Do Fundef ao Fundeb: avaliando o passado para pensar o futuro: um estudo de caso no município de Pirapozinho-SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Regina Celia [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362011000400009
http://hdl.handle.net/11449/6727
Resumo: Este artigo, que envolve a combinação de procedimentos quantitativos e qualitativos, traz resultados de pesquisa que analisou o impacto do Fundef na estruturação da rede municipal de ensino de Pirapozinho-SP, e mostra como estes resultados trazem subsídios para um funcionamento mais adequado da atual política de financiamento da educação. Constatou-se que, mesmo sem aumentar os recursos financeiros do ensino fundamental, o Fundef racionalizou e tornou mais eficiente a sua aplicação, diminuindo desvios e desperdícios, e que a instituição dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social possibilitou maior participação popular na fiscalização do executivo aumentando a transparência dos gastos com educação, que a constituição do Fundef abriu a possibilidade de implantação do Fundeb atualmente em vigor e que a melhoria no funcionamento deste está relacionada ao aumento da participação da sociedade nas decisões da política educacional e ao investimento na qualificação desta participação.
id UNSP_f7a62229840f066832d8962a27243ccd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/6727
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Do Fundef ao Fundeb: avaliando o passado para pensar o futuro: um estudo de caso no município de Pirapozinho-SPDel Fundef al Fundeb: evaluación del pasado para pensar el futuro: un estudio de caso en el municipio de Pirapozinho - SPFrom Fundef to Fundeb: evaluating the past to think about the future: a case study in the municipality of Pirapozinho - SPPolíticas públicasFinanciamento da educaçãoFundefFundebPolíticas públicasFinanciación de la educaciónFUNDEFFUNDEBPublic policyEducation fundingFundefFundebEste artigo, que envolve a combinação de procedimentos quantitativos e qualitativos, traz resultados de pesquisa que analisou o impacto do Fundef na estruturação da rede municipal de ensino de Pirapozinho-SP, e mostra como estes resultados trazem subsídios para um funcionamento mais adequado da atual política de financiamento da educação. Constatou-se que, mesmo sem aumentar os recursos financeiros do ensino fundamental, o Fundef racionalizou e tornou mais eficiente a sua aplicação, diminuindo desvios e desperdícios, e que a instituição dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social possibilitou maior participação popular na fiscalização do executivo aumentando a transparência dos gastos com educação, que a constituição do Fundef abriu a possibilidade de implantação do Fundeb atualmente em vigor e que a melhoria no funcionamento deste está relacionada ao aumento da participação da sociedade nas decisões da política educacional e ao investimento na qualificação desta participação.Este artículo, que combina procedimientos cuantitativos y cualitativos, ofrece resultados de encuesta que analizó el impacto del FUNDEF en la estructuración de la red municipal de Pirapozinho-SP, Brasil, y muestra como estos resultados proporcionan subsidios para un funcionamiento más adecuado de la política actual de financiación de la educación. Se verificó que, aun sin aumentar los recursos financieros de la enseñanza fundamental, el FUNDEF hizo una aplicación más eficiente, y redujo el mal uso. También que el establecimiento de los Consejos de Supervisión y Control Social proporcionan una mayor participación popular en la supervisión del poder ejecutivo y aumentan la transparencia del gasto en educación, que la constitución del FUNDEF abrió la posibilidad de implantación del FUNDEB actualmente en vigor y la mejora de su funcionamiento está relacionado con una mayor participación de la sociedad en las decisiones de política educativa y la inversión en competencias de dicha participación .This article, which involves a combination of quantitative and qualitative procedures,provides survey results that examined the impact of Fundef in structuring the municipal school network of Pirapozinho-SP, and shows how these results provide subsidies to a more appropriate functioning of current policy education funding. It was found that,even without increasing the financial resources of school, Fundef rationalized and made more efficient implementation, reducing waste and diversion, and that the constitution of Fundef opened the possibility of deploying Fundeb currently in effect and that the improvement in their functioning is related to increased participation of society in the decisions of educational policy and investment in skills of such participation.Unesp Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Matemática, Estatística e ComputaçãoUnespUnesp Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Matemática, Estatística e ComputaçãoUnespFundação CESGRANRIOUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Regina Celia [UNESP]Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di [UNESP]2014-05-20T13:22:46Z2014-05-20T13:22:46Z2011-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article623-650application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362011000400009Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Fundação CESGRANRIO, v. 19, n. 72, p. 623-650, 2011.0104-4036http://hdl.handle.net/11449/672710.1590/S0104-40362011000400009S0104-40362011000400009S0104-40362011000400009.pdf73400164376982400726613122380281SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação0,254info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-11T06:12:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/6727Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-11T06:12:22Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Do Fundef ao Fundeb: avaliando o passado para pensar o futuro: um estudo de caso no município de Pirapozinho-SP
Del Fundef al Fundeb: evaluación del pasado para pensar el futuro: un estudio de caso en el municipio de Pirapozinho - SP
From Fundef to Fundeb: evaluating the past to think about the future: a case study in the municipality of Pirapozinho - SP
title Do Fundef ao Fundeb: avaliando o passado para pensar o futuro: um estudo de caso no município de Pirapozinho-SP
spellingShingle Do Fundef ao Fundeb: avaliando o passado para pensar o futuro: um estudo de caso no município de Pirapozinho-SP
Ramos, Regina Celia [UNESP]
Políticas públicas
Financiamento da educação
Fundef
Fundeb
Políticas públicas
Financiación de la educación
FUNDEF
FUNDEB
Public policy
Education funding
Fundef
Fundeb
title_short Do Fundef ao Fundeb: avaliando o passado para pensar o futuro: um estudo de caso no município de Pirapozinho-SP
title_full Do Fundef ao Fundeb: avaliando o passado para pensar o futuro: um estudo de caso no município de Pirapozinho-SP
title_fullStr Do Fundef ao Fundeb: avaliando o passado para pensar o futuro: um estudo de caso no município de Pirapozinho-SP
title_full_unstemmed Do Fundef ao Fundeb: avaliando o passado para pensar o futuro: um estudo de caso no município de Pirapozinho-SP
title_sort Do Fundef ao Fundeb: avaliando o passado para pensar o futuro: um estudo de caso no município de Pirapozinho-SP
author Ramos, Regina Celia [UNESP]
author_facet Ramos, Regina Celia [UNESP]
Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di [UNESP]
author_role author
author2 Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Regina Celia [UNESP]
Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas
Financiamento da educação
Fundef
Fundeb
Políticas públicas
Financiación de la educación
FUNDEF
FUNDEB
Public policy
Education funding
Fundef
Fundeb
topic Políticas públicas
Financiamento da educação
Fundef
Fundeb
Políticas públicas
Financiación de la educación
FUNDEF
FUNDEB
Public policy
Education funding
Fundef
Fundeb
description Este artigo, que envolve a combinação de procedimentos quantitativos e qualitativos, traz resultados de pesquisa que analisou o impacto do Fundef na estruturação da rede municipal de ensino de Pirapozinho-SP, e mostra como estes resultados trazem subsídios para um funcionamento mais adequado da atual política de financiamento da educação. Constatou-se que, mesmo sem aumentar os recursos financeiros do ensino fundamental, o Fundef racionalizou e tornou mais eficiente a sua aplicação, diminuindo desvios e desperdícios, e que a instituição dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social possibilitou maior participação popular na fiscalização do executivo aumentando a transparência dos gastos com educação, que a constituição do Fundef abriu a possibilidade de implantação do Fundeb atualmente em vigor e que a melhoria no funcionamento deste está relacionada ao aumento da participação da sociedade nas decisões da política educacional e ao investimento na qualificação desta participação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-01
2014-05-20T13:22:46Z
2014-05-20T13:22:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362011000400009
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Fundação CESGRANRIO, v. 19, n. 72, p. 623-650, 2011.
0104-4036
http://hdl.handle.net/11449/6727
10.1590/S0104-40362011000400009
S0104-40362011000400009
S0104-40362011000400009.pdf
7340016437698240
0726613122380281
url http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362011000400009
http://hdl.handle.net/11449/6727
identifier_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Fundação CESGRANRIO, v. 19, n. 72, p. 623-650, 2011.
0104-4036
10.1590/S0104-40362011000400009
S0104-40362011000400009
S0104-40362011000400009.pdf
7340016437698240
0726613122380281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
0,254
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 623-650
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação CESGRANRIO
publisher.none.fl_str_mv Fundação CESGRANRIO
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964895433719808