Refletindo sobre a tematização do futebol na Educação Física escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n4p920 http://hdl.handle.net/11449/27055 |
Resumo: | A Educação Física deve propiciar ao aluno o exercício da cidadania, possibilitando a conquista da autonomia, por meio da reflexão-crítica sobre os conhecimentos da cultura corporal de movimento. Contudo, a área carece de subsídios para uma melhor organização de seus conteúdos dentro do currículo escolar. Neste sentido, o objetivo do presente estudo consiste em apontar um conjunto de temas relevantes do conteúdo futebol que possam servir de subsídios para propostas de sistematização para o componente curricular Educação Física escolar. São apresentados nove temas que discutem aspectos relevantes do futebol, tais como suas relações com a arte, sua história e o contexto do futebol feminino. Por fim, o tema relativo aos jogos da cultura popular relacionados ao futebol foi aprofundado por meio do futebol de tampinhas e do futebol de botão, incluindo aprendizagens como a construção de regras, a interpretação de competições e a valorização da cultura popular. |
id |
UNSP_f5be05d86bc66fc1d883e87489b76fb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/27055 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Refletindo sobre a tematização do futebol na Educação Física escolarThinking about the football theme on school Physical EducationEducação Física escolarFutebolConteúdosOrganizaçãoPhysical Education in schoolFootballContentsOrganizationA Educação Física deve propiciar ao aluno o exercício da cidadania, possibilitando a conquista da autonomia, por meio da reflexão-crítica sobre os conhecimentos da cultura corporal de movimento. Contudo, a área carece de subsídios para uma melhor organização de seus conteúdos dentro do currículo escolar. Neste sentido, o objetivo do presente estudo consiste em apontar um conjunto de temas relevantes do conteúdo futebol que possam servir de subsídios para propostas de sistematização para o componente curricular Educação Física escolar. São apresentados nove temas que discutem aspectos relevantes do futebol, tais como suas relações com a arte, sua história e o contexto do futebol feminino. Por fim, o tema relativo aos jogos da cultura popular relacionados ao futebol foi aprofundado por meio do futebol de tampinhas e do futebol de botão, incluindo aprendizagens como a construção de regras, a interpretação de competições e a valorização da cultura popular.Physical Education should provide students the means to enable them the exercise of their citizenship, which will allow them to acquire autonomy through critical reflection on the knowledge of practicing body movement. Nevertheless, in the school curriculum the subject still lacks support in order to organize its contents. As such, the target of this study is to highlight a number of relevant issues on the contents of football practice, which may be used in an attempt to codify Physical Education as a school subject. Nine issues are here presented, which discuss relevant aspects of football, as well as its correlation with art, its history, and the female football background. Fin ally, we get into a deeper study of the games used in popular culture and its link to football, through games such as button football, including learning processes such as rule system, the interpretation of competitions, and the appraisal of popular culture.UNESP Laboratório de estudos e trabalhos pedagógicos em Educação FísicaUFSCar Departamento de Educação Física e Motricidade HumanaUniv Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de Educação FísicaUNESP Laboratório de estudos e trabalhos pedagógicos em Educação FísicaUniv Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de Educação FísicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)Souza Júnior, Osmar Moreira de [UNESP]Darido, Suraya Cristina [UNESP]2014-05-20T15:08:56Z2014-05-20T15:08:56Z2010-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article920-930application/pdfhttp://dx.doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n4p920Motriz: Revista de Educação Física. Universidade Estadual Paulista, v. 16, n. 4, p. 920-930, 2010.1980-6574http://hdl.handle.net/11449/2705510.5016/1980-6574.2010v16n4p920S1980-65742010000400012WOS:000284783200012S1980-65742010000400012.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporMotriz: Revista de Educação Física0,254info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T06:29:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/27055Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:54:17.105799Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletindo sobre a tematização do futebol na Educação Física escolar Thinking about the football theme on school Physical Education |
title |
Refletindo sobre a tematização do futebol na Educação Física escolar |
spellingShingle |
Refletindo sobre a tematização do futebol na Educação Física escolar Souza Júnior, Osmar Moreira de [UNESP] Educação Física escolar Futebol Conteúdos Organização Physical Education in school Football Contents Organization |
title_short |
Refletindo sobre a tematização do futebol na Educação Física escolar |
title_full |
Refletindo sobre a tematização do futebol na Educação Física escolar |
title_fullStr |
Refletindo sobre a tematização do futebol na Educação Física escolar |
title_full_unstemmed |
Refletindo sobre a tematização do futebol na Educação Física escolar |
title_sort |
Refletindo sobre a tematização do futebol na Educação Física escolar |
author |
Souza Júnior, Osmar Moreira de [UNESP] |
author_facet |
Souza Júnior, Osmar Moreira de [UNESP] Darido, Suraya Cristina [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Darido, Suraya Cristina [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza Júnior, Osmar Moreira de [UNESP] Darido, Suraya Cristina [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física escolar Futebol Conteúdos Organização Physical Education in school Football Contents Organization |
topic |
Educação Física escolar Futebol Conteúdos Organização Physical Education in school Football Contents Organization |
description |
A Educação Física deve propiciar ao aluno o exercício da cidadania, possibilitando a conquista da autonomia, por meio da reflexão-crítica sobre os conhecimentos da cultura corporal de movimento. Contudo, a área carece de subsídios para uma melhor organização de seus conteúdos dentro do currículo escolar. Neste sentido, o objetivo do presente estudo consiste em apontar um conjunto de temas relevantes do conteúdo futebol que possam servir de subsídios para propostas de sistematização para o componente curricular Educação Física escolar. São apresentados nove temas que discutem aspectos relevantes do futebol, tais como suas relações com a arte, sua história e o contexto do futebol feminino. Por fim, o tema relativo aos jogos da cultura popular relacionados ao futebol foi aprofundado por meio do futebol de tampinhas e do futebol de botão, incluindo aprendizagens como a construção de regras, a interpretação de competições e a valorização da cultura popular. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-01 2014-05-20T15:08:56Z 2014-05-20T15:08:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n4p920 Motriz: Revista de Educação Física. Universidade Estadual Paulista, v. 16, n. 4, p. 920-930, 2010. 1980-6574 http://hdl.handle.net/11449/27055 10.5016/1980-6574.2010v16n4p920 S1980-65742010000400012 WOS:000284783200012 S1980-65742010000400012.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n4p920 http://hdl.handle.net/11449/27055 |
identifier_str_mv |
Motriz: Revista de Educação Física. Universidade Estadual Paulista, v. 16, n. 4, p. 920-930, 2010. 1980-6574 10.5016/1980-6574.2010v16n4p920 S1980-65742010000400012 WOS:000284783200012 S1980-65742010000400012.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Motriz: Revista de Educação Física 0,254 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
920-930 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129563094417408 |