A atividade investigativa no ensino médio: uma possibilidade para o ensino de botânica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/239618 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo refletir sobre a viabilidade da implementação de metodologias investigativas para o ensino de Biologia, especialmente na área da Botânica. Para tanto, elaboramos uma Sequência Didática Investigativa (SDI) que foi implementada com duas turmas da segunda série do Ensino Médio de escolas públicas. O tema abordado foi o processo de reprodução de Angiospermas (plantas com flores e frutos), formação e dispersão de frutos e sementes. A SDI foi desenvolvida em seis etapas ministradas pela autora e supervisionada pelas professoras de Biologia responsáveis pelas respectivas turmas. Na primeira etapa apresentamos aos estudantes uma situação-problema fictícia, que norteou o desenvolvimento da SDI. Na segunda etapa, hipóteses iniciais foram apontadas pelos estudantes buscando explicar e solucionar o problema inicial. Na terceira etapa, organizados em grupos, os estudantes coletaram dados e evidências sobre os processos que envolvem a reprodução de Angiospermas, como: floração, polinização, frutificação e dispersão de sementes. A quarta etapa destinou-se a organização e interpretação dos dados coletados. Tais dados foram partilhados e debatidos visando construir uma resolução coletiva ao problema inicialmente apresentado. Por fim, os estudantes elaboraram cartazes visando sistematizar os conhecimentos adquiridos e divulgar os resultados com outros colegas da escola. Apesar de as duas turmas selecionadas serem do mesmo ano escolar, e da aplicação da SDI ser desenvolvida simultaneamente nas duas escolas, pode-se constatar uma diferença quanto ao nível de conhecimento do tema trabalhado. Uma das turmas já possuía um conhecimento prévio enquanto a outra não, pois tal conteúdo ainda não havia sido desenvolvido em aula. Apesar dessa diferença, consideramos que a SDI elaborada obteve sucesso em ambas as turmas, possibilitando o acesso ao conhecimento àquela que não teve contato com o ensino de Botânica, enquanto para a outra, que já havia tido o contato com o conteúdo previamente, a SDI possibilitou a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas anteriores. Constatamos que a metodologia investigativa se mostrou potencialmente viável, ampliando os espaços de diálogo, de trabalho coletivo, possibilitando maior interação com o tema estudado, além de instigar a curiosidade e a disposição para a investigação. |
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A atividade investigativa no ensino médio: uma possibilidade para o ensino de botânicaThe investigative activity in high school: a possibility for the teaching of botanyEducaçãoAngiospermaBiologia (Ensino médio)Ensino por investigaçãoReprodução vegetalO presente trabalho teve como objetivo refletir sobre a viabilidade da implementação de metodologias investigativas para o ensino de Biologia, especialmente na área da Botânica. Para tanto, elaboramos uma Sequência Didática Investigativa (SDI) que foi implementada com duas turmas da segunda série do Ensino Médio de escolas públicas. O tema abordado foi o processo de reprodução de Angiospermas (plantas com flores e frutos), formação e dispersão de frutos e sementes. A SDI foi desenvolvida em seis etapas ministradas pela autora e supervisionada pelas professoras de Biologia responsáveis pelas respectivas turmas. Na primeira etapa apresentamos aos estudantes uma situação-problema fictícia, que norteou o desenvolvimento da SDI. Na segunda etapa, hipóteses iniciais foram apontadas pelos estudantes buscando explicar e solucionar o problema inicial. Na terceira etapa, organizados em grupos, os estudantes coletaram dados e evidências sobre os processos que envolvem a reprodução de Angiospermas, como: floração, polinização, frutificação e dispersão de sementes. A quarta etapa destinou-se a organização e interpretação dos dados coletados. Tais dados foram partilhados e debatidos visando construir uma resolução coletiva ao problema inicialmente apresentado. Por fim, os estudantes elaboraram cartazes visando sistematizar os conhecimentos adquiridos e divulgar os resultados com outros colegas da escola. Apesar de as duas turmas selecionadas serem do mesmo ano escolar, e da aplicação da SDI ser desenvolvida simultaneamente nas duas escolas, pode-se constatar uma diferença quanto ao nível de conhecimento do tema trabalhado. Uma das turmas já possuía um conhecimento prévio enquanto a outra não, pois tal conteúdo ainda não havia sido desenvolvido em aula. Apesar dessa diferença, consideramos que a SDI elaborada obteve sucesso em ambas as turmas, possibilitando o acesso ao conhecimento àquela que não teve contato com o ensino de Botânica, enquanto para a outra, que já havia tido o contato com o conteúdo previamente, a SDI possibilitou a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas anteriores. Constatamos que a metodologia investigativa se mostrou potencialmente viável, ampliando os espaços de diálogo, de trabalho coletivo, possibilitando maior interação com o tema estudado, além de instigar a curiosidade e a disposição para a investigação.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Benetti, Bernadete [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Calheiro, Amanda Guadaghin2023-02-17T16:24:36Z2023-02-17T16:24:36Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/239618porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-21T06:12:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239618Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:20:24.475777Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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