Política pública de avaliação externa: a construção de instrumentos de avaliação de ciências da natureza e sua contribuição à prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Trevisan, Ligia Maria Vettorato, Rocha, Guaracy Tadeu [UNESP], Bertolucci, Rodrigo de Souza, Silveira, Ghisleine Trigo
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141840
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar e discutir o processo de composição das provas do SARESP 2012 nas áreas de Ciências e Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) aplicadas aos alunos do 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio da rede de ensino pública estadual paulista, de modo a motivar a inclusão da metodologia da avaliação do SARESP como parte da prática pedagógica em Ciências e Ciências da Natureza. As provas foram montadas a partir da seleção de itens pré-testados e segundo critérios estabelecidos, tais como características estatísticas do item, articulação com a Matriz de Referência para Avaliação do SARESP, presença de itens de ligação, dentre outros. As provas permitiram um diagnóstico do nível de aprendizagem e proficiência dos alunos da rede pública de ensino do Estado de São Paulo, apontando avanços quer na série histórica de edições do SARESP, quer ao longo da trajetória escolar dos alunos. A Escala de Proficiência, construída pela descrição das habilidades que os alunos demonstram em cada um dos pontos da escala, possibilita ao professor conhecer o modelo de situação problema que pode ser trabalhado para abordar os conhecimentos associados ao domínio das habilidades de um determinado ponto, possibilita ao professor trazer ao ambiente de aprendizagem situações problema cuja solução depende dos conhecimentos e habilidades característicos de cada nível, tanto para fortalecer a aquisição dos conhecimentos e o desenvolvimento das habilidades quanto para motivar a abordagem de conteúdos mais complexos, associados a habilidades que compõem níveis mais altos de proficiência.
id UNSP_fb426389997f8e824f129867e8b04150
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141840
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Política pública de avaliação externa: a construção de instrumentos de avaliação de ciências da natureza e sua contribuição à prática pedagógicaAvaliaçãoSARESPCiências da naturezaEste trabalho tem por objetivo apresentar e discutir o processo de composição das provas do SARESP 2012 nas áreas de Ciências e Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) aplicadas aos alunos do 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio da rede de ensino pública estadual paulista, de modo a motivar a inclusão da metodologia da avaliação do SARESP como parte da prática pedagógica em Ciências e Ciências da Natureza. As provas foram montadas a partir da seleção de itens pré-testados e segundo critérios estabelecidos, tais como características estatísticas do item, articulação com a Matriz de Referência para Avaliação do SARESP, presença de itens de ligação, dentre outros. As provas permitiram um diagnóstico do nível de aprendizagem e proficiência dos alunos da rede pública de ensino do Estado de São Paulo, apontando avanços quer na série histórica de edições do SARESP, quer ao longo da trajetória escolar dos alunos. A Escala de Proficiência, construída pela descrição das habilidades que os alunos demonstram em cada um dos pontos da escala, possibilita ao professor conhecer o modelo de situação problema que pode ser trabalhado para abordar os conhecimentos associados ao domínio das habilidades de um determinado ponto, possibilita ao professor trazer ao ambiente de aprendizagem situações problema cuja solução depende dos conhecimentos e habilidades característicos de cada nível, tanto para fortalecer a aquisição dos conhecimentos e o desenvolvimento das habilidades quanto para motivar a abordagem de conteúdos mais complexos, associados a habilidades que compõem níveis mais altos de proficiência.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de GuaratinguetáUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Genética, Instituto de Biociências de BotucatuUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fundação para o Vestibular da Unesp (VUNESP)Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP]Trevisan, Ligia Maria VettoratoRocha, Guaracy Tadeu [UNESP]Bertolucci, Rodrigo de SouzaSilveira, Ghisleine Trigo2016-07-19T13:00:42Z2016-07-19T13:00:42Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject8259-8270application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8259-82702357-7819http://hdl.handle.net/11449/141840ISSN2357-7819-2014-8259-8270.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-01T20:52:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141840Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:56:13.514773Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Política pública de avaliação externa: a construção de instrumentos de avaliação de ciências da natureza e sua contribuição à prática pedagógica
title Política pública de avaliação externa: a construção de instrumentos de avaliação de ciências da natureza e sua contribuição à prática pedagógica
spellingShingle Política pública de avaliação externa: a construção de instrumentos de avaliação de ciências da natureza e sua contribuição à prática pedagógica
Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP]
Avaliação
SARESP
Ciências da natureza
title_short Política pública de avaliação externa: a construção de instrumentos de avaliação de ciências da natureza e sua contribuição à prática pedagógica
title_full Política pública de avaliação externa: a construção de instrumentos de avaliação de ciências da natureza e sua contribuição à prática pedagógica
title_fullStr Política pública de avaliação externa: a construção de instrumentos de avaliação de ciências da natureza e sua contribuição à prática pedagógica
title_full_unstemmed Política pública de avaliação externa: a construção de instrumentos de avaliação de ciências da natureza e sua contribuição à prática pedagógica
title_sort Política pública de avaliação externa: a construção de instrumentos de avaliação de ciências da natureza e sua contribuição à prática pedagógica
author Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP]
author_facet Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP]
Trevisan, Ligia Maria Vettorato
Rocha, Guaracy Tadeu [UNESP]
Bertolucci, Rodrigo de Souza
Silveira, Ghisleine Trigo
author_role author
author2 Trevisan, Ligia Maria Vettorato
Rocha, Guaracy Tadeu [UNESP]
Bertolucci, Rodrigo de Souza
Silveira, Ghisleine Trigo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Fundação para o Vestibular da Unesp (VUNESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP]
Trevisan, Ligia Maria Vettorato
Rocha, Guaracy Tadeu [UNESP]
Bertolucci, Rodrigo de Souza
Silveira, Ghisleine Trigo
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
SARESP
Ciências da natureza
topic Avaliação
SARESP
Ciências da natureza
description Este trabalho tem por objetivo apresentar e discutir o processo de composição das provas do SARESP 2012 nas áreas de Ciências e Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) aplicadas aos alunos do 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio da rede de ensino pública estadual paulista, de modo a motivar a inclusão da metodologia da avaliação do SARESP como parte da prática pedagógica em Ciências e Ciências da Natureza. As provas foram montadas a partir da seleção de itens pré-testados e segundo critérios estabelecidos, tais como características estatísticas do item, articulação com a Matriz de Referência para Avaliação do SARESP, presença de itens de ligação, dentre outros. As provas permitiram um diagnóstico do nível de aprendizagem e proficiência dos alunos da rede pública de ensino do Estado de São Paulo, apontando avanços quer na série histórica de edições do SARESP, quer ao longo da trajetória escolar dos alunos. A Escala de Proficiência, construída pela descrição das habilidades que os alunos demonstram em cada um dos pontos da escala, possibilita ao professor conhecer o modelo de situação problema que pode ser trabalhado para abordar os conhecimentos associados ao domínio das habilidades de um determinado ponto, possibilita ao professor trazer ao ambiente de aprendizagem situações problema cuja solução depende dos conhecimentos e habilidades característicos de cada nível, tanto para fortalecer a aquisição dos conhecimentos e o desenvolvimento das habilidades quanto para motivar a abordagem de conteúdos mais complexos, associados a habilidades que compõem níveis mais altos de proficiência.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:42Z
2016-07-19T13:00:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8259-8270
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141840
ISSN2357-7819-2014-8259-8270.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141840
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8259-8270
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-8259-8270.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 8259-8270
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129475822485504