Política pública de avaliação externa: a construção de instrumentos de avaliação de ciências da natureza e sua contribuição à prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141840 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo apresentar e discutir o processo de composição das provas do SARESP 2012 nas áreas de Ciências e Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) aplicadas aos alunos do 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio da rede de ensino pública estadual paulista, de modo a motivar a inclusão da metodologia da avaliação do SARESP como parte da prática pedagógica em Ciências e Ciências da Natureza. As provas foram montadas a partir da seleção de itens pré-testados e segundo critérios estabelecidos, tais como características estatísticas do item, articulação com a Matriz de Referência para Avaliação do SARESP, presença de itens de ligação, dentre outros. As provas permitiram um diagnóstico do nível de aprendizagem e proficiência dos alunos da rede pública de ensino do Estado de São Paulo, apontando avanços quer na série histórica de edições do SARESP, quer ao longo da trajetória escolar dos alunos. A Escala de Proficiência, construída pela descrição das habilidades que os alunos demonstram em cada um dos pontos da escala, possibilita ao professor conhecer o modelo de situação problema que pode ser trabalhado para abordar os conhecimentos associados ao domínio das habilidades de um determinado ponto, possibilita ao professor trazer ao ambiente de aprendizagem situações problema cuja solução depende dos conhecimentos e habilidades característicos de cada nível, tanto para fortalecer a aquisição dos conhecimentos e o desenvolvimento das habilidades quanto para motivar a abordagem de conteúdos mais complexos, associados a habilidades que compõem níveis mais altos de proficiência. |
id |
UNSP_fb426389997f8e824f129867e8b04150 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141840 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Política pública de avaliação externa: a construção de instrumentos de avaliação de ciências da natureza e sua contribuição à prática pedagógicaAvaliaçãoSARESPCiências da naturezaEste trabalho tem por objetivo apresentar e discutir o processo de composição das provas do SARESP 2012 nas áreas de Ciências e Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) aplicadas aos alunos do 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio da rede de ensino pública estadual paulista, de modo a motivar a inclusão da metodologia da avaliação do SARESP como parte da prática pedagógica em Ciências e Ciências da Natureza. As provas foram montadas a partir da seleção de itens pré-testados e segundo critérios estabelecidos, tais como características estatísticas do item, articulação com a Matriz de Referência para Avaliação do SARESP, presença de itens de ligação, dentre outros. As provas permitiram um diagnóstico do nível de aprendizagem e proficiência dos alunos da rede pública de ensino do Estado de São Paulo, apontando avanços quer na série histórica de edições do SARESP, quer ao longo da trajetória escolar dos alunos. A Escala de Proficiência, construída pela descrição das habilidades que os alunos demonstram em cada um dos pontos da escala, possibilita ao professor conhecer o modelo de situação problema que pode ser trabalhado para abordar os conhecimentos associados ao domínio das habilidades de um determinado ponto, possibilita ao professor trazer ao ambiente de aprendizagem situações problema cuja solução depende dos conhecimentos e habilidades característicos de cada nível, tanto para fortalecer a aquisição dos conhecimentos e o desenvolvimento das habilidades quanto para motivar a abordagem de conteúdos mais complexos, associados a habilidades que compõem níveis mais altos de proficiência.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de GuaratinguetáUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Genética, Instituto de Biociências de BotucatuUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fundação para o Vestibular da Unesp (VUNESP)Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP]Trevisan, Ligia Maria VettoratoRocha, Guaracy Tadeu [UNESP]Bertolucci, Rodrigo de SouzaSilveira, Ghisleine Trigo2016-07-19T13:00:42Z2016-07-19T13:00:42Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject8259-8270application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8259-82702357-7819http://hdl.handle.net/11449/141840ISSN2357-7819-2014-8259-8270.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-01T20:52:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141840Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:56:13.514773Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Política pública de avaliação externa: a construção de instrumentos de avaliação de ciências da natureza e sua contribuição à prática pedagógica |
title |
Política pública de avaliação externa: a construção de instrumentos de avaliação de ciências da natureza e sua contribuição à prática pedagógica |
spellingShingle |
Política pública de avaliação externa: a construção de instrumentos de avaliação de ciências da natureza e sua contribuição à prática pedagógica Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP] Avaliação SARESP Ciências da natureza |
title_short |
Política pública de avaliação externa: a construção de instrumentos de avaliação de ciências da natureza e sua contribuição à prática pedagógica |
title_full |
Política pública de avaliação externa: a construção de instrumentos de avaliação de ciências da natureza e sua contribuição à prática pedagógica |
title_fullStr |
Política pública de avaliação externa: a construção de instrumentos de avaliação de ciências da natureza e sua contribuição à prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
Política pública de avaliação externa: a construção de instrumentos de avaliação de ciências da natureza e sua contribuição à prática pedagógica |
title_sort |
Política pública de avaliação externa: a construção de instrumentos de avaliação de ciências da natureza e sua contribuição à prática pedagógica |
author |
Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP] |
author_facet |
Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP] Trevisan, Ligia Maria Vettorato Rocha, Guaracy Tadeu [UNESP] Bertolucci, Rodrigo de Souza Silveira, Ghisleine Trigo |
author_role |
author |
author2 |
Trevisan, Ligia Maria Vettorato Rocha, Guaracy Tadeu [UNESP] Bertolucci, Rodrigo de Souza Silveira, Ghisleine Trigo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Fundação para o Vestibular da Unesp (VUNESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP] Trevisan, Ligia Maria Vettorato Rocha, Guaracy Tadeu [UNESP] Bertolucci, Rodrigo de Souza Silveira, Ghisleine Trigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação SARESP Ciências da natureza |
topic |
Avaliação SARESP Ciências da natureza |
description |
Este trabalho tem por objetivo apresentar e discutir o processo de composição das provas do SARESP 2012 nas áreas de Ciências e Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) aplicadas aos alunos do 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio da rede de ensino pública estadual paulista, de modo a motivar a inclusão da metodologia da avaliação do SARESP como parte da prática pedagógica em Ciências e Ciências da Natureza. As provas foram montadas a partir da seleção de itens pré-testados e segundo critérios estabelecidos, tais como características estatísticas do item, articulação com a Matriz de Referência para Avaliação do SARESP, presença de itens de ligação, dentre outros. As provas permitiram um diagnóstico do nível de aprendizagem e proficiência dos alunos da rede pública de ensino do Estado de São Paulo, apontando avanços quer na série histórica de edições do SARESP, quer ao longo da trajetória escolar dos alunos. A Escala de Proficiência, construída pela descrição das habilidades que os alunos demonstram em cada um dos pontos da escala, possibilita ao professor conhecer o modelo de situação problema que pode ser trabalhado para abordar os conhecimentos associados ao domínio das habilidades de um determinado ponto, possibilita ao professor trazer ao ambiente de aprendizagem situações problema cuja solução depende dos conhecimentos e habilidades característicos de cada nível, tanto para fortalecer a aquisição dos conhecimentos e o desenvolvimento das habilidades quanto para motivar a abordagem de conteúdos mais complexos, associados a habilidades que compõem níveis mais altos de proficiência. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:42Z 2016-07-19T13:00:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8259-8270 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141840 ISSN2357-7819-2014-8259-8270.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141840 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8259-8270 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-8259-8270.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
8259-8270 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129475822485504 |