marcada pelas influências de culturas de matrizes europeias, africanas e indígenas, o que configura características, costumes e valores tão presentes e enraizados na história e identidade do país. No entanto, percebemos que as culturas de matrizes africanas e indígenas possuem pouco espaço em processos educativos nos contextos escolares. Diante essa realidade, e focando especificamente nas culturas africana e afro-brasileira nas aulas de Educação Física, traçamos os seguintes questionamentos: é possível desenvolver um planejamento docente dentro da perspectiva das relações étnico-raciais que seja significativo para a aprendizagem dos/as estudantes? Conhecimentos e vivências acerca da história e cultura africana e afro-brasileira possibilitam atitudes não preconceituosas, fortalecem referenciais e a identidade afro-brasileira? Qual a percepção dos/as estudantes sobre o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira? Partindo dessas questões, essa pesquisa de abordagem qualitativa, cujo referencial metodológico foi a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), objetivou identificar e compreender os processos educativos decorrentes de uma intervenção com elementos culturais de matriz africana junto a estudantes de uma turma de 5.º ano do Ensino Fundamental nas aulas de Educação Física. Essa foi realizada em uma escola de Educação Básica do município de Bauru, interior do estado de São Paulo, e o público participante foram 26 estudantes e suas respectivas famílias. Para o levantamento de dados, utilizamos os registros do caderno dos/as estudantes, os diários de campo da pesquisadora, questionário inicial e final com os/as estudantes e o questionário dos/as convidados/as que participaram do evento “Festival Viagem pelos Caminhos da África” realizado como parte da pesquisa. A análise categorial temática (GOMES, 2009) seguiu por meio do agrupamento de ideias e expressões dos/as participantes, assim foram elaboradas três categorias para discussão: A) Aprendendo e ensinando elementos culturais de matriz africana; B) Estudar outras culturas transforma a nossa cultura e C) Envolvimento da comunidade escolar. Como frutos desse trabalho foram elaborados dois produtos: o “Planejamento Pedagógico: um diálogo com a cultura africana e afro-brasileira” e o audiovisual “Viajando pela Cultura Africana” que tem como intenção oferecer aos/as professores/as subsídios para efetivar a Educação das Relações Étnico-Raciais na escola. Consideramos que essa investigação foi relevante por permitir discutir, (re)pensar e buscar novas possibilidades para o ensino de conteúdos de matriz africana bem como (re)conhecer que uma intervenção pedagógica sistematizada possibilita aos/as envolvidos/as a ampliação do repertório cultural, valorização das raízes e afirmação do pertencimento étnico-racial; a construção do respeito por essas culturas; mudanças de comportamento como o trabalho coletivo; diminuição de atitudes individualistas e o envolvimento da comunidade escolar que percebeu a riqueza desse processo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-26T12:08:47Z 2020-06-26T12:08:47Z 2020-03-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/192836 000931780 Educação Física - FC |
url |
http://hdl.handle.net/11449/192836 |
identifier_str_mv |
000931780 Educação Física - FC |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1826304647336296448 |