A observação do céu nas propostas didáticas para a educação básica brasileira: um olhar para as pesquisas da área 

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Huaman, Rubens Parker Mamani
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-08122023-122827/
Resumo: O papel central exercido pelas atividades de observação do céu no processo de ensino e aprendizagem da Astronomia é destacado por vários pesquisadores da área. Para o desenvolvimento destas atividades, em ambiente escolar, é necessário o envolvimento, planejamento e acompanhamento pelo professor. É importante que se aprenda a acompanhar e a interpretar os fenômenos celestes. Nesta pesquisa, buscamos fazer um levantamento bibliográfico em atas de eventos da área no período de 2009 a 2021, a partir das categorias do trabalho de Soler (2012) sobre as justificativas para a observação do céu e Costa (2018), que organizam e fundamentam elementos essenciais vinculados a atividade de observação do céu, sob os seguintes aspectos: preparação para a observação; estratégias para observar e acompanhar os objetos celestes e seus movimentos; pós-observacão na qual envolve a retomada e discussões do que fora realizado. Como resultado as atividades apresentam em sua maioria com duração da observação não definida exclusivamente no Ensino Médio, já as atividades que deixam claro a duração da observação, predomina as observações em curtos períodos de minutos no Ensino Fundamental I e II; as atividades ocorrem prioritariamente no período noturno no Ensino Médio e para o Fundamental I e II predomina o período diurno; as atividades propostas envolvem tanto a visualização direta do céu, por meio de observações a olho nu e com o auxílio de instrumentos simples ou mesmo a visualização indireta do céu com abordagens que utilizam recursos complementares para a exploração e compreensão do céu; sugerem o uso de estratégias de observação; recomendam o uso de registros da atividade de observação, que podem ocorrer por meio de tabelas, desenhos, fotos, relatos orais e a utilização de referências, que podem ajudar a perceber o movimento do astro, dimensioná-lo ou ainda localizá-lo. Tanto no Ensino Fundamental I e II quanto no Ensino Médio, destaca-se a relevância da observação direta e indireta do céu para a compreensão de conceitos básicos da astronomia. Para o Ensino Fundamental, enfatiza-se a importância da observação da Lua como uma experiência enriquecedora e vivencial para os alunos, enquanto para o Ensino Médio, ressalta-se a integração das disciplinas de matemática e física na observação astronômica. As atividades de observação analisadas aparecem, quase que exclusivamente, para o Ensino Médio, estas propostas sugeridas ou aplicadas por pesquisadores da área trazem a natureza da observação sistemática, buscando melhorar a compreensão e a aprendizagem dos estudantes.
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spelling A observação do céu nas propostas didáticas para a educação básica brasileira: um olhar para as pesquisas da área Sky observation in didactic proposals for Brazilian basic education: a look at the research presented at events in the field.AstronomiaAstronomyAtas de eventosElementary School I and IIEnsino Fundamental I e IIEnsino MédioHigh SchoolMinutes of eventsObservação do CéuSky observationO papel central exercido pelas atividades de observação do céu no processo de ensino e aprendizagem da Astronomia é destacado por vários pesquisadores da área. Para o desenvolvimento destas atividades, em ambiente escolar, é necessário o envolvimento, planejamento e acompanhamento pelo professor. É importante que se aprenda a acompanhar e a interpretar os fenômenos celestes. Nesta pesquisa, buscamos fazer um levantamento bibliográfico em atas de eventos da área no período de 2009 a 2021, a partir das categorias do trabalho de Soler (2012) sobre as justificativas para a observação do céu e Costa (2018), que organizam e fundamentam elementos essenciais vinculados a atividade de observação do céu, sob os seguintes aspectos: preparação para a observação; estratégias para observar e acompanhar os objetos celestes e seus movimentos; pós-observacão na qual envolve a retomada e discussões do que fora realizado. Como resultado as atividades apresentam em sua maioria com duração da observação não definida exclusivamente no Ensino Médio, já as atividades que deixam claro a duração da observação, predomina as observações em curtos períodos de minutos no Ensino Fundamental I e II; as atividades ocorrem prioritariamente no período noturno no Ensino Médio e para o Fundamental I e II predomina o período diurno; as atividades propostas envolvem tanto a visualização direta do céu, por meio de observações a olho nu e com o auxílio de instrumentos simples ou mesmo a visualização indireta do céu com abordagens que utilizam recursos complementares para a exploração e compreensão do céu; sugerem o uso de estratégias de observação; recomendam o uso de registros da atividade de observação, que podem ocorrer por meio de tabelas, desenhos, fotos, relatos orais e a utilização de referências, que podem ajudar a perceber o movimento do astro, dimensioná-lo ou ainda localizá-lo. Tanto no Ensino Fundamental I e II quanto no Ensino Médio, destaca-se a relevância da observação direta e indireta do céu para a compreensão de conceitos básicos da astronomia. Para o Ensino Fundamental, enfatiza-se a importância da observação da Lua como uma experiência enriquecedora e vivencial para os alunos, enquanto para o Ensino Médio, ressalta-se a integração das disciplinas de matemática e física na observação astronômica. As atividades de observação analisadas aparecem, quase que exclusivamente, para o Ensino Médio, estas propostas sugeridas ou aplicadas por pesquisadores da área trazem a natureza da observação sistemática, buscando melhorar a compreensão e a aprendizagem dos estudantes.learning astronomy is highlighted by several researchers in the field. The development of these activities in a school environment requires the involvement, planning and monitoring of the teacher. It is important to learn how to monitor and interpret celestial phenomena. In this research, we sought to carry out a bibliographic survey of the minutes of events in the area from 2009 to 2021, based on the categories of the work of Soler (2012) on the justifications for observing the sky and Costa (2018), which organize and substantiate essential elements linked to the activity of observing the sky, under the following aspects: preparation for observation; strategies for observing and following celestial objects and their movements; post-observation in which it involves the resumption and discussions of what was done. As a result, most of the activities have an undefined observation duration, exclusively in secondary school, while the activities that make the observation duration clear predominate in short periods of time in elementary school I and II; the activities take place primarily in the evening in secondary school and in elementary school I and II in the daytime; the proposed activities involve both direct visualization of the sky, through observations with the naked eye and with the aid of simple instruments, or even indirect visualization of the sky with approaches that use complementary resources to explore and understand the sky; they suggest the use of observation strategies; they recommend the use of observation activity records, which can occur through tables, drawings, photos, oral reports and the use of references, which can help to perceive the movement of the star, size it or even locate it. In both primary and secondary schools, the importance of direct and indirect observation of the sky is emphasized in order to understand the basic concepts of astronomy. For elementary school, the importance of observing the moon is emphasized as an enriching and experiential experience for students, while for secondary schools, the integration of mathematics and physics subjects in astronomical observation is highlighted. The observation activities analyzed appear, almost exclusively, for secondary schools. These proposals, suggested or applied by researchers in the field, bring the nature of systematic observation, seeking to improve students\' understanding and learning.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLeite, CristinaHuaman, Rubens Parker Mamani2023-10-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-08122023-122827/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-12-08T20:21:02Zoai:teses.usp.br:tde-08122023-122827Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-08T20:21:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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