Investigando o desenvolvimento de práticas reflexivas de professores em um curso de formação continuada em astronomia voltado à observação do céu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fabiana Andrade de [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/145005
Resumo: A presença de dificuldades associadas ao ensino de astronomia nas escolas, a falta de contato de professores com esta Ciência durante a formação inicial e a necessidade de formar indivíduos cientes a respeito do céu noturno, levaram a necessidade de um curso de formação continuada com ênfase na observação do céu. Esta pesquisa envolve o estudo de um curso de formação continuada em astronomia com relação ao desenvolvimento profissional reflexivo de professores. Nesse sentido, buscamos responder à questão principal: Que indícios do desenvolvimento de práticas reflexivas emergem durante um curso de formação continuada em astronomia? Com efeito, os movimentos realizados em prol de um diálogo entre teoria e prática deram-se a partir do trabalho colaborativo entre os professores e pesquisadora, sendo o processo reflexivo sustentado sob três aspectos: uma situação prática desses professores, reflexões em coletivo e apresentação de pesquisas acadêmicas sobre ensino de astronomia. Os dados foram constituídos a partir de um questionário e grupos focais realizados em dois encontros com os professores. Apoiando-se metodologicamente na Análise de Conteúdo, os resultados apontam para indícios da contribuição do curso com relação ao desenvolvimento de práticas reflexivas. Dessa forma, ultimamos que as condições de reflexão em coletivo mostraram-se efetivas ao permitir que situações reais de ensino fossem discutidas e estudadas entre os pares, possibilitando também o envolvimento dos professores nas decisões em relação ao curso. Alguns deles acreditam que as teorias não atendem às suas necessidades formativas, uma vez que estão distantes dos problemas que vivenciam na prática. Em contrapartida, outros professores entendem que há fatores limitantes quanto às condições de estudo e melhorias profissionais. Na visão de alguns professores as atividades práticas desenvolvidas ao longo dos encontros foram relevantes, pois consistem em estratégias e metodologias que viabilizam a abordagem da astronomia no contexto da sala de aula. Os resultados desta pesquisa mostram que os professores apresentam preocupações de ordem prática, relacionadas ao contexto da sala de aula e à aprendizagem dos alunos.
id UNSP_f4bf09d03e7c029c5c199897906332f4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/145005
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Investigando o desenvolvimento de práticas reflexivas de professores em um curso de formação continuada em astronomia voltado à observação do céuInvestigating the development of reflective practices of teachers in a continuing education course in Astronomy focused on the observation of the skyAnálise de ConteúdoEducação em astronomiaFormação continuadaObservação do céuAstronomy educationContinuing educationSky observationContent analysisA presença de dificuldades associadas ao ensino de astronomia nas escolas, a falta de contato de professores com esta Ciência durante a formação inicial e a necessidade de formar indivíduos cientes a respeito do céu noturno, levaram a necessidade de um curso de formação continuada com ênfase na observação do céu. Esta pesquisa envolve o estudo de um curso de formação continuada em astronomia com relação ao desenvolvimento profissional reflexivo de professores. Nesse sentido, buscamos responder à questão principal: Que indícios do desenvolvimento de práticas reflexivas emergem durante um curso de formação continuada em astronomia? Com efeito, os movimentos realizados em prol de um diálogo entre teoria e prática deram-se a partir do trabalho colaborativo entre os professores e pesquisadora, sendo o processo reflexivo sustentado sob três aspectos: uma situação prática desses professores, reflexões em coletivo e apresentação de pesquisas acadêmicas sobre ensino de astronomia. Os dados foram constituídos a partir de um questionário e grupos focais realizados em dois encontros com os professores. Apoiando-se metodologicamente na Análise de Conteúdo, os resultados apontam para indícios da contribuição do curso com relação ao desenvolvimento de práticas reflexivas. Dessa forma, ultimamos que as condições de reflexão em coletivo mostraram-se efetivas ao permitir que situações reais de ensino fossem discutidas e estudadas entre os pares, possibilitando também o envolvimento dos professores nas decisões em relação ao curso. Alguns deles acreditam que as teorias não atendem às suas necessidades formativas, uma vez que estão distantes dos problemas que vivenciam na prática. Em contrapartida, outros professores entendem que há fatores limitantes quanto às condições de estudo e melhorias profissionais. Na visão de alguns professores as atividades práticas desenvolvidas ao longo dos encontros foram relevantes, pois consistem em estratégias e metodologias que viabilizam a abordagem da astronomia no contexto da sala de aula. Os resultados desta pesquisa mostram que os professores apresentam preocupações de ordem prática, relacionadas ao contexto da sala de aula e à aprendizagem dos alunos.There are some difficulties associated with the teaching of astronomy in schools, the lack of contact of teachers with this Science during initial formation and the need to train individuals aware of the night sky, led to the need for a continuing education course with emphasis on watching the sky. This research involves the study of a continuing astronomy training course in relation to the reflective professional development of teachers. In this sense, we seek to answer the main question: What signs of the development of reflexive practices emerge during a course of continuing formation in astronomy? In fact, the movements carried out in favor of a dialogue between theory and practice were based on collaborative work between teachers and researcher, and the reflexive process was sustained under three aspects: a practical situation of these teachers, reflections in collective and presentation of Academic research on astronomy teaching. The data were constituted from a questionnaire and focus groups conducted in two meetings with the teachers. By supporting methodologically in Content Analysis, the results point to indications of the course's contribution to the development of reflective practices. Thus, we conclude that the conditions of collective reflection have proved to be effective in allowing real teaching situations to be discussed and studied among peers, thus enabling the involvement of teachers in decisions related to the course. Some of them believe that the theories do not meet their training needs, since they are far from the problems they experience in practice. On the other hand, other teachers understand that there are limiting factors regarding the conditions of study and professional improvements. In the view of some teachers, the practical activities developed during the meetings were relevant, since they consist of strategies and methodologies that enable the approach of astronomy in the context of the classroom. The results of this research show that teachers present practical concerns related to the context of the classroom and student learning.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Langhi, Rodolfo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Fabiana Andrade de [UNESP]2016-12-06T11:34:35Z2016-12-06T11:34:35Z2016-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14500500087679133004056079P074129529084669310000-0002-3291-5382porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-17T06:10:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/145005Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:12:16.066855Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigando o desenvolvimento de práticas reflexivas de professores em um curso de formação continuada em astronomia voltado à observação do céu
Investigating the development of reflective practices of teachers in a continuing education course in Astronomy focused on the observation of the sky
title Investigando o desenvolvimento de práticas reflexivas de professores em um curso de formação continuada em astronomia voltado à observação do céu
spellingShingle Investigando o desenvolvimento de práticas reflexivas de professores em um curso de formação continuada em astronomia voltado à observação do céu
Oliveira, Fabiana Andrade de [UNESP]
Análise de Conteúdo
Educação em astronomia
Formação continuada
Observação do céu
Astronomy education
Continuing education
Sky observation
Content analysis
title_short Investigando o desenvolvimento de práticas reflexivas de professores em um curso de formação continuada em astronomia voltado à observação do céu
title_full Investigando o desenvolvimento de práticas reflexivas de professores em um curso de formação continuada em astronomia voltado à observação do céu
title_fullStr Investigando o desenvolvimento de práticas reflexivas de professores em um curso de formação continuada em astronomia voltado à observação do céu
title_full_unstemmed Investigando o desenvolvimento de práticas reflexivas de professores em um curso de formação continuada em astronomia voltado à observação do céu
title_sort Investigando o desenvolvimento de práticas reflexivas de professores em um curso de formação continuada em astronomia voltado à observação do céu
author Oliveira, Fabiana Andrade de [UNESP]
author_facet Oliveira, Fabiana Andrade de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Langhi, Rodolfo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Fabiana Andrade de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de Conteúdo
Educação em astronomia
Formação continuada
Observação do céu
Astronomy education
Continuing education
Sky observation
Content analysis
topic Análise de Conteúdo
Educação em astronomia
Formação continuada
Observação do céu
Astronomy education
Continuing education
Sky observation
Content analysis
description A presença de dificuldades associadas ao ensino de astronomia nas escolas, a falta de contato de professores com esta Ciência durante a formação inicial e a necessidade de formar indivíduos cientes a respeito do céu noturno, levaram a necessidade de um curso de formação continuada com ênfase na observação do céu. Esta pesquisa envolve o estudo de um curso de formação continuada em astronomia com relação ao desenvolvimento profissional reflexivo de professores. Nesse sentido, buscamos responder à questão principal: Que indícios do desenvolvimento de práticas reflexivas emergem durante um curso de formação continuada em astronomia? Com efeito, os movimentos realizados em prol de um diálogo entre teoria e prática deram-se a partir do trabalho colaborativo entre os professores e pesquisadora, sendo o processo reflexivo sustentado sob três aspectos: uma situação prática desses professores, reflexões em coletivo e apresentação de pesquisas acadêmicas sobre ensino de astronomia. Os dados foram constituídos a partir de um questionário e grupos focais realizados em dois encontros com os professores. Apoiando-se metodologicamente na Análise de Conteúdo, os resultados apontam para indícios da contribuição do curso com relação ao desenvolvimento de práticas reflexivas. Dessa forma, ultimamos que as condições de reflexão em coletivo mostraram-se efetivas ao permitir que situações reais de ensino fossem discutidas e estudadas entre os pares, possibilitando também o envolvimento dos professores nas decisões em relação ao curso. Alguns deles acreditam que as teorias não atendem às suas necessidades formativas, uma vez que estão distantes dos problemas que vivenciam na prática. Em contrapartida, outros professores entendem que há fatores limitantes quanto às condições de estudo e melhorias profissionais. Na visão de alguns professores as atividades práticas desenvolvidas ao longo dos encontros foram relevantes, pois consistem em estratégias e metodologias que viabilizam a abordagem da astronomia no contexto da sala de aula. Os resultados desta pesquisa mostram que os professores apresentam preocupações de ordem prática, relacionadas ao contexto da sala de aula e à aprendizagem dos alunos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-06T11:34:35Z
2016-12-06T11:34:35Z
2016-03-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/145005
000876791
33004056079P0
7412952908466931
0000-0002-3291-5382
url http://hdl.handle.net/11449/145005
identifier_str_mv 000876791
33004056079P0
7412952908466931
0000-0002-3291-5382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128479967838208