Atividades práticas para o ensino de Ecologia no Fundamental II
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/239286 |
Resumo: | À medida que a humanidade intervém na natureza, surgem tensões e conflitos quanto ao uso de seus recursos. Paralelamente ao crescimento dos impactos negativos das ações antrópicas aos ecossistemas, a agenda ambiental vem tomando cada vez mais destaque, especialmente por meio da Educação Ambiental (EA). No Brasil, a Lei nº 9795 de 27 de abril de 1999 determina a EA como um direito de todos e um dever de ser promovida pelo poder público dentro do ambiente escolar. Ademais, estudos mostram que o aprendizado se torna mais eficiente através de atividades práticas, que além de trazer benefícios pedagógicos, é capaz de desenvolver senso crítico e colocar em prática o método científico. Diante disso, foi desenvolvido um projeto de Estágio Curricular Supervisionado que tem como objetivo principal a utilização de atividades práticas para que os alunos compreendam os impactos das ações humanas na natureza. Todo o estágio foi desenvolvido utilizando as Metodologias Ativas de Aprendizagem nas turmas de Ensino Fundamental II. Durante o ano, foi feito período de observação e o período de regência, no qual as estagiárias puderam se inserir na rotina escolar, planejar, aplicar e desenvolver atividades com as turmas. Para cada processo e atividade, houve algumas avaliações subjetivas a respeito da participação e desempenho dos alunos, e ainda os estudantes tiveram a oportunidade de avaliar o estágio formulário online, o que indicou que as reflexões e discussões sobre a temática ambiental foram efetivas. Conclui-se assim que os alunos tiveram ótimo aproveitamento das aulas, demonstrando que as atividades práticas auxiliaram para a fixação e revisão dos conceitos ecológicos. E, acima de tudo, acredita-se que as atividades foram capazes de exercitar o senso crítico dos alunos, principalmente a respeito do posicionamento e das atitudes da humanidade perante a natureza. Espera-se, dessa forma, que os alunos tenham entendido a importância de debater sobre educação ambiental. |
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Atividades práticas para o ensino de Ecologia no Fundamental IIPractical activities for teaching Ecology in Elementary School IIEducação ambientalConservação da naturezaCiclos biogeoquímicosInterações ecológicasBiomasEnvironmental educationNature conservationBiogeochemical cyclesEcological interactionsBiomesÀ medida que a humanidade intervém na natureza, surgem tensões e conflitos quanto ao uso de seus recursos. Paralelamente ao crescimento dos impactos negativos das ações antrópicas aos ecossistemas, a agenda ambiental vem tomando cada vez mais destaque, especialmente por meio da Educação Ambiental (EA). No Brasil, a Lei nº 9795 de 27 de abril de 1999 determina a EA como um direito de todos e um dever de ser promovida pelo poder público dentro do ambiente escolar. Ademais, estudos mostram que o aprendizado se torna mais eficiente através de atividades práticas, que além de trazer benefícios pedagógicos, é capaz de desenvolver senso crítico e colocar em prática o método científico. Diante disso, foi desenvolvido um projeto de Estágio Curricular Supervisionado que tem como objetivo principal a utilização de atividades práticas para que os alunos compreendam os impactos das ações humanas na natureza. Todo o estágio foi desenvolvido utilizando as Metodologias Ativas de Aprendizagem nas turmas de Ensino Fundamental II. Durante o ano, foi feito período de observação e o período de regência, no qual as estagiárias puderam se inserir na rotina escolar, planejar, aplicar e desenvolver atividades com as turmas. Para cada processo e atividade, houve algumas avaliações subjetivas a respeito da participação e desempenho dos alunos, e ainda os estudantes tiveram a oportunidade de avaliar o estágio formulário online, o que indicou que as reflexões e discussões sobre a temática ambiental foram efetivas. Conclui-se assim que os alunos tiveram ótimo aproveitamento das aulas, demonstrando que as atividades práticas auxiliaram para a fixação e revisão dos conceitos ecológicos. E, acima de tudo, acredita-se que as atividades foram capazes de exercitar o senso crítico dos alunos, principalmente a respeito do posicionamento e das atitudes da humanidade perante a natureza. Espera-se, dessa forma, que os alunos tenham entendido a importância de debater sobre educação ambiental.As humanity intervenes in nature, tensions and conflicts arise regarding the use of its resources. Parallel to the growth of the negative impacts of anthropic actions on ecosystems, the environmental agenda has been gaining more and more prominence, especially through Environmental Education (EE). In Brazil, Law No. 9795 of April 27, 1999 determines EE as a right for all and a duty to be promoted by the public authorities in schools. In addition, studies show that learning is more efficient through practical activities, which brings pedagogical benefits, develops a critical sense and puts the scientific method into practice. Thus, a Supervised Curricular Internship project was developed, which has as its main objective the use of practical activities so that students understand the impacts of human actions on nature. The entire internship was developed using Active Learning Methodologies in Elementary School II classes. During the year, a period of observation and a period of regency were developed , in which the interns were able to insert themselves into the school routine, plan, apply and develop activities with the students. For each process and activity, some subjective evaluations regarding the participation and performance of the students were applied, and the students also had the opportunity to evaluate the internship through an online form, which indicated that the reflections and discussions on the environmental theme were effective. To conclude, students had a great use of the classes, demonstrating that the practical activities helped them to review the ecological concepts. And, above all, it is believed that the activities were able to exercise the students' critical sense, especially regarding the positioning and attitudes of humanity towards nature. It is hoped, therefore, that students have understood the importance of debating environmental education.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Casatti, Lilian [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rosa, Camila RodriguesShimizu-Alves, Yullia Kaory2023-02-03T12:46:08Z2023-02-03T12:46:08Z2023-01-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/239286porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-18T06:20:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239286Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:41:47.528762Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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