Metodologia de Design para geração de inovação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcellos, Ekaterina Emmanuil Inglesis
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/194201
Resumo: A sociedade contemporânea, em constante mudança, anseia por movimentos rápidos, soluções corretas, produtos e serviços que a representem. Sua trajetória histórica demonstra que a inovação de processos, serviços, artefatos e outros benefícios têm alterado continuamente a forma como as pessoas se relacionam e interagem com o mundo, alcançando, no contexto atual, uma relevância sem precedentes. No princípio, as invenções derivavam do domínio técnico de fenômenos naturais no sentido de suprir urgências para a sobrevivência. Com o aumento do conhecimento científico e técnico as criações se diversificaram e se empoderaram, passando a impactar diretamente o progresso das cidades e sociedades, mercados e negócios. No decorrer do século XX, o conceito estratégico de inovação, associado aos avanços tecnológicos, adquiriu importância no ambiente industrial e social, impulsionado por demandas de atributos inéditos, e pela exigência de conveniências e melhorias incorporadas ao cotidiano, sobrepondo-se, assim, ao caráter da invenção. Consequentemente, os usuários passaram a ser priorizados, adquirindo protagonismo e indicando seus anseios e expectativas. Adentrando este século, o percurso global digital de se relacionar com o mundo por conexões instantâneas, de forma interativa, levou a criações ainda mais disruptivas. Entretanto, a complexidade das necessidades contemporâneas aponta para o questionamento da eficácia dos métodos conhecidos e empregados, indicando uma limitação na capacidade de gerar inovações apropriadas aos contextos vivenciados e alinhadas a distintas realidades. Nas últimas décadas, no sentido de inovar, surgiram tendências para a aplicação de metodologias criativas e projetuais, extraídas do Design e adotadas globalmente como processos sequenciais. O Brasil incorporou esse uso adotando o Design Thinking e outras ferramentas ágeis para potencializar a resolução de problemas complexos. A presente pesquisa verificou a efetividade da aplicação desses modelos junto a empresas, ecossistemas inovadores e na área acadêmica, e, identificou que há a percepção de melhorias pontuais por meio de sua utilização. No entanto, constatou que estas não atingem índices satisfatórios de inovação no panorama mundial, onde o país se situa abaixo da média global. As metodologias e os processos empregados até o momento foram insuficientes no desafio de propor soluções inovadoras de forma eficaz. A análise conduzida identificou falhas quanto à forma de uso dos métodos e em sua capacitação teórico-prática, além de vácuos entre as competências técnicas e acadêmicas. Apoiada nesse escopo, a tese buscou, como objetivo, elaborar, propor e validar um modelo atualizado de processo a ser utilizado por profissionais ou equipes que primam por atingir resultados criativos inovadores, a fim de potencializar a obtenção de inovação. O enfoque aglutinou estruturas e associações que aproximam conceitos de usabilidade, funcionalidade, fatores humanos e ergonômicos do Design aos aspectos técnicos e tecnológicos das Engenharias e dos sistemas. Determinou variáveis pela perspectiva do usuário e do contexto vivenciado, e pela relevância técnica e tecnológica, num modelo sequencial de procedimentos sistemáticos, em sete etapas cíclicas. O arquétipo resultante é sistêmico e aplicável a qualquer segmento ou área, tendo sido devidamente validado. A validação foi efetuada nos campi da UNESP de Bauru e Sorocaba e a aplicação ocorreu sob a mentoria da autora e de seu orientador, obtendo 100% de retorno em resultados inovadores, na totalidade das equipes e projetos realizados. Os resultados geraram seis produtos constituindo inovação de acordo com o Manual de Oslo, originando o depósito de um pedido de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI. O processo proposto atingiu o objetivo e confirmou a hipótese de pesquisa como efetivamente aplicável e satisfatória. Comprovou-se, assim, a geração de inovação de forma apurada e adequada, com o propósito de melhoria evolutiva e d
id UNSP_f6b131aa079d9adda0d33bf0754b0f60
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/194201
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Metodologia de Design para geração de inovaçãoDesign methodology for innovation generationDesignInovaçãoMetodologia de DesignModelo de Processo de Desenvolvimento de ProdutoIntegração Design / EngenhariaA sociedade contemporânea, em constante mudança, anseia por movimentos rápidos, soluções corretas, produtos e serviços que a representem. Sua trajetória histórica demonstra que a inovação de processos, serviços, artefatos e outros benefícios têm alterado continuamente a forma como as pessoas se relacionam e interagem com o mundo, alcançando, no contexto atual, uma relevância sem precedentes. No princípio, as invenções derivavam do domínio técnico de fenômenos naturais no sentido de suprir urgências para a sobrevivência. Com o aumento do conhecimento científico e técnico as criações se diversificaram e se empoderaram, passando a impactar diretamente o progresso das cidades e sociedades, mercados e negócios. No decorrer do século XX, o conceito estratégico de inovação, associado aos avanços tecnológicos, adquiriu importância no ambiente industrial e social, impulsionado por demandas de atributos inéditos, e pela exigência de conveniências e melhorias incorporadas ao cotidiano, sobrepondo-se, assim, ao caráter da invenção. Consequentemente, os usuários passaram a ser priorizados, adquirindo protagonismo e indicando seus anseios e expectativas. Adentrando este século, o percurso global digital de se relacionar com o mundo por conexões instantâneas, de forma interativa, levou a criações ainda mais disruptivas. Entretanto, a complexidade das necessidades contemporâneas aponta para o questionamento da eficácia dos métodos conhecidos e empregados, indicando uma limitação na capacidade de gerar inovações apropriadas aos contextos vivenciados e alinhadas a distintas realidades. Nas últimas décadas, no sentido de inovar, surgiram tendências para a aplicação de metodologias criativas e projetuais, extraídas do Design e adotadas globalmente como processos sequenciais. O Brasil incorporou esse uso adotando o Design Thinking e outras ferramentas ágeis para potencializar a resolução de problemas complexos. A presente pesquisa verificou a efetividade da aplicação desses modelos junto a empresas, ecossistemas inovadores e na área acadêmica, e, identificou que há a percepção de melhorias pontuais por meio de sua utilização. No entanto, constatou que estas não atingem índices satisfatórios de inovação no panorama mundial, onde o país se situa abaixo da média global. As metodologias e os processos empregados até o momento foram insuficientes no desafio de propor soluções inovadoras de forma eficaz. A análise conduzida identificou falhas quanto à forma de uso dos métodos e em sua capacitação teórico-prática, além de vácuos entre as competências técnicas e acadêmicas. Apoiada nesse escopo, a tese buscou, como objetivo, elaborar, propor e validar um modelo atualizado de processo a ser utilizado por profissionais ou equipes que primam por atingir resultados criativos inovadores, a fim de potencializar a obtenção de inovação. O enfoque aglutinou estruturas e associações que aproximam conceitos de usabilidade, funcionalidade, fatores humanos e ergonômicos do Design aos aspectos técnicos e tecnológicos das Engenharias e dos sistemas. Determinou variáveis pela perspectiva do usuário e do contexto vivenciado, e pela relevância técnica e tecnológica, num modelo sequencial de procedimentos sistemáticos, em sete etapas cíclicas. O arquétipo resultante é sistêmico e aplicável a qualquer segmento ou área, tendo sido devidamente validado. A validação foi efetuada nos campi da UNESP de Bauru e Sorocaba e a aplicação ocorreu sob a mentoria da autora e de seu orientador, obtendo 100% de retorno em resultados inovadores, na totalidade das equipes e projetos realizados. Os resultados geraram seis produtos constituindo inovação de acordo com o Manual de Oslo, originando o depósito de um pedido de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI. O processo proposto atingiu o objetivo e confirmou a hipótese de pesquisa como efetivamente aplicável e satisfatória. Comprovou-se, assim, a geração de inovação de forma apurada e adequada, com o propósito de melhoria evolutiva e dContemporary society, in constant change, yearns for quick movements, correct solutions, products, and services that represent it. Its historical trajectory demonstrates that the innovation of processes, services, artifacts, and other benefits has continually changed the way people relate and interact with the world, reaching, in the current context, an unprecedented relevance. In the beginning, inventions stemmed from technical mastery of natural phenomena to supply urgencies for survival. With the increase in scientific and technical knowledge, creations have diversified and empowered, directly impacting the progress of cities and societies, markets, and businesses. Throughout the 20th century, the strategic concept of innovation, associated with technological advances, acquired importance in the industrial and social environment, driven by demands for unprecedented attributes, and by the requirement for conveniences and improvements incorporated into daily life, thus overlapping with the character of the invention. Consequently, users started to be prioritized, acquiring prominence, and indicating their desires and expectations. Entering this century, the global digital path of interrelating with the world through instant and interactive connections has led to even more disruptive creations. However, the complexity of contemporary needs appoints into questioning the effectiveness of known and employed methods, indicating a limitation on the ability to generate appropriate innovations to experienced contexts, and aligned to distinguished realities. In the last decades, in the sense of innovating, trends have emerged for the application of creative and design methodologies, extracted from Design areas, and adopted globally as proceedings processes. Brazil incorporated this use by adopting Design Thinking and other agile tools to enhance the resolution of complex problems. The present research verified the effectiveness of the application of these models with companies, innovative ecosystems, and in the academic area, and, identified that there is the perception of specific improvements through their use. However, he found that these do not reach satisfactory rates of innovation in the world panorama, where the country is below the global average. The methodologies and processes used until now were insufficient in the challenge of proposing innovative solutions effectively. The conducted analysis identified flaws in the way of using the methods and in their theoretical-practical training, as well as gaps between technical and academic competences. Supported in this scope, the thesis sought to develop and propose an updated model of process to be used by professionals and teams that excel in achieving innovative creative results, in order to boost and enhance the attainment of innovation. The focus brought together structures and concepts of association between Design and the technical and technological aspects of Engineering and systems. It determined variables from the user's perspective and the context experienced, and for the technical and technological relevance in a sequential model of systematic procedures in seven cyclical stages. The resulting archetype is systemic, applicable to any segment or area, having been duly validated. The validation on the UNESP campuses of Bauru and Sorocaba and took place under the supervision of the academic advisor and the author, obtaining 100% effectiveness results in all teams and projects carried out. The results generated six products that constituted innovation, according to the Oslo Manual, resulting in patent application filing in the National Institute of Industrial Property - INPI. The proposed process achieved the objective and confirmed the research hypothesis as effectively applicable and satisfactory. Thus, the generation of innovation was proven in a supported and appropriate manner, with the purpose of evolutionary improvement and results for sustainable development with socioeconomic and academic benefits.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2016/11169-4Universidade Estadual Paulista (Unesp)Botura Junior, Galdenoro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barcellos, Ekaterina Emmanuil Inglesis2020-10-28T12:35:58Z2020-10-28T12:35:58Z2020-06-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19420133004056082P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T14:32:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/194201Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:24:38.864126Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia de Design para geração de inovação
Design methodology for innovation generation
title Metodologia de Design para geração de inovação
spellingShingle Metodologia de Design para geração de inovação
Barcellos, Ekaterina Emmanuil Inglesis
Design
Inovação
Metodologia de Design
Modelo de Processo de Desenvolvimento de Produto
Integração Design / Engenharia
title_short Metodologia de Design para geração de inovação
title_full Metodologia de Design para geração de inovação
title_fullStr Metodologia de Design para geração de inovação
title_full_unstemmed Metodologia de Design para geração de inovação
title_sort Metodologia de Design para geração de inovação
author Barcellos, Ekaterina Emmanuil Inglesis
author_facet Barcellos, Ekaterina Emmanuil Inglesis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Botura Junior, Galdenoro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcellos, Ekaterina Emmanuil Inglesis
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Inovação
Metodologia de Design
Modelo de Processo de Desenvolvimento de Produto
Integração Design / Engenharia
topic Design
Inovação
Metodologia de Design
Modelo de Processo de Desenvolvimento de Produto
Integração Design / Engenharia
description A sociedade contemporânea, em constante mudança, anseia por movimentos rápidos, soluções corretas, produtos e serviços que a representem. Sua trajetória histórica demonstra que a inovação de processos, serviços, artefatos e outros benefícios têm alterado continuamente a forma como as pessoas se relacionam e interagem com o mundo, alcançando, no contexto atual, uma relevância sem precedentes. No princípio, as invenções derivavam do domínio técnico de fenômenos naturais no sentido de suprir urgências para a sobrevivência. Com o aumento do conhecimento científico e técnico as criações se diversificaram e se empoderaram, passando a impactar diretamente o progresso das cidades e sociedades, mercados e negócios. No decorrer do século XX, o conceito estratégico de inovação, associado aos avanços tecnológicos, adquiriu importância no ambiente industrial e social, impulsionado por demandas de atributos inéditos, e pela exigência de conveniências e melhorias incorporadas ao cotidiano, sobrepondo-se, assim, ao caráter da invenção. Consequentemente, os usuários passaram a ser priorizados, adquirindo protagonismo e indicando seus anseios e expectativas. Adentrando este século, o percurso global digital de se relacionar com o mundo por conexões instantâneas, de forma interativa, levou a criações ainda mais disruptivas. Entretanto, a complexidade das necessidades contemporâneas aponta para o questionamento da eficácia dos métodos conhecidos e empregados, indicando uma limitação na capacidade de gerar inovações apropriadas aos contextos vivenciados e alinhadas a distintas realidades. Nas últimas décadas, no sentido de inovar, surgiram tendências para a aplicação de metodologias criativas e projetuais, extraídas do Design e adotadas globalmente como processos sequenciais. O Brasil incorporou esse uso adotando o Design Thinking e outras ferramentas ágeis para potencializar a resolução de problemas complexos. A presente pesquisa verificou a efetividade da aplicação desses modelos junto a empresas, ecossistemas inovadores e na área acadêmica, e, identificou que há a percepção de melhorias pontuais por meio de sua utilização. No entanto, constatou que estas não atingem índices satisfatórios de inovação no panorama mundial, onde o país se situa abaixo da média global. As metodologias e os processos empregados até o momento foram insuficientes no desafio de propor soluções inovadoras de forma eficaz. A análise conduzida identificou falhas quanto à forma de uso dos métodos e em sua capacitação teórico-prática, além de vácuos entre as competências técnicas e acadêmicas. Apoiada nesse escopo, a tese buscou, como objetivo, elaborar, propor e validar um modelo atualizado de processo a ser utilizado por profissionais ou equipes que primam por atingir resultados criativos inovadores, a fim de potencializar a obtenção de inovação. O enfoque aglutinou estruturas e associações que aproximam conceitos de usabilidade, funcionalidade, fatores humanos e ergonômicos do Design aos aspectos técnicos e tecnológicos das Engenharias e dos sistemas. Determinou variáveis pela perspectiva do usuário e do contexto vivenciado, e pela relevância técnica e tecnológica, num modelo sequencial de procedimentos sistemáticos, em sete etapas cíclicas. O arquétipo resultante é sistêmico e aplicável a qualquer segmento ou área, tendo sido devidamente validado. A validação foi efetuada nos campi da UNESP de Bauru e Sorocaba e a aplicação ocorreu sob a mentoria da autora e de seu orientador, obtendo 100% de retorno em resultados inovadores, na totalidade das equipes e projetos realizados. Os resultados geraram seis produtos constituindo inovação de acordo com o Manual de Oslo, originando o depósito de um pedido de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI. O processo proposto atingiu o objetivo e confirmou a hipótese de pesquisa como efetivamente aplicável e satisfatória. Comprovou-se, assim, a geração de inovação de forma apurada e adequada, com o propósito de melhoria evolutiva e d
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-28T12:35:58Z
2020-10-28T12:35:58Z
2020-06-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/194201
33004056082P0
url http://hdl.handle.net/11449/194201
identifier_str_mv 33004056082P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128510701600768