O trabalho em grupo como instrumento operatório no processo de alfabetização: relações entre concepções e práticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Fátima Aparecida [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/99812
Resumo: Objetivou-se diagnosticar qual a orientação para trabalho em grupo e como ela é recebida pelas professoras de primeira série de ensino fundamental da rede Municipal de Educação; buscou-se também identificar qual a concepção dessas professoras sobre o tema e como esta se manifesta nas práticas pedagógicas. A investigação ocorreu por meio de entrevistas com as professoras e com a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, utilizando-se da metodologia observacional em situação real de aula. Apesar das professoras afirmarem receber alguma orientação da Secretaria da Educação para esse tipo de trabalho, ressaltam uma falta de continuidade, ou de um acompanhamento mais incisivo e comprometido.
id UNSP_f545ea6d98bb34e61b6a8f6438160007
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/99812
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O trabalho em grupo como instrumento operatório no processo de alfabetização: relações entre concepções e práticas pedagógicasAlfabetizaçãoInteraçãoLeituraEscritaElementary schoolWatcher methodologyObjetivou-se diagnosticar qual a orientação para trabalho em grupo e como ela é recebida pelas professoras de primeira série de ensino fundamental da rede Municipal de Educação; buscou-se também identificar qual a concepção dessas professoras sobre o tema e como esta se manifesta nas práticas pedagógicas. A investigação ocorreu por meio de entrevistas com as professoras e com a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, utilizando-se da metodologia observacional em situação real de aula. Apesar das professoras afirmarem receber alguma orientação da Secretaria da Educação para esse tipo de trabalho, ressaltam uma falta de continuidade, ou de um acompanhamento mais incisivo e comprometido.It was aimed to diagnose which orientation for work in group and how it is received by the teachers of first series at elementary school in the Municipal Education system; moreover, it was also aimed to identify which the conception of those teachers about the theme and how this is present in the pedagogic practices. The investigation happened through interviews with the teachers and the pedagogic coordinator of the Municipal Education Clerkship, by using the watcher methodology in real class situation. In spite of the teachers affirm to receive some orientation of the Education Clerkship for that work type, they point out a continuity lack, or a more incisive and committed accompaniment.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Dair Aily Franco de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Soares, Fátima Aparecida [UNESP]2014-06-11T19:30:21Z2014-06-11T19:30:21Z2005-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisviii, 166 f. : il., tabs.application/pdfSOARES, Fátima Aparecida. O trabalho em grupo como instrumento operatório no processo de alfabetização: relações entre concepções e práticas pedagógicas. 2005. viii, 166 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2005.http://hdl.handle.net/11449/99812000329633soares_fa_me_rcla.pdf33004137064P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-08T06:17:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/99812Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:45:05.446378Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho em grupo como instrumento operatório no processo de alfabetização: relações entre concepções e práticas pedagógicas
title O trabalho em grupo como instrumento operatório no processo de alfabetização: relações entre concepções e práticas pedagógicas
spellingShingle O trabalho em grupo como instrumento operatório no processo de alfabetização: relações entre concepções e práticas pedagógicas
Soares, Fátima Aparecida [UNESP]
Alfabetização
Interação
Leitura
Escrita
Elementary school
Watcher methodology
title_short O trabalho em grupo como instrumento operatório no processo de alfabetização: relações entre concepções e práticas pedagógicas
title_full O trabalho em grupo como instrumento operatório no processo de alfabetização: relações entre concepções e práticas pedagógicas
title_fullStr O trabalho em grupo como instrumento operatório no processo de alfabetização: relações entre concepções e práticas pedagógicas
title_full_unstemmed O trabalho em grupo como instrumento operatório no processo de alfabetização: relações entre concepções e práticas pedagógicas
title_sort O trabalho em grupo como instrumento operatório no processo de alfabetização: relações entre concepções e práticas pedagógicas
author Soares, Fátima Aparecida [UNESP]
author_facet Soares, Fátima Aparecida [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camargo, Dair Aily Franco de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Fátima Aparecida [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Interação
Leitura
Escrita
Elementary school
Watcher methodology
topic Alfabetização
Interação
Leitura
Escrita
Elementary school
Watcher methodology
description Objetivou-se diagnosticar qual a orientação para trabalho em grupo e como ela é recebida pelas professoras de primeira série de ensino fundamental da rede Municipal de Educação; buscou-se também identificar qual a concepção dessas professoras sobre o tema e como esta se manifesta nas práticas pedagógicas. A investigação ocorreu por meio de entrevistas com as professoras e com a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, utilizando-se da metodologia observacional em situação real de aula. Apesar das professoras afirmarem receber alguma orientação da Secretaria da Educação para esse tipo de trabalho, ressaltam uma falta de continuidade, ou de um acompanhamento mais incisivo e comprometido.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-08-31
2014-06-11T19:30:21Z
2014-06-11T19:30:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Fátima Aparecida. O trabalho em grupo como instrumento operatório no processo de alfabetização: relações entre concepções e práticas pedagógicas. 2005. viii, 166 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2005.
http://hdl.handle.net/11449/99812
000329633
soares_fa_me_rcla.pdf
33004137064P2
identifier_str_mv SOARES, Fátima Aparecida. O trabalho em grupo como instrumento operatório no processo de alfabetização: relações entre concepções e práticas pedagógicas. 2005. viii, 166 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2005.
000329633
soares_fa_me_rcla.pdf
33004137064P2
url http://hdl.handle.net/11449/99812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv viii, 166 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129113484951552