O trabalho em grupo como instrumento operatório no processo de alfabetização: relações entre concepções e práticas pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/99812 |
Resumo: | Objetivou-se diagnosticar qual a orientação para trabalho em grupo e como ela é recebida pelas professoras de primeira série de ensino fundamental da rede Municipal de Educação; buscou-se também identificar qual a concepção dessas professoras sobre o tema e como esta se manifesta nas práticas pedagógicas. A investigação ocorreu por meio de entrevistas com as professoras e com a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, utilizando-se da metodologia observacional em situação real de aula. Apesar das professoras afirmarem receber alguma orientação da Secretaria da Educação para esse tipo de trabalho, ressaltam uma falta de continuidade, ou de um acompanhamento mais incisivo e comprometido. |
id |
UNSP_f545ea6d98bb34e61b6a8f6438160007 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/99812 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O trabalho em grupo como instrumento operatório no processo de alfabetização: relações entre concepções e práticas pedagógicasAlfabetizaçãoInteraçãoLeituraEscritaElementary schoolWatcher methodologyObjetivou-se diagnosticar qual a orientação para trabalho em grupo e como ela é recebida pelas professoras de primeira série de ensino fundamental da rede Municipal de Educação; buscou-se também identificar qual a concepção dessas professoras sobre o tema e como esta se manifesta nas práticas pedagógicas. A investigação ocorreu por meio de entrevistas com as professoras e com a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, utilizando-se da metodologia observacional em situação real de aula. Apesar das professoras afirmarem receber alguma orientação da Secretaria da Educação para esse tipo de trabalho, ressaltam uma falta de continuidade, ou de um acompanhamento mais incisivo e comprometido.It was aimed to diagnose which orientation for work in group and how it is received by the teachers of first series at elementary school in the Municipal Education system; moreover, it was also aimed to identify which the conception of those teachers about the theme and how this is present in the pedagogic practices. The investigation happened through interviews with the teachers and the pedagogic coordinator of the Municipal Education Clerkship, by using the watcher methodology in real class situation. In spite of the teachers affirm to receive some orientation of the Education Clerkship for that work type, they point out a continuity lack, or a more incisive and committed accompaniment.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Dair Aily Franco de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Soares, Fátima Aparecida [UNESP]2014-06-11T19:30:21Z2014-06-11T19:30:21Z2005-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisviii, 166 f. : il., tabs.application/pdfSOARES, Fátima Aparecida. O trabalho em grupo como instrumento operatório no processo de alfabetização: relações entre concepções e práticas pedagógicas. 2005. viii, 166 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2005.http://hdl.handle.net/11449/99812000329633soares_fa_me_rcla.pdf33004137064P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-08T06:17:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/99812Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:45:05.446378Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho em grupo como instrumento operatório no processo de alfabetização: relações entre concepções e práticas pedagógicas |
title |
O trabalho em grupo como instrumento operatório no processo de alfabetização: relações entre concepções e práticas pedagógicas |
spellingShingle |
O trabalho em grupo como instrumento operatório no processo de alfabetização: relações entre concepções e práticas pedagógicas Soares, Fátima Aparecida [UNESP] Alfabetização Interação Leitura Escrita Elementary school Watcher methodology |
title_short |
O trabalho em grupo como instrumento operatório no processo de alfabetização: relações entre concepções e práticas pedagógicas |
title_full |
O trabalho em grupo como instrumento operatório no processo de alfabetização: relações entre concepções e práticas pedagógicas |
title_fullStr |
O trabalho em grupo como instrumento operatório no processo de alfabetização: relações entre concepções e práticas pedagógicas |
title_full_unstemmed |
O trabalho em grupo como instrumento operatório no processo de alfabetização: relações entre concepções e práticas pedagógicas |
title_sort |
O trabalho em grupo como instrumento operatório no processo de alfabetização: relações entre concepções e práticas pedagógicas |
author |
Soares, Fátima Aparecida [UNESP] |
author_facet |
Soares, Fátima Aparecida [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Camargo, Dair Aily Franco de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Fátima Aparecida [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Interação Leitura Escrita Elementary school Watcher methodology |
topic |
Alfabetização Interação Leitura Escrita Elementary school Watcher methodology |
description |
Objetivou-se diagnosticar qual a orientação para trabalho em grupo e como ela é recebida pelas professoras de primeira série de ensino fundamental da rede Municipal de Educação; buscou-se também identificar qual a concepção dessas professoras sobre o tema e como esta se manifesta nas práticas pedagógicas. A investigação ocorreu por meio de entrevistas com as professoras e com a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, utilizando-se da metodologia observacional em situação real de aula. Apesar das professoras afirmarem receber alguma orientação da Secretaria da Educação para esse tipo de trabalho, ressaltam uma falta de continuidade, ou de um acompanhamento mais incisivo e comprometido. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-08-31 2014-06-11T19:30:21Z 2014-06-11T19:30:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOARES, Fátima Aparecida. O trabalho em grupo como instrumento operatório no processo de alfabetização: relações entre concepções e práticas pedagógicas. 2005. viii, 166 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2005. http://hdl.handle.net/11449/99812 000329633 soares_fa_me_rcla.pdf 33004137064P2 |
identifier_str_mv |
SOARES, Fátima Aparecida. O trabalho em grupo como instrumento operatório no processo de alfabetização: relações entre concepções e práticas pedagógicas. 2005. viii, 166 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2005. 000329633 soares_fa_me_rcla.pdf 33004137064P2 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/99812 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
viii, 166 f. : il., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129113484951552 |