A relação entre envolvimento paterno e temperamento de crianças pré-escolares em famílias biparentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmitz, Mariana Effting de Sousa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189919
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018.
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spelling A relação entre envolvimento paterno e temperamento de crianças pré-escolares em famílias biparentaisPsicologiaPai e filhosPré-escolaresDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018.A presente dissertação teve como objetivo analisar a relação entre o envolvimento paterno e o temperamento de crianças pré-escolares em famílias biparentais. Participaram desta pesquisa 170 famílias biparentais, de crianças de quatro a seis anos, provenientes de cidades dos Estados do Sul do Brasil. Os instrumentos utilizados foram: Questionário sociodemográfico, Questionário de engajamento paterno, Questionário sobre abertura ao mundo e Questionário de comportamento da criança. Por meio das análises estatísticas constatou-se que o envolvimento do pai na vida dos(as) filhos(as) tem repercussões em domínios específicos do desenvolvimento, especialmente em comportamentos que se relacionam aos fatores do temperamento infantil. Verificou-se que o pai parece estar mais envolvido nos cuidados e no suporte emocional dos(as) filhos(as) e, o grau desse envolvimento varia conforme as dimensões específicas e com as variáveis contextuais. Os resultados sugerem que as crianças apresentaram altos índices no fator do temperamento controle com esforço e, apontam que conforme o sexo da criança comportamentos relacionados a determinados fatores são evidenciados com maior frequência. Além disso, o envolvimento do pai em interação com o(a) filho(a) possibilita avanços desenvolvimentais significativos, como menores índices de hiperatividade, maior repertório de habilidades sociais e linguagem. Conclui-se que o pai se mostra mais comprometido em proporcionar suporte emocional ao(a) filho(a), aumentando as chances das crianças socializarem com os pares, adquirirem habilidades de regular sua emoção e, consequentemente terem um melhor desempenho na fase escolar.Abstract : The purpose of this dissertation was to analyze the relationship between paternal involvement and the temperament of preschool children in biparental families. A total of 170 biparental families, from four to six years old, from cities in the southern Brazilian states participated in this study. The instruments used were: Sociodemographic questionnaire, Questionnaire of paternal engagement, Questionnaire on openness to the world and Questionnaire on child s behavior. Statistical analysis revealed that the father's involvement in the children's lives has repercussions in specific domains of development, especially in behaviors that relate to the factors of the child's temperament. It has been found that the father appears to be more involved in the care and emotional support of the children, and the degree of involvement varies according to the specific dimensions and contextual variables. The results suggest that the children presented high indexes in the factor of the temperament control with effort and they indicate that according to the sex of the child the behaviors related to certain factors are evidenced with more frequency. In addition, parent involvement in interaction with the child enables significant developmental advances, such as lower rates of hyperactivity, greater repertoire of social skills and language. It is concluded that the father is more committed to provide emotional support to the child, increasing the chances of the children socializing with the peers, acquire skills to regulate their emotion and, consequently, to perform better in the school stage.Vieira, Mauro LuísUniversidade Federal de Santa CatarinaSchmitz, Mariana Effting de Sousa2018-09-15T04:44:58Z2018-09-15T04:44:58Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis121 p.| tabs.application/pdf354243https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189919porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-15T04:44:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189919Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-15T04:44:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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