Poéticas da nuvem: pintura, paisagem e modos de ver na opacidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/235547 |
Resumo: | A dissertação Poéticas da nuvem: pintura, paisagem e modos de ver na opacidade tem como objetivo principal explorar processos e procedimentos da arte contemporânea. Busca investigar, a partir da produção plástica, as relações entre a pintura e as questões que envolvem a opacidade e a transparência dos fenômenos. A partir do texto Dentro do nevoeiro, de Guilherme Wisnik, observa como as imagens instáveis e mutantes da nebulosidade se tornaram marcantes na contemporaneidade, questionando a ideia de clareza e visibilidade total e evocando outras formas de ver o mundo. Com as ferramentas da pintura, assim como do estudo de obras de artistas e teóricos da arte, a pesquisa tem como referência central o desenvolvimento teórico de Hubert Damisch em Théorie du /nuage/ (Teoria da /nuvem/), em que a imagem da nuvem é analisada enquanto elemento que tanto contradiz e esconde quanto salvaguarda as lógicas visuais da perspectiva linear, desdobrando-se em múltiplos aspectos visuais ao longo dos últimos séculos. O trabalho plástico segue no aprofundamento dessas questões, considerando o fazer artístico como ato de reflexão e posicionamento frente aos fenômenos, e busca oferecer um conjunto de imagens que possa contribuir para o debate acadêmico e para as práticas artísticas na atualidade. |
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Poéticas da nuvem: pintura, paisagem e modos de ver na opacidadePoétique du nuage peinture, paysage et manières de voir dans l'opacitéArte contemporâneaPinturaImagemNuvemHubert DamischArte modernaPintura paisagísticaPaintingModern artCloudA dissertação Poéticas da nuvem: pintura, paisagem e modos de ver na opacidade tem como objetivo principal explorar processos e procedimentos da arte contemporânea. Busca investigar, a partir da produção plástica, as relações entre a pintura e as questões que envolvem a opacidade e a transparência dos fenômenos. A partir do texto Dentro do nevoeiro, de Guilherme Wisnik, observa como as imagens instáveis e mutantes da nebulosidade se tornaram marcantes na contemporaneidade, questionando a ideia de clareza e visibilidade total e evocando outras formas de ver o mundo. Com as ferramentas da pintura, assim como do estudo de obras de artistas e teóricos da arte, a pesquisa tem como referência central o desenvolvimento teórico de Hubert Damisch em Théorie du /nuage/ (Teoria da /nuvem/), em que a imagem da nuvem é analisada enquanto elemento que tanto contradiz e esconde quanto salvaguarda as lógicas visuais da perspectiva linear, desdobrando-se em múltiplos aspectos visuais ao longo dos últimos séculos. O trabalho plástico segue no aprofundamento dessas questões, considerando o fazer artístico como ato de reflexão e posicionamento frente aos fenômenos, e busca oferecer um conjunto de imagens que possa contribuir para o debate acadêmico e para as práticas artísticas na atualidade.La thèse Poétique du nuage: peinture, paysage et manières de voir dans l'opacité a pour objectif principal d'explorer les processus et procédures de l'art contemporain. Elle cherche à interroger, du point de vue de la production plastique, la relation entre la peinture et les enjeux d'opacité et de transparence des phénomènes. À partir du texte Dentro do nevoeiro (Dans le brouillard), de Guilherme Wisnik, il observe comment les images instables et changeantes de la nébulosité sont devenues saisissantes à l'époque contemporaine, interrogeant l'idée de clarté et de visibilité totale et évoquant d'autres manières de voir le monde. Avec les outils de la peinture, ainsi que l'étude d'œuvres d'artistes et de théoriciens de l'art, la recherche a pour référence centrale le développement théorique d'Hubert Damisch dans Théorie du /nuage/, dans lequel l'image du nuage est analysé comme un élément qui à la fois contredit et cache et sauvegarde les logiques visuelles de la perspective linéaire, se déployant sous de multiples aspects visuels au cours des derniers siècles. Le travail plastique continue d'approfondir ces problématiques, considérant l'acte artistique comme un acte de réflexion et de positionnement face aux phénomènes, et cherche à proposer un ensemble d'images pouvant contribuer au débat académique et aux pratiques artistiques aujourd'hui.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Romagnolo, Sérgio Mauro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mendes, Maria Clarissa Spindola [UNESP]2022-07-11T13:57:53Z2022-07-11T13:57:53Z2022-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23554733004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-04T19:13:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235547Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:13:16Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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