Inclusão de deficientes visuais no ensino de geometria plana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Larissa Katharine de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181923
Resumo: O intuito deste trabalho é a inclusão de alunos com deficiência visual no aprendizado de Matemática. Assim, buscamos elaborar um material com os conceitos referentes ao ensino de Geometria Plana para o 8º ano do Ensino Fundamental, segundo os materiais do FTD Sistema de Ensino, voltados a alunos com este tipo de deficiência. Entretanto, o trabalho também aborda, de maneira concisa, conceitos aprendidos em anos escolares anteriores essenciais para o aprendizado dos conteúdos propostos, concomitantemente com os embasamentos matemáticos fundamentais para o desenvolvimento do professor. Através de atividades e algumas demonstrações práticas com material concreto, mostra-se possível o ensino de Geometria Plana a um aluno com deficiência visual de modo prazeroso e eficaz.
id UNSP_f6d1a7cca75cb21ab3b2e8daf5baf0f6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/181923
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Inclusão de deficientes visuais no ensino de geometria planaInclusion of the visually impaired in the teaching of plane geometryGeometria planaDeficiência visualMaterial concretoPlane geometryVisual impairmentConcrete materialO intuito deste trabalho é a inclusão de alunos com deficiência visual no aprendizado de Matemática. Assim, buscamos elaborar um material com os conceitos referentes ao ensino de Geometria Plana para o 8º ano do Ensino Fundamental, segundo os materiais do FTD Sistema de Ensino, voltados a alunos com este tipo de deficiência. Entretanto, o trabalho também aborda, de maneira concisa, conceitos aprendidos em anos escolares anteriores essenciais para o aprendizado dos conteúdos propostos, concomitantemente com os embasamentos matemáticos fundamentais para o desenvolvimento do professor. Através de atividades e algumas demonstrações práticas com material concreto, mostra-se possível o ensino de Geometria Plana a um aluno com deficiência visual de modo prazeroso e eficaz.The purpose of this study is the inclusion of students with visual impairment in learning of Mathematics. Thus, we seek to elaborate a material with the concepts related to the teaching of Plane Geometry for the 8th grade of Elementary School, according to the materials of the FTD Teaching System, aimed at students with this type of disability. However, the work also concisely addresses concepts learned in previous school years essential for the learning of the proposed contents, simultaneously with the fundamental mathematical foundations for teacher’s development. Through activities and some practical demonstrations with concrete material, it is shown to be possible to teach Plane Geometry to a student with visual impairment in a pleasant and effective way.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Morgado, Michelle Ferreira Zanchetta [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Larissa Katharine de2019-05-06T17:40:39Z2019-05-06T17:40:39Z2019-04-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18192300091609031075010001P26037501547949563porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-20T06:22:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181923Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:49:22.528203Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de deficientes visuais no ensino de geometria plana
Inclusion of the visually impaired in the teaching of plane geometry
title Inclusão de deficientes visuais no ensino de geometria plana
spellingShingle Inclusão de deficientes visuais no ensino de geometria plana
Oliveira, Larissa Katharine de
Geometria plana
Deficiência visual
Material concreto
Plane geometry
Visual impairment
Concrete material
title_short Inclusão de deficientes visuais no ensino de geometria plana
title_full Inclusão de deficientes visuais no ensino de geometria plana
title_fullStr Inclusão de deficientes visuais no ensino de geometria plana
title_full_unstemmed Inclusão de deficientes visuais no ensino de geometria plana
title_sort Inclusão de deficientes visuais no ensino de geometria plana
author Oliveira, Larissa Katharine de
author_facet Oliveira, Larissa Katharine de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morgado, Michelle Ferreira Zanchetta [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Larissa Katharine de
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria plana
Deficiência visual
Material concreto
Plane geometry
Visual impairment
Concrete material
topic Geometria plana
Deficiência visual
Material concreto
Plane geometry
Visual impairment
Concrete material
description O intuito deste trabalho é a inclusão de alunos com deficiência visual no aprendizado de Matemática. Assim, buscamos elaborar um material com os conceitos referentes ao ensino de Geometria Plana para o 8º ano do Ensino Fundamental, segundo os materiais do FTD Sistema de Ensino, voltados a alunos com este tipo de deficiência. Entretanto, o trabalho também aborda, de maneira concisa, conceitos aprendidos em anos escolares anteriores essenciais para o aprendizado dos conteúdos propostos, concomitantemente com os embasamentos matemáticos fundamentais para o desenvolvimento do professor. Através de atividades e algumas demonstrações práticas com material concreto, mostra-se possível o ensino de Geometria Plana a um aluno com deficiência visual de modo prazeroso e eficaz.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-06T17:40:39Z
2019-05-06T17:40:39Z
2019-04-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/181923
000916090
31075010001P2
6037501547949563
url http://hdl.handle.net/11449/181923
identifier_str_mv 000916090
31075010001P2
6037501547949563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129254350651392