A observação do céu nos livros didáticos de ciências aprovados no PNLD/2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Gleice Kelen Dornelles
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-23112018-142104/
Resumo: A atividade de observação do céu remonta à antiguidade e sua presença na educação básica é defendida por distintos pesquisadores. O caráter observacional pode ser uma estratégia didática para que o aluno amplie a percepção do seu entorno astronômico, sendo capaz de reconhecer fenômenos que fazem parte de seu cotidiano, com ou sem o uso de instrumentos. No entanto, as atividades de observação direta do céu requerem tempos (duração e horários das atividades) e espaços (a céu aberto, fora da sala de aula) que fogem do sistema tradicional escolar, além da necessidade de condições atmosféricas para tal. Esta pesquisa visa compreender a natureza das atividades de observação do céu no Ensino Fundamental II, na disciplina de Ciências, por meio da análise de livros didáticos. Este material didático constituiu-se como um elemento de grande importância dentro do contexto escolar, influenciando o trabalho do professor e acompanhando os alunos em suas atividades, tanto na escola como em casa. Foram analisadas nove coleções de livros didáticos de ciências distribuídos nacionalmente através do Programa Nacional do Livro Didático/2017. A análise foi subsidiada pela elaboração de um conjunto de elementos considerados fundamentais para a construção de uma atividade de observação do céu na escola, presentes nos trabalhos de pesquisadores da área de educação em Astronomia. Esses elementos estruturam o conjunto de atividades que envolvem a observação em seus distintos momentos: antes, durante e após a atividade de observação do céu. Desta forma, foram construídas oito categorias que subsidiaram a análise: Material, Pré-observação, Estratégias para observar e acompanhar astros ou fenômenos, Natureza da observação, Pós-observação, Espaço, Subsídios e Complementos. Na análise, percebeu-se que tópicos de Astronomia estão concentrados nos livros de sexto ano, e que ocupam uma parte considerável do material didático desta série, considerando que estão incluídos conteúdos de outras áreas do conhecimento como Biologia, Física, Geociências, Química. Tópicos de Astronomia desaparecem no sétimo e oitavo anos, retornando no nono ano, em geral, com outras características dentro de Gravitação. As propostas didáticas de observação aparecem quase que exclusivamente no sexto ano e são centradas em curtos períodos de tempo, dificultando a percepção de fenômenos cíclicos promovendo observações contemplativas. Além disso, as atividades geralmente são propostas para serem realizadas fora do espaço escolar, dificultando a participação in loco do professor, necessitando para tal um maior detalhamento da proposta e uma grande autonomia discente. Ainda que as atividades de observação estejam presentes nos LD elas ainda estão distantes das propostas feitas pelos pesquisadores da área que sugerem observações sistemáticas para melhor compreensão, tornando-as experiências próprias, em que a aprendizagem ocorre no tempo do fenômeno e também próprio de cada aluno.
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Esta pesquisa visa compreender a natureza das atividades de observação do céu no Ensino Fundamental II, na disciplina de Ciências, por meio da análise de livros didáticos. Este material didático constituiu-se como um elemento de grande importância dentro do contexto escolar, influenciando o trabalho do professor e acompanhando os alunos em suas atividades, tanto na escola como em casa. Foram analisadas nove coleções de livros didáticos de ciências distribuídos nacionalmente através do Programa Nacional do Livro Didático/2017. A análise foi subsidiada pela elaboração de um conjunto de elementos considerados fundamentais para a construção de uma atividade de observação do céu na escola, presentes nos trabalhos de pesquisadores da área de educação em Astronomia. Esses elementos estruturam o conjunto de atividades que envolvem a observação em seus distintos momentos: antes, durante e após a atividade de observação do céu. Desta forma, foram construídas oito categorias que subsidiaram a análise: Material, Pré-observação, Estratégias para observar e acompanhar astros ou fenômenos, Natureza da observação, Pós-observação, Espaço, Subsídios e Complementos. Na análise, percebeu-se que tópicos de Astronomia estão concentrados nos livros de sexto ano, e que ocupam uma parte considerável do material didático desta série, considerando que estão incluídos conteúdos de outras áreas do conhecimento como Biologia, Física, Geociências, Química. Tópicos de Astronomia desaparecem no sétimo e oitavo anos, retornando no nono ano, em geral, com outras características dentro de Gravitação. As propostas didáticas de observação aparecem quase que exclusivamente no sexto ano e são centradas em curtos períodos de tempo, dificultando a percepção de fenômenos cíclicos promovendo observações contemplativas. Além disso, as atividades geralmente são propostas para serem realizadas fora do espaço escolar, dificultando a participação in loco do professor, necessitando para tal um maior detalhamento da proposta e uma grande autonomia discente. Ainda que as atividades de observação estejam presentes nos LD elas ainda estão distantes das propostas feitas pelos pesquisadores da área que sugerem observações sistemáticas para melhor compreensão, tornando-as experiências próprias, em que a aprendizagem ocorre no tempo do fenômeno e também próprio de cada aluno.Observation of the cosmos dates back to antiquity, and its perpetual presence in basic education is defended by researchers. The observational character can be used as a didactic strategy for the student to enhance the perception of their astronomical environment, being able to recognize phenomena that are part of their daily life, either with or without the use of instruments. However, direct sky observation activities require time (times and schedules of events) and locations (outdoors, outside the classroom) that contrast from the traditional school system, in addition to required atmosphere conditions. This research intends to analyze and understand the nature of the activities when observing the sky while in Elementary School, in the discipline of Sciences for the final years, through textbook study. This material constitutes an element of significant importance within the school context, influencing the work of the teacher and student activity, both at school and at home. Nine collections of science textbooks, distributed nationally through the National Textbook Program / 2017, were analyzed. The analysis was subsidized by the construction of a set of elements considered fundamental for the implementation of an activity of observation of the sky in the school, present in the works of researchers in the area of education in Astronomy. These elements make up the structure of the set of observational activities that range in time from moments before, during and after the sky observation activity. In this way, eight categories were constructed and subsidized the analysis: Material, Pre-observation, Strategies to observe and follow stars or phenomena, Nature of observation, Post-observation, Space, Subsidies and Complements. In the analysis, it was noticed that topics of Astronomy are concentrated in the books of sixth year, and that they occupy a considerable bulk of it, while noting that contents of other areas of education include Biology, Physics, Geosciences, Chemistry. Astronomy topics disappear in the seventh and eighth years and return in the ninth year, usually within Gravitation. The presence of observation are also implemented almost exclusively in the sixth year, which are focused on short periods of time, thereby making it difficult to perceive cyclical phenomena promoting contemplative observations. In addition, these exercises are usually intended to be carried out outside of the school grounds, making it difficult for the teacher to participate, and requiring greater student autonomy. Although the activities of observation are present in the LD, they are still far from the proposals made by the researchers of the area that suggest systematic observations for a better understanding, becoming the own experiences, in which the learning occurs in the time of the phenomenon and also own of each studentBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLeite, CristinaCosta, Gleice Kelen Dornelles2018-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-23112018-142104/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-10T00:06:19Zoai:teses.usp.br:tde-23112018-142104Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-10T00:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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