Proposta de protocolo de indicadores de credibilidade para anúncios publicitários em sites de notícias: medicamentos isentos de prescrição, vitaminas e suplementos alimentares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vitória dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255766
Resumo: Este relatório técnico-científico apresenta o resultado de uma pesquisa de mestrado profissional sobre a credibilidade dos anúncios de publicidade de medicamentos isentos de prescrição (MIPs), vitaminas e suplementos alimentares em sites de notícias. Como justificativa, destaca-se a falta de critérios qualitativos na publicidade online sobre temas de saúde, resultando em anúncios potencialmente desinformativos. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento de instrumentos capazes de auxiliar na distinção e qualificação dessa informação publicitária em meios digitais. Para isso, é proposto um protocolo de indicadores para avaliar a credibilidade desses anúncios, bem como um modelo visual capaz de sinalizar esses indicadores ao público. O método inclui pesquisa bibliográfica e o desenvolvimento desse protocolo, na forma de um produto mínimo viável. Com isso, a pesquisa busca gerar valor a organizações jornalísticas, empresas anunciantes, agências publicitárias, órgãos reguladores, comunidade científica e consumidores. Esta iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especificamente o ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), que visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos em todas as idades, e o ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes), que destaca a importância de promover sociedades pacíficas e inclusivas, garantindo o acesso à informação e a transparência.
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