As ticas de matema de cegos sob o viés institucional: da integração à inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calore, Aira Casagrande de Oliveira [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91105
Resumo: Este trabalho evoca as “ticas” de “matema” de um grupo de jovens e adultos cegos. Pautada nas teorias da Etnomatemática e da Educação Inclusiva e com o objetivo de observar, descrever e analisar o ser, o saber e o fazer de sujeitos cegos em instituições de ensino, a pesquisa de caráter etnográfico ocorreu em dois ambientes distintos: um instituto especializado e uma escola estadual da rede regular de ensino, ambas da cidade de São José do Rio Preto, SP. Por conseguinte, face aos aspectos culturais das artes e técnicas de um grupo de cegos, estas resultantes de experiências educacionais simultâneas de integração e de inclusão, os dados remetem às influências da cegueira e da instituição especializada no desenvolvimento das “ticas” de “matema” do grupo considerado. Assim, as artes e técnicas do ser, do saber e do fazer da pessoa cega provêm de seis alunos cegos e de uma professora cega da escola regular, além de outros dezessete alunos do referido instituto. Portanto, este ensaio mostra um exemplo de transição entre integração e inclusão e questiona o impacto da cultura de um grupo de cegos para uma proposta de educação inclusiva.
id UNSP_fad5aed221a0d9eae8c813c96fbff239
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91105
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As ticas de matema de cegos sob o viés institucional: da integração à inclusãoMatemática - Estudo e ensinoEducação inclusivaInclusive teachingInclusive educationEste trabalho evoca as “ticas” de “matema” de um grupo de jovens e adultos cegos. Pautada nas teorias da Etnomatemática e da Educação Inclusiva e com o objetivo de observar, descrever e analisar o ser, o saber e o fazer de sujeitos cegos em instituições de ensino, a pesquisa de caráter etnográfico ocorreu em dois ambientes distintos: um instituto especializado e uma escola estadual da rede regular de ensino, ambas da cidade de São José do Rio Preto, SP. Por conseguinte, face aos aspectos culturais das artes e técnicas de um grupo de cegos, estas resultantes de experiências educacionais simultâneas de integração e de inclusão, os dados remetem às influências da cegueira e da instituição especializada no desenvolvimento das “ticas” de “matema” do grupo considerado. Assim, as artes e técnicas do ser, do saber e do fazer da pessoa cega provêm de seis alunos cegos e de uma professora cega da escola regular, além de outros dezessete alunos do referido instituto. Portanto, este ensaio mostra um exemplo de transição entre integração e inclusão e questiona o impacto da cultura de um grupo de cegos para uma proposta de educação inclusiva.This work evokes the “tics” of “mathema” by a blind adults and young people group. Guided by the Ethnomathematics and Inclusive Education theories and with the purpose to observe, account and analyze the being, knowing and the doing of blind characters in educational institutions, the investigation of ethnographic type has occurred at two different environments: a specialized institute and a public state school both situated in São José do Rio Preto city, SP. Therefore, in view of the cultural aspects the arts and techniques of a bind people group, these like results of the integration and the inclusion simultaneous educational experiences data refer to the blindness and the specialized institution on the “tics” of “mathema” development by the group on research. Then, arts and techniques of the blind being, knowing and doing come from six young students and one teacher at a regular public school and seventeen adult students at a specialized institute for blind people. Thereby this essay shows an example of the transition educational between the integration and the inclusion and it asks the impact of the culture by a blind group for an inclusive education proposal.See-SpUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Scandiuzzi, Pedro Paulo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Calore, Aira Casagrande de Oliveira [UNESP]2014-06-11T19:24:54Z2014-06-11T19:24:54Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis120 f. : il., tabs., fots.application/pdfCALORE, Aira Casagrande de Oliveira. As ticas de matema de cegos sob o viés institucional: da integração à inclusão. 2008. 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.http://hdl.handle.net/11449/91105000571562calore_aco_me_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-08T06:02:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91105Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:18:21.344470Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As ticas de matema de cegos sob o viés institucional: da integração à inclusão
title As ticas de matema de cegos sob o viés institucional: da integração à inclusão
spellingShingle As ticas de matema de cegos sob o viés institucional: da integração à inclusão
Calore, Aira Casagrande de Oliveira [UNESP]
Matemática - Estudo e ensino
Educação inclusiva
Inclusive teaching
Inclusive education
title_short As ticas de matema de cegos sob o viés institucional: da integração à inclusão
title_full As ticas de matema de cegos sob o viés institucional: da integração à inclusão
title_fullStr As ticas de matema de cegos sob o viés institucional: da integração à inclusão
title_full_unstemmed As ticas de matema de cegos sob o viés institucional: da integração à inclusão
title_sort As ticas de matema de cegos sob o viés institucional: da integração à inclusão
author Calore, Aira Casagrande de Oliveira [UNESP]
author_facet Calore, Aira Casagrande de Oliveira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scandiuzzi, Pedro Paulo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Calore, Aira Casagrande de Oliveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Educação inclusiva
Inclusive teaching
Inclusive education
topic Matemática - Estudo e ensino
Educação inclusiva
Inclusive teaching
Inclusive education
description Este trabalho evoca as “ticas” de “matema” de um grupo de jovens e adultos cegos. Pautada nas teorias da Etnomatemática e da Educação Inclusiva e com o objetivo de observar, descrever e analisar o ser, o saber e o fazer de sujeitos cegos em instituições de ensino, a pesquisa de caráter etnográfico ocorreu em dois ambientes distintos: um instituto especializado e uma escola estadual da rede regular de ensino, ambas da cidade de São José do Rio Preto, SP. Por conseguinte, face aos aspectos culturais das artes e técnicas de um grupo de cegos, estas resultantes de experiências educacionais simultâneas de integração e de inclusão, os dados remetem às influências da cegueira e da instituição especializada no desenvolvimento das “ticas” de “matema” do grupo considerado. Assim, as artes e técnicas do ser, do saber e do fazer da pessoa cega provêm de seis alunos cegos e de uma professora cega da escola regular, além de outros dezessete alunos do referido instituto. Portanto, este ensaio mostra um exemplo de transição entre integração e inclusão e questiona o impacto da cultura de um grupo de cegos para uma proposta de educação inclusiva.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2014-06-11T19:24:54Z
2014-06-11T19:24:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CALORE, Aira Casagrande de Oliveira. As ticas de matema de cegos sob o viés institucional: da integração à inclusão. 2008. 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/91105
000571562
calore_aco_me_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv CALORE, Aira Casagrande de Oliveira. As ticas de matema de cegos sob o viés institucional: da integração à inclusão. 2008. 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.
000571562
calore_aco_me_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/91105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 120 f. : il., tabs., fots.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128344103845888