Um aplicativo de celular como alternativa metodológica para o ensino de semelhança de triângulos e pirâmides

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caliani, Fabrício José Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204240
Resumo: Em decorrência do avanço da tecnologia e do crescente acesso a elas, pela maior disponibilidade de computadores, celulares e afins, os estudantes estão dinamicamente inseridos nessa cultura, envolvendo–se diretamente em novas formas de interação e de atuação social. Com isso, a tecnologia nas escolas é uma alternativa para promover a aprendizagem, a interação e o compartilhamento de significados entre professores e estudantes. Esse trabalho apresenta um aplicativo para celulares intitulado “Educação Estendida”, de realidade aumentada, para auxiliar no ensino de matemática e outras áreas. Em particular, é proposta uma sequência metodológica para o ensino de Semelhança de Triângulos e Introdução a Pirâmides, além de apresentar aspectos históricos relacionados às pirâmides, visando a sua aplicação no 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é despertar maior interesse e compreensão dos alunos nos conteúdos de matemática, de forma que eles sejam os protagonistas de seu conhecimento. O aplicativo pode ser baixado na loja de aplicativos.
id UNSP_fbdb86e8c81064d240ed45606649d7e4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/204240
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Um aplicativo de celular como alternativa metodológica para o ensino de semelhança de triângulos e pirâmidesA mobile app as a methodological alternative for teaching the similarity of triangles and pyramidsAplicativo de celularSemelhança de triânguloPirâmideTecnologiaRealidade aumentadaCell phone applicationTriangle similarityPyramidTechnologyAugmented realityEm decorrência do avanço da tecnologia e do crescente acesso a elas, pela maior disponibilidade de computadores, celulares e afins, os estudantes estão dinamicamente inseridos nessa cultura, envolvendo–se diretamente em novas formas de interação e de atuação social. Com isso, a tecnologia nas escolas é uma alternativa para promover a aprendizagem, a interação e o compartilhamento de significados entre professores e estudantes. Esse trabalho apresenta um aplicativo para celulares intitulado “Educação Estendida”, de realidade aumentada, para auxiliar no ensino de matemática e outras áreas. Em particular, é proposta uma sequência metodológica para o ensino de Semelhança de Triângulos e Introdução a Pirâmides, além de apresentar aspectos históricos relacionados às pirâmides, visando a sua aplicação no 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é despertar maior interesse e compreensão dos alunos nos conteúdos de matemática, de forma que eles sejam os protagonistas de seu conhecimento. O aplicativo pode ser baixado na loja de aplicativos.As a result of the advancement of technology and the growing access to it, and due to the greater availability of computers, cell phones and the like, students are dynamically inserted in this culture, getting directly involved in new forms of social interaction and activities. With this scenario in mind, technology in schools is an alternative to promote learning, interaction and the sharing of meanings between teachers and students. This work presents an augmented reality application for cell phones entitled "Educação Estendida", to help in the teaching of mathematics and other areas. In particular, a methodological sequence is proposed for the teaching of Triangle Similarity and Introduction to Pyramids, besides presenting historical aspects related to the pyramids, aiming at its application in the 9th grade of Elementary School. The objective is to arouse students' greater interest and understanding of different contents of mathematics, so that they are the protagonists of their knowledge. The application can be downloaded at the application store.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lamas, Rita de Cássia Pavan [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Caliani, Fabrício José Oliveira2021-03-31T14:26:55Z2021-03-31T14:26:55Z2021-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20424031075010001P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-20T06:28:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204240Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:27:20.325002Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um aplicativo de celular como alternativa metodológica para o ensino de semelhança de triângulos e pirâmides
A mobile app as a methodological alternative for teaching the similarity of triangles and pyramids
title Um aplicativo de celular como alternativa metodológica para o ensino de semelhança de triângulos e pirâmides
spellingShingle Um aplicativo de celular como alternativa metodológica para o ensino de semelhança de triângulos e pirâmides
Caliani, Fabrício José Oliveira
Aplicativo de celular
Semelhança de triângulo
Pirâmide
Tecnologia
Realidade aumentada
Cell phone application
Triangle similarity
Pyramid
Technology
Augmented reality
title_short Um aplicativo de celular como alternativa metodológica para o ensino de semelhança de triângulos e pirâmides
title_full Um aplicativo de celular como alternativa metodológica para o ensino de semelhança de triângulos e pirâmides
title_fullStr Um aplicativo de celular como alternativa metodológica para o ensino de semelhança de triângulos e pirâmides
title_full_unstemmed Um aplicativo de celular como alternativa metodológica para o ensino de semelhança de triângulos e pirâmides
title_sort Um aplicativo de celular como alternativa metodológica para o ensino de semelhança de triângulos e pirâmides
author Caliani, Fabrício José Oliveira
author_facet Caliani, Fabrício José Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lamas, Rita de Cássia Pavan [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Caliani, Fabrício José Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Aplicativo de celular
Semelhança de triângulo
Pirâmide
Tecnologia
Realidade aumentada
Cell phone application
Triangle similarity
Pyramid
Technology
Augmented reality
topic Aplicativo de celular
Semelhança de triângulo
Pirâmide
Tecnologia
Realidade aumentada
Cell phone application
Triangle similarity
Pyramid
Technology
Augmented reality
description Em decorrência do avanço da tecnologia e do crescente acesso a elas, pela maior disponibilidade de computadores, celulares e afins, os estudantes estão dinamicamente inseridos nessa cultura, envolvendo–se diretamente em novas formas de interação e de atuação social. Com isso, a tecnologia nas escolas é uma alternativa para promover a aprendizagem, a interação e o compartilhamento de significados entre professores e estudantes. Esse trabalho apresenta um aplicativo para celulares intitulado “Educação Estendida”, de realidade aumentada, para auxiliar no ensino de matemática e outras áreas. Em particular, é proposta uma sequência metodológica para o ensino de Semelhança de Triângulos e Introdução a Pirâmides, além de apresentar aspectos históricos relacionados às pirâmides, visando a sua aplicação no 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é despertar maior interesse e compreensão dos alunos nos conteúdos de matemática, de forma que eles sejam os protagonistas de seu conhecimento. O aplicativo pode ser baixado na loja de aplicativos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-31T14:26:55Z
2021-03-31T14:26:55Z
2021-03-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/204240
31075010001P2
url http://hdl.handle.net/11449/204240
identifier_str_mv 31075010001P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129523286278144