Transgredir para educar: das "mulatas" de Di Cavalcanti às propostas pedagógicas engajadas e decoloniais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria, Mirella Aparecida dos Santos [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/157161
Resumo: Por meio deste trabalho propõe-se uma análise pedagógica a partir das concepções engajada de bell hooks e decolonial de Catherine Walsh para a obra Mulatas (1927) do artista visual Di Cavalcanti. Além disso, complementa-se com visualidades positivas para a representação de mulheres negras nas artes visuais.
id UNSP_f5ce5f70b1a1ac366e59c44746ca3fa7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/157161
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Transgredir para educar: das "mulatas" de Di Cavalcanti às propostas pedagógicas engajadas e decoloniaisTransgress to educate: from the "mulatas" of Di Cavalcanti to the pedagogical proposals engaged and decoloniaisPedagogia engajadaPedagogia decolonialMulheres negrasImaginárioRepresentaçãoEngaged pedagogyDecolonial pedagogyBlack womenImaginaryRepresentationPor meio deste trabalho propõe-se uma análise pedagógica a partir das concepções engajada de bell hooks e decolonial de Catherine Walsh para a obra Mulatas (1927) do artista visual Di Cavalcanti. Além disso, complementa-se com visualidades positivas para a representação de mulheres negras nas artes visuais.This work proposes a pedagogical analysis from Catherine Walsh's engaging conceptions of bell hooks and decolonial for the work Mulatas (1927) by the visual artist Di Cavalcanti. In addition, it complements itself with positive visuals for the representation of black women in the visual arts .Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bredariolli, Rita Luciana Berti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Maria, Mirella Aparecida dos Santos [UNESP]2018-09-28T00:06:05Z2018-09-28T00:06:05Z2018-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15716100090839633004013063P409707612175415250000-0003-2739-6933porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-04T19:12:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157161Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:12:28Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Transgredir para educar: das "mulatas" de Di Cavalcanti às propostas pedagógicas engajadas e decoloniais
Transgress to educate: from the "mulatas" of Di Cavalcanti to the pedagogical proposals engaged and decoloniais
title Transgredir para educar: das "mulatas" de Di Cavalcanti às propostas pedagógicas engajadas e decoloniais
spellingShingle Transgredir para educar: das "mulatas" de Di Cavalcanti às propostas pedagógicas engajadas e decoloniais
Maria, Mirella Aparecida dos Santos [UNESP]
Pedagogia engajada
Pedagogia decolonial
Mulheres negras
Imaginário
Representação
Engaged pedagogy
Decolonial pedagogy
Black women
Imaginary
Representation
title_short Transgredir para educar: das "mulatas" de Di Cavalcanti às propostas pedagógicas engajadas e decoloniais
title_full Transgredir para educar: das "mulatas" de Di Cavalcanti às propostas pedagógicas engajadas e decoloniais
title_fullStr Transgredir para educar: das "mulatas" de Di Cavalcanti às propostas pedagógicas engajadas e decoloniais
title_full_unstemmed Transgredir para educar: das "mulatas" de Di Cavalcanti às propostas pedagógicas engajadas e decoloniais
title_sort Transgredir para educar: das "mulatas" de Di Cavalcanti às propostas pedagógicas engajadas e decoloniais
author Maria, Mirella Aparecida dos Santos [UNESP]
author_facet Maria, Mirella Aparecida dos Santos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bredariolli, Rita Luciana Berti [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria, Mirella Aparecida dos Santos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia engajada
Pedagogia decolonial
Mulheres negras
Imaginário
Representação
Engaged pedagogy
Decolonial pedagogy
Black women
Imaginary
Representation
topic Pedagogia engajada
Pedagogia decolonial
Mulheres negras
Imaginário
Representação
Engaged pedagogy
Decolonial pedagogy
Black women
Imaginary
Representation
description Por meio deste trabalho propõe-se uma análise pedagógica a partir das concepções engajada de bell hooks e decolonial de Catherine Walsh para a obra Mulatas (1927) do artista visual Di Cavalcanti. Além disso, complementa-se com visualidades positivas para a representação de mulheres negras nas artes visuais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-28T00:06:05Z
2018-09-28T00:06:05Z
2018-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/157161
000908396
33004013063P4
0970761217541525
0000-0003-2739-6933
url http://hdl.handle.net/11449/157161
identifier_str_mv 000908396
33004013063P4
0970761217541525
0000-0003-2739-6933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546383690432512