Atividades práticas para o ensino de Ecologia no Fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Camila Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Shimizu-Alves, Yullia Kaory
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/239286
Resumo: À medida que a humanidade intervém na natureza, surgem tensões e conflitos quanto ao uso de seus recursos. Paralelamente ao crescimento dos impactos negativos das ações antrópicas aos ecossistemas, a agenda ambiental vem tomando cada vez mais destaque, especialmente por meio da Educação Ambiental (EA). No Brasil, a Lei nº 9795 de 27 de abril de 1999 determina a EA como um direito de todos e um dever de ser promovida pelo poder público dentro do ambiente escolar. Ademais, estudos mostram que o aprendizado se torna mais eficiente através de atividades práticas, que além de trazer benefícios pedagógicos, é capaz de desenvolver senso crítico e colocar em prática o método científico. Diante disso, foi desenvolvido um projeto de Estágio Curricular Supervisionado que tem como objetivo principal a utilização de atividades práticas para que os alunos compreendam os impactos das ações humanas na natureza. Todo o estágio foi desenvolvido utilizando as Metodologias Ativas de Aprendizagem nas turmas de Ensino Fundamental II. Durante o ano, foi feito período de observação e o período de regência, no qual as estagiárias puderam se inserir na rotina escolar, planejar, aplicar e desenvolver atividades com as turmas. Para cada processo e atividade, houve algumas avaliações subjetivas a respeito da participação e desempenho dos alunos, e ainda os estudantes tiveram a oportunidade de avaliar o estágio formulário online, o que indicou que as reflexões e discussões sobre a temática ambiental foram efetivas. Conclui-se assim que os alunos tiveram ótimo aproveitamento das aulas, demonstrando que as atividades práticas auxiliaram para a fixação e revisão dos conceitos ecológicos. E, acima de tudo, acredita-se que as atividades foram capazes de exercitar o senso crítico dos alunos, principalmente a respeito do posicionamento e das atitudes da humanidade perante a natureza. Espera-se, dessa forma, que os alunos tenham entendido a importância de debater sobre educação ambiental.
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