Lourenço Filho e a Escola Nova no Brasil: estudo sobre os Guias do Mestre da série graduada de leitura Pedrinho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueira, Patrícia Ferreira Fernandes [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90241
Resumo: A pesquisa pretendeu analisar como Manoel Bergstron Lourenço Filho se apropriou das concepções pedagógicas do Movimento da Escola Nova e como as prescreveu para o Guia do Mestre que acompanha a série de leitura graduada Pedrinho e serve para orientar a ação do professor em sala de aula. Para a consecução do objetivo realizou-se levantamento bibliográfico de compêndios teóricos e metodológicos elaborados por Lourenço Filho e de estudos já realizados sobre a obra do autor. Com base no material levantado escolheu-se como fonte documental principal para análise e interpretação duas obras do autor: Introdução ao Estudo da Escola Nova (1_ edição 1930) e dois volumes do Guia do Mestre (1_ edição 1953). Concluiu-se que Lourenço Filho expressa uma interpretação própria sobre esses princípios e sobre como prescrevê-los para o Guia do Mestre, pois apesar de utilizar-se nesse material de conceitos chaves da Escola Nova o faz mesclando-os as práticas já conhecidas pelo modelo tradicional de ensino
id UNSP_fa64ab23bde797aae8844a4037971bf4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90241
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Lourenço Filho e a Escola Nova no Brasil: estudo sobre os Guias do Mestre da série graduada de leitura PedrinhoLourenço Filho, Manuel Bergstrom, 1897-1970EducaçãoEscola novaPratica de ensinoLeituras para professoresGuia do MestreA pesquisa pretendeu analisar como Manoel Bergstron Lourenço Filho se apropriou das concepções pedagógicas do Movimento da Escola Nova e como as prescreveu para o Guia do Mestre que acompanha a série de leitura graduada Pedrinho e serve para orientar a ação do professor em sala de aula. Para a consecução do objetivo realizou-se levantamento bibliográfico de compêndios teóricos e metodológicos elaborados por Lourenço Filho e de estudos já realizados sobre a obra do autor. Com base no material levantado escolheu-se como fonte documental principal para análise e interpretação duas obras do autor: Introdução ao Estudo da Escola Nova (1_ edição 1930) e dois volumes do Guia do Mestre (1_ edição 1953). Concluiu-se que Lourenço Filho expressa uma interpretação própria sobre esses princípios e sobre como prescrevê-los para o Guia do Mestre, pois apesar de utilizar-se nesse material de conceitos chaves da Escola Nova o faz mesclando-os as práticas já conhecidas pelo modelo tradicional de ensinoThe research sought to examine how Manoel Bergstrom Lourenço Filho appropriated the pedagogical assumptions of the Movement of the New School and as prescribed for the Guia do Mestre that accompanies the graduated reading series Pedrinho and serves to guide the action of the teacher in the classroom. To achieve the goal held bibliography of theoretical and methodological textbooks written by Lourenço Filho of studies already done on the author's work. Based on the collected material has been chosen as the main source to analysis and interpretation of the author two books: Introdução ao Estudo da Escola Nova (1 _ edition 1930) and two volumes of the Guia do Mestre (1 _ edition 1953). It was concluded that Lourenço Filho expresses own interpretation of those principles and how to prescribe them for the Guia do Mestre, because despite the use of this material are the key concepts of the New School makes merging the practices known by the model traditional teachingCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Figueira, Patrícia Ferreira Fernandes [UNESP]2014-06-11T19:24:21Z2014-06-11T19:24:21Z2010-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis100 f.application/pdfFIGUEIRA, Patrícia Ferreira Fernandes. Lourenço Filho e a Escola Nova no Brasil: estudo sobre os Guias do Mestre da série graduada de leitura Pedrinho. 2010. 100 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.http://hdl.handle.net/11449/90241000620718figueira_pff_me_arafcl.pdf33004030079P29701075189282146Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:53:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90241Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:59:44.371962Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Lourenço Filho e a Escola Nova no Brasil: estudo sobre os Guias do Mestre da série graduada de leitura Pedrinho
title Lourenço Filho e a Escola Nova no Brasil: estudo sobre os Guias do Mestre da série graduada de leitura Pedrinho
spellingShingle Lourenço Filho e a Escola Nova no Brasil: estudo sobre os Guias do Mestre da série graduada de leitura Pedrinho
Figueira, Patrícia Ferreira Fernandes [UNESP]
Lourenço Filho, Manuel Bergstrom, 1897-1970
Educação
Escola nova
Pratica de ensino
Leituras para professores
Guia do Mestre
title_short Lourenço Filho e a Escola Nova no Brasil: estudo sobre os Guias do Mestre da série graduada de leitura Pedrinho
title_full Lourenço Filho e a Escola Nova no Brasil: estudo sobre os Guias do Mestre da série graduada de leitura Pedrinho
title_fullStr Lourenço Filho e a Escola Nova no Brasil: estudo sobre os Guias do Mestre da série graduada de leitura Pedrinho
title_full_unstemmed Lourenço Filho e a Escola Nova no Brasil: estudo sobre os Guias do Mestre da série graduada de leitura Pedrinho
title_sort Lourenço Filho e a Escola Nova no Brasil: estudo sobre os Guias do Mestre da série graduada de leitura Pedrinho
author Figueira, Patrícia Ferreira Fernandes [UNESP]
author_facet Figueira, Patrícia Ferreira Fernandes [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueira, Patrícia Ferreira Fernandes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Lourenço Filho, Manuel Bergstrom, 1897-1970
Educação
Escola nova
Pratica de ensino
Leituras para professores
Guia do Mestre
topic Lourenço Filho, Manuel Bergstrom, 1897-1970
Educação
Escola nova
Pratica de ensino
Leituras para professores
Guia do Mestre
description A pesquisa pretendeu analisar como Manoel Bergstron Lourenço Filho se apropriou das concepções pedagógicas do Movimento da Escola Nova e como as prescreveu para o Guia do Mestre que acompanha a série de leitura graduada Pedrinho e serve para orientar a ação do professor em sala de aula. Para a consecução do objetivo realizou-se levantamento bibliográfico de compêndios teóricos e metodológicos elaborados por Lourenço Filho e de estudos já realizados sobre a obra do autor. Com base no material levantado escolheu-se como fonte documental principal para análise e interpretação duas obras do autor: Introdução ao Estudo da Escola Nova (1_ edição 1930) e dois volumes do Guia do Mestre (1_ edição 1953). Concluiu-se que Lourenço Filho expressa uma interpretação própria sobre esses princípios e sobre como prescrevê-los para o Guia do Mestre, pois apesar de utilizar-se nesse material de conceitos chaves da Escola Nova o faz mesclando-os as práticas já conhecidas pelo modelo tradicional de ensino
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-20
2014-06-11T19:24:21Z
2014-06-11T19:24:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FIGUEIRA, Patrícia Ferreira Fernandes. Lourenço Filho e a Escola Nova no Brasil: estudo sobre os Guias do Mestre da série graduada de leitura Pedrinho. 2010. 100 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/90241
000620718
figueira_pff_me_arafcl.pdf
33004030079P2
9701075189282146
identifier_str_mv FIGUEIRA, Patrícia Ferreira Fernandes. Lourenço Filho e a Escola Nova no Brasil: estudo sobre os Guias do Mestre da série graduada de leitura Pedrinho. 2010. 100 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.
000620718
figueira_pff_me_arafcl.pdf
33004030079P2
9701075189282146
url http://hdl.handle.net/11449/90241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 100 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128732706111488