Semicultura e educação: uma análise crítica da revista Nova Escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782007000200010 http://hdl.handle.net/11449/30078 |
Resumo: | Em suas obras, os filósofos da teoria crítica desenvolveram reflexões muito importantes acerca da sociedade capitalista do pós-guerra, apresentando um potencial pedagógico intrínseco, especialmente por meio dos conceitos adornianos de semicultura e indústria cultural. Este trabalho pretende utilizar tais conceitos para analisar criticamente o conteúdo editorial da revista Nova Escola, da editora Abril. Como esse é um periódico de grande circulação nas escolas públicas brasileiras, essa análise poderá esclarecer a intersecção entre educação e indústria cultural, reflexão que se faz urgente quando consideramos que essa relação atualmente é condicionada pelos imperativos do Estado mínimo neoliberal. |
id |
UNSP_f3d818465ae5b51c17c4c6523176f467 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/30078 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Semicultura e educação: uma análise crítica da revista Nova EscolaSemicultura y educación: un análisis crítico de la revista Nova EscolaSemiculture and education: a critical analysis of the Nova Escola magazineteoria críticasemiculturaNova Escolaindústria culturalsemicultura y educaciónNova Escolaindustria culturalcritical theorysemicultureNova Escolacultural industryEm suas obras, os filósofos da teoria crítica desenvolveram reflexões muito importantes acerca da sociedade capitalista do pós-guerra, apresentando um potencial pedagógico intrínseco, especialmente por meio dos conceitos adornianos de semicultura e indústria cultural. Este trabalho pretende utilizar tais conceitos para analisar criticamente o conteúdo editorial da revista Nova Escola, da editora Abril. Como esse é um periódico de grande circulação nas escolas públicas brasileiras, essa análise poderá esclarecer a intersecção entre educação e indústria cultural, reflexão que se faz urgente quando consideramos que essa relação atualmente é condicionada pelos imperativos do Estado mínimo neoliberal.En sus obras, los filósofos de la teoría crítica desarrollaron reflexiones muy importantes acerca de la sociedad capitalista de la posguerra, presentando un potencial pedagógico intrínseco, en especial por medio de los conceptos adornianos de semicultura e industria cultural. Este trabajo pretende utilizar tales conceptos para analizar críticamente el contenido editorial de la revista Nova Escola, de la editora Abril. Como este es un periódico de gran circulación en las escuelas públicas brasileñas, ese análisis podrá aclarar la intercesión entre educación e industria cultural, reflexión que se hace urgente cuando consideramos que esta relación actualmente es condicionada por los imperativos del Estado mínimo neoliberal.In their works, the philosophers of critical theory produced very important reflections on post-war capitalist society, presenting an intrinsic pedagogical potential, especially by means of Adorno's concepts of semiculture and cultural industry. This article intends to make use of these concepts to analyse critically the editorial content of the Nova Escola magazine produced by the Abril publisher. As this is a periodical of wide circulation in Brazilian public elementary schools, my analysis can help to elucidate the relation between education and the cultural industry, a reflection which becomes increasingly urgent when we consider that this relationship nowadays is conditioned by the imperatives of the neoliberal minimum state.Universidade Estadual Paulista Departamento de FilosofiaUniversidade Estadual Paulista Departamento de FilosofiaEditora Autores AssociadosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bueno, Sinésio Ferraz [UNESP]2014-05-20T15:16:33Z2014-05-20T15:16:33Z2007-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article300-307application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782007000200010Revista Brasileira de Educação. Editora Autores Associados, v. 12, n. 35, p. 300-307, 2007.1413-2478http://hdl.handle.net/11449/3007810.1590/S1413-24782007000200010S1413-247820070002000102-s2.0-35048852488S1413-24782007000200010.pdf0461413357036740SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Educação0,244info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T12:45:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/30078Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T12:45:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Semicultura e educação: uma análise crítica da revista Nova Escola Semicultura y educación: un análisis crítico de la revista Nova Escola Semiculture and education: a critical analysis of the Nova Escola magazine |
title |
Semicultura e educação: uma análise crítica da revista Nova Escola |
spellingShingle |
Semicultura e educação: uma análise crítica da revista Nova Escola Bueno, Sinésio Ferraz [UNESP] teoria crítica semicultura Nova Escola indústria cultural semicultura y educación Nova Escola industria cultural critical theory semiculture Nova Escola cultural industry |
title_short |
Semicultura e educação: uma análise crítica da revista Nova Escola |
title_full |
Semicultura e educação: uma análise crítica da revista Nova Escola |
title_fullStr |
Semicultura e educação: uma análise crítica da revista Nova Escola |
title_full_unstemmed |
Semicultura e educação: uma análise crítica da revista Nova Escola |
title_sort |
Semicultura e educação: uma análise crítica da revista Nova Escola |
author |
Bueno, Sinésio Ferraz [UNESP] |
author_facet |
Bueno, Sinésio Ferraz [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bueno, Sinésio Ferraz [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
teoria crítica semicultura Nova Escola indústria cultural semicultura y educación Nova Escola industria cultural critical theory semiculture Nova Escola cultural industry |
topic |
teoria crítica semicultura Nova Escola indústria cultural semicultura y educación Nova Escola industria cultural critical theory semiculture Nova Escola cultural industry |
description |
Em suas obras, os filósofos da teoria crítica desenvolveram reflexões muito importantes acerca da sociedade capitalista do pós-guerra, apresentando um potencial pedagógico intrínseco, especialmente por meio dos conceitos adornianos de semicultura e indústria cultural. Este trabalho pretende utilizar tais conceitos para analisar criticamente o conteúdo editorial da revista Nova Escola, da editora Abril. Como esse é um periódico de grande circulação nas escolas públicas brasileiras, essa análise poderá esclarecer a intersecção entre educação e indústria cultural, reflexão que se faz urgente quando consideramos que essa relação atualmente é condicionada pelos imperativos do Estado mínimo neoliberal. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-01 2014-05-20T15:16:33Z 2014-05-20T15:16:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782007000200010 Revista Brasileira de Educação. Editora Autores Associados, v. 12, n. 35, p. 300-307, 2007. 1413-2478 http://hdl.handle.net/11449/30078 10.1590/S1413-24782007000200010 S1413-24782007000200010 2-s2.0-35048852488 S1413-24782007000200010.pdf 0461413357036740 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782007000200010 http://hdl.handle.net/11449/30078 |
identifier_str_mv |
Revista Brasileira de Educação. Editora Autores Associados, v. 12, n. 35, p. 300-307, 2007. 1413-2478 10.1590/S1413-24782007000200010 S1413-24782007000200010 2-s2.0-35048852488 S1413-24782007000200010.pdf 0461413357036740 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação 0,244 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
300-307 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Autores Associados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Autores Associados |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128135699365888 |