Prática de escrita em ambiente digital de alunos de ensino médio de escola técnica estadual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/242746 |
Resumo: | Os jovens estudantes são usuários, em sua grande maioria, de redes sociais, em que utilizam linguagens diversas em atividades de compreensão oral/leitura e produção oral/escrita. Nessa situação, as práticas de letramento extrapolam o contexto escolar e atingem a vida cotidiana. No entanto, essas interações discursivas nas redes sociais têm ainda pouco espaço em um contexto didático-pedagógico. Diante dessa realidade, este trabalho tem por objetivo geral a ampliação das práticas de letramento digital de alunos de Ensino Médio de escola técnica estadual em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Para tanto, com o auxílio do livro didático e a partir de propostas de produção textual presentes nele, pretendeu-se realizar atividades de escrita que atendessem a esse objetivo. A validação e disponibilização de materiais didáticos às escolas da rede pública brasileira por meio de políticas públicas, dentre as quais destacamos o Plano Nacional do Livro Didático – PNLD, implementado pelo Ministério da Educação, subsidiam a prática docente. Nesse contexto, o material utilizado para o desenvolvimento das atividades de produção de texto é o segundo volume da coleção Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso para o Ensino Médio e Técnico dos autores William Cereja, Carolina Dias Vianna e Christiane Damien, aprovada pelo PNLD 2018-2020. Para o desenvolvimento desta pesquisa, selecionou-se do material didático propostas de produção de textos de características argumentativas/opinativas dos seguintes gêneros discursivos: cartaz, anúncio publicitário, resenha crítica, entrevista e carta aberta. O foco deste estudo encontra-se: nas análises da interação produzida pelos alunos em rede social, especificamente um grupo criado no Facebook, quando seus textos são publicizados nesse ambiente; nas análises de relatos pessoais individuais escritos pelos participantes da pesquisa após o desenvolvimento das atividades de produção, publicização dos textos e interação no espaço digital, que contemplam a descrição de suas experiências de escrita na rede social. Como desdobramento das análises, verificou-se como se construíram as relações de alteridade entre os sujeitos participantes da pesquisa. No decorrer deste trabalho, discutiu-se acerca dos letramentos, principalmente nas práticas de escrita, e como essa ideia é discutida nos documentos oficiais para a educação no Brasil, como os PCN e BNCC, por exemplo, e apresentaram-se as propostas de produção textual presentes no material didático utilizado como suporte para desenvolvimento das atividades. Ademais, para a construção do embasamento teórico deste estudo, refletiu-se sobre conceitos cunhados pelos estudos bakhtinianos, entre eles o de diálogo, gêneros discursivos, enunciado concreto e alteridade. Como resultados desta pesquisa destacamos o caráter desescolarizado das atividades de escrita quando desenvolvidas na rede social no que diz respeito à discussão em relação ao conteúdo temático, o estímulo às práticas de escrita considerando temáticas mais próximas da realidade dos sujeitos da pesquisa e a construção de uma imagem de si e do outro que toca na escolarização quanto ao uso da linguagem formal em assuntos de cunho social, no cuidado ao escrever críticas no ambiente digital e na busca pela validação das opiniões expressas nos comentários realizados. |
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Prática de escrita em ambiente digital de alunos de ensino médio de escola técnica estadualWriting practice in a digital environment for high school students at a state technical schoolGêneros discursivosAlteridadeLetramento digitalFacebookPráticas de escrita na escolaDiscourse genresAlterityDigital literacyFacebookWriting practices at schoolOs jovens estudantes são usuários, em sua grande maioria, de redes sociais, em que utilizam linguagens diversas em atividades de compreensão oral/leitura e produção oral/escrita. Nessa situação, as práticas de letramento extrapolam o contexto escolar e atingem a vida cotidiana. No entanto, essas interações discursivas nas redes sociais têm ainda pouco espaço em um contexto didático-pedagógico. Diante dessa realidade, este trabalho tem por objetivo geral a ampliação das práticas de letramento digital de alunos de Ensino Médio de escola técnica estadual em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Para tanto, com o auxílio do livro didático e a partir de propostas de produção textual presentes nele, pretendeu-se realizar atividades de escrita que atendessem a esse objetivo. A validação e disponibilização de materiais didáticos às escolas da rede pública brasileira por meio de políticas públicas, dentre as quais destacamos o Plano Nacional do Livro Didático – PNLD, implementado pelo Ministério da Educação, subsidiam a prática docente. Nesse contexto, o material utilizado para o desenvolvimento das atividades de produção de texto é o segundo volume da coleção Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso para o Ensino Médio e Técnico dos autores William Cereja, Carolina Dias Vianna e Christiane Damien, aprovada pelo PNLD 2018-2020. Para o desenvolvimento desta pesquisa, selecionou-se do material didático propostas de produção de textos de características argumentativas/opinativas dos seguintes gêneros discursivos: cartaz, anúncio publicitário, resenha crítica, entrevista e carta aberta. O foco deste estudo encontra-se: nas análises da interação produzida pelos alunos em rede social, especificamente um grupo criado no Facebook, quando seus textos são publicizados nesse ambiente; nas análises de relatos pessoais individuais escritos pelos participantes da pesquisa após o desenvolvimento das atividades de produção, publicização dos textos e interação no espaço digital, que contemplam a descrição de suas experiências de escrita na rede social. Como desdobramento das análises, verificou-se como se construíram as relações de alteridade entre os sujeitos participantes da pesquisa. No decorrer deste trabalho, discutiu-se acerca dos letramentos, principalmente nas práticas de escrita, e como essa ideia é discutida nos documentos oficiais para a educação no Brasil, como os PCN e BNCC, por exemplo, e apresentaram-se as propostas de produção textual presentes no material didático utilizado como suporte para desenvolvimento das atividades. Ademais, para a construção do embasamento teórico deste estudo, refletiu-se sobre conceitos cunhados pelos estudos bakhtinianos, entre eles o de diálogo, gêneros discursivos, enunciado concreto e alteridade. Como resultados desta pesquisa destacamos o caráter desescolarizado das atividades de escrita quando desenvolvidas na rede social no que diz respeito à discussão em relação ao conteúdo temático, o estímulo às práticas de escrita considerando temáticas mais próximas da realidade dos sujeitos da pesquisa e a construção de uma imagem de si e do outro que toca na escolarização quanto ao uso da linguagem formal em assuntos de cunho social, no cuidado ao escrever críticas no ambiente digital e na busca pela validação das opiniões expressas nos comentários realizados.Young students are mostly users of social networks, in which they use different languages in oral comprehension/reading and oral/written production activities. In this situation, literacy practices go beyond the school context and reach everyday life. However, these discursive interactions in social networks still have little space in a pedagogical didactic context. Given this reality, this work has the general objective of expanding the literacy practices of high school students from a state technical school in a city in the interior of the State of São Paulo. Therefore, with the help of the textbook and from the textual production proposals present in it, it was intended to carry out writing activities that would meet this objective. The validation and availability of teaching materials to Brazilian public schools through public policies, among which we highlight the National Textbook Plan – PNLD, implemented by the Ministry of Education, subsidize teaching practice. In this context, the material used for the development of text production activities is the second volume of the Contemporary Portuguese collection: dialogue, reflection and use for Secondary and Technical Education by the authors William Cereja, Carolina Dias Vianna and Christiane Damien, approved by the PNLD 2018-2020. For the development of this research, proposals for the production of texts with argumentative/opinionative characteristics of the following discursive genres were selected from the didactic material: poster, advertisement, critical review, interview and open letter. The focus of this study is: in the analysis of the interaction produced by the students in a social network, specifically a group created on Facebook, when their texts are published in this environment; in the analysis of individual personal reports written by the research participants after the development of production activities, publication of texts and interaction in the digital space, which include the description of their writing experiences on the social network. As a result of the analyses, it was verified how the alterity relations between the subjects participating in the research were constructed. In the course of this work, literacies were discussed, mainly in writing practices, and how this idea is discussed in official documents for education in Brazil, such as the PCN and BNCC, for example, and the textual production proposals present in the didactic material used as support for the development of the activities were presented. Furthermore, for the construction of the theoretical basis of this study, it was reflected on concepts coined by Bakhtinian studies, among them dialogue, discursive genres, concrete utterance and alterity. As a result of this research, we highlight the unschooled character of writing activities when developed on the social network with regard to the discussion in relation to the thematic content, the stimulation of writing practices considering themes closer to the reality of the research subjects and the construction of an image of oneself and the other that touches on schooling regarding the use of formal language in matters of a social nature, in the care when writing reviews in the digital environment and in the search for the validation of the opinions expressed in the comments made.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mendonça, Marina Célia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreto, William Fernando2023-03-30T18:55:55Z2023-03-30T18:55:55Z2022-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24274633004030009P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:21:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242746Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:15:33.188876Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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