O papel docente em relação ao brincar com crianças de 1 a 2 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Amanda Cristina
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/216811
Resumo: O brincar é uma atividade principal e primordial na formação de crianças de 1 a 2 anos de idade que se encontram nas Instituições de Educação Infantil, mas para que esta atividade auxilie com efetividade em seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e sensorial, faz-se necessária uma prática docente que corrobore de forma intencional com as possibilidades deste campo de atuação. Deste modo, planejar atividades lúdicas para crianças pequenas compreende-se como uma tarefa trabalhosa, visto que, o docente carece de uma formação profunda sobre o desenvolvimento infantil, independentemente de sua opção teórica, além de uma busca crítica constante que integre vasto repertório de possibilidades de brincadeiras, a observação e registro das necessidades que as crianças expressam, a fim de impulsionar o seu desenvolvimento. Em vista disso, esta pesquisa visa analisar a prática docente, tendo como objetivo principal examinar sua intencionalidade através do brincar para o desenvolvimento e formação das crianças na faixa etária de 1 a 2 anos de idade, que alie fundamentos do desenvolvimento infantil, planejamento como meio de formalizar e nortear sua atuação e ao princípio lúdico que envolve a atividade infantil. A metodologia utilizada é caracterizada pela abordagem qualitativa, ela deu suporte a investigação favorecendo a discussão sobre os conceitos expostos pelos autores, os dados foram obtidos por meio de pesquisa bibliográfica em livros físicos e virtuais, plataformas online de busca de artigos acerca do tema de estudo. Ao final é explicitado uma análise crítica sobre pontos cruciais da temática e possibilidades práticas, tais como: a mediação por meio da participação do adulto nas brincadeiras, o trabalho pedagógico permeado pela fundamentação teórica do desenvolvimento infantil e a utilização proveitosa do brinquedo.
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