Crianças e suas experiências urbanas: uma contribuição ao estudo da diferenciação socioespacial pela geografia da infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Danielle Silva Yabuki
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/250905
http://lattes.cnpq.br/4843424830545688
Resumo: Esta pesquisa, considerando o campo da Geografia da Infância, teve como objetivo apreender experiências urbanas, práticas espaciais e representações de crianças moradoras de Presidente Prudente-SP, com a ideia de demostrar como diferentes condições sociais e espaciais levam a experiências urbanas também diferenciadas que dotarão os sujeitos de distintos graus de autonomia, frente à Cidade. Nesse sentido, inquerimos oito crianças moradores de habitats populares (espaços tradicionais, centrais, pericentrais e periferias sociais) e de habitats de classe média e elite com idade de 8 a 15 anos, que cursam desde os anos iniciais do Ensino Fundamental I aos anos finais do Ensino Fundamental II. Operacionalmente, empregamos como ferramentas de investigação: entrevistas semiestruturadas; elaboração de esboços cartográficos dos percursos casa-escola; reconstrução e representação cartográfica dos percursos; reprodução dos percursos pela pesquisadora. Dessa maneira, os resultados desta pesquisa contribuem para o debate de que as distintas condições espaciais forma diversos modos de leitura da cidade, o que conflui, por fim, com possibilidades de exercício da autonomia na produção e apropriação do espaço urbano, autonomia esta que é também representativa da capacidade de empregar e expressar conhecimento tácito, mas, conjuntamente, reflexivo sobre o Espaço e sobre a Produção do Espaço.
id UNSP_fc2b6a893499d78d025784e4f8844d34
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/250905
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Crianças e suas experiências urbanas: uma contribuição ao estudo da diferenciação socioespacial pela geografia da infânciaLos niños y sus experiencias urbanas: una contribución al estudio de la diferenciación socioespacial a través de la geografía de la infanciaGeografia da infânciaExperiência urbanaPráticas espaciaisAutonomiaPresidente PrudenteGeografía de la infanciaExperiencia urbanaPrácticas espacialesAutonomíaEsta pesquisa, considerando o campo da Geografia da Infância, teve como objetivo apreender experiências urbanas, práticas espaciais e representações de crianças moradoras de Presidente Prudente-SP, com a ideia de demostrar como diferentes condições sociais e espaciais levam a experiências urbanas também diferenciadas que dotarão os sujeitos de distintos graus de autonomia, frente à Cidade. Nesse sentido, inquerimos oito crianças moradores de habitats populares (espaços tradicionais, centrais, pericentrais e periferias sociais) e de habitats de classe média e elite com idade de 8 a 15 anos, que cursam desde os anos iniciais do Ensino Fundamental I aos anos finais do Ensino Fundamental II. Operacionalmente, empregamos como ferramentas de investigação: entrevistas semiestruturadas; elaboração de esboços cartográficos dos percursos casa-escola; reconstrução e representação cartográfica dos percursos; reprodução dos percursos pela pesquisadora. Dessa maneira, os resultados desta pesquisa contribuem para o debate de que as distintas condições espaciais forma diversos modos de leitura da cidade, o que conflui, por fim, com possibilidades de exercício da autonomia na produção e apropriação do espaço urbano, autonomia esta que é também representativa da capacidade de empregar e expressar conhecimento tácito, mas, conjuntamente, reflexivo sobre o Espaço e sobre a Produção do Espaço.Esta investigación, considerando el campo de la Geografía Infantil, tuvo como objetivo capturar experiencias urbanas, prácticas espaciales y representaciones de niños que viven en Presidente Prudente-SP, con la idea de demostrar cómo diferentes condiciones sociales y espaciales conducen a experiencias urbanas también diferenciadas que dotar a los sujetos de distintos grados de autonomía, frente a la Ciudad. En este sentido, encuestamos a ocho niños que viven en hábitats populares (espacios tradicionales, centrales, pericentrales y periféricos sociales) y hábitats de clase media y élite de 8 a 15 años, que asisten desde los años iniciales de la Escuela Primaria I hasta los últimos años de la Educación Primaria. Escuela Primaria II. Operativamente, empleamos las siguientes herramientas de investigación: entrevistas semiestructuradas; elaboración de croquis cartográficos de rutas hogar-escuela; reconstrucción y representación cartográfica de rutas; Reproducción de las rutas por parte del investigador. De esta manera, los resultados de esta investigación contribuyen al debate de que las diferentes condiciones espaciales configuran diferentes maneras de leer la ciudad, que en definitiva convergen con posibilidades de ejercicio de la autonomía en la producción y apropiación del espacio urbano, autonomía que también es representativa de la capacidad de emplear y expresar conocimientos tácitos, pero, conjuntamente, reflexivos sobre el Espacio y la Producción del Espacio.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2021/01290-9CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Whitacker, Arthur Magon [UNESP]Danielle Silva Yabuki2023-10-06T19:21:21Z2023-10-06T19:21:21Z2023-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfYABUKI, Danielle Silva. Crianças e suas experiências urbanas: uma contribuição ao estudo da diferenciação socioespacial pela geografia da infância. 253p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Geografia - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Campus de Presidente Prudente, 2023.https://hdl.handle.net/11449/250905http://lattes.cnpq.br/48434248305456880000-0002-2085-7664porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-17T06:18:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250905Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:33:04.571407Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Crianças e suas experiências urbanas: uma contribuição ao estudo da diferenciação socioespacial pela geografia da infância
Los niños y sus experiencias urbanas: una contribución al estudio de la diferenciación socioespacial a través de la geografía de la infancia
title Crianças e suas experiências urbanas: uma contribuição ao estudo da diferenciação socioespacial pela geografia da infância
spellingShingle Crianças e suas experiências urbanas: uma contribuição ao estudo da diferenciação socioespacial pela geografia da infância
Danielle Silva Yabuki
Geografia da infância
Experiência urbana
Práticas espaciais
Autonomia
Presidente Prudente
Geografía de la infancia
Experiencia urbana
Prácticas espaciales
Autonomía
title_short Crianças e suas experiências urbanas: uma contribuição ao estudo da diferenciação socioespacial pela geografia da infância
title_full Crianças e suas experiências urbanas: uma contribuição ao estudo da diferenciação socioespacial pela geografia da infância
title_fullStr Crianças e suas experiências urbanas: uma contribuição ao estudo da diferenciação socioespacial pela geografia da infância
title_full_unstemmed Crianças e suas experiências urbanas: uma contribuição ao estudo da diferenciação socioespacial pela geografia da infância
title_sort Crianças e suas experiências urbanas: uma contribuição ao estudo da diferenciação socioespacial pela geografia da infância
author Danielle Silva Yabuki
author_facet Danielle Silva Yabuki
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Whitacker, Arthur Magon [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Danielle Silva Yabuki
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia da infância
Experiência urbana
Práticas espaciais
Autonomia
Presidente Prudente
Geografía de la infancia
Experiencia urbana
Prácticas espaciales
Autonomía
topic Geografia da infância
Experiência urbana
Práticas espaciais
Autonomia
Presidente Prudente
Geografía de la infancia
Experiencia urbana
Prácticas espaciales
Autonomía
description Esta pesquisa, considerando o campo da Geografia da Infância, teve como objetivo apreender experiências urbanas, práticas espaciais e representações de crianças moradoras de Presidente Prudente-SP, com a ideia de demostrar como diferentes condições sociais e espaciais levam a experiências urbanas também diferenciadas que dotarão os sujeitos de distintos graus de autonomia, frente à Cidade. Nesse sentido, inquerimos oito crianças moradores de habitats populares (espaços tradicionais, centrais, pericentrais e periferias sociais) e de habitats de classe média e elite com idade de 8 a 15 anos, que cursam desde os anos iniciais do Ensino Fundamental I aos anos finais do Ensino Fundamental II. Operacionalmente, empregamos como ferramentas de investigação: entrevistas semiestruturadas; elaboração de esboços cartográficos dos percursos casa-escola; reconstrução e representação cartográfica dos percursos; reprodução dos percursos pela pesquisadora. Dessa maneira, os resultados desta pesquisa contribuem para o debate de que as distintas condições espaciais forma diversos modos de leitura da cidade, o que conflui, por fim, com possibilidades de exercício da autonomia na produção e apropriação do espaço urbano, autonomia esta que é também representativa da capacidade de empregar e expressar conhecimento tácito, mas, conjuntamente, reflexivo sobre o Espaço e sobre a Produção do Espaço.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-06T19:21:21Z
2023-10-06T19:21:21Z
2023-09-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv YABUKI, Danielle Silva. Crianças e suas experiências urbanas: uma contribuição ao estudo da diferenciação socioespacial pela geografia da infância. 253p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Geografia - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Campus de Presidente Prudente, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/250905
http://lattes.cnpq.br/4843424830545688
0000-0002-2085-7664
identifier_str_mv YABUKI, Danielle Silva. Crianças e suas experiências urbanas: uma contribuição ao estudo da diferenciação socioespacial pela geografia da infância. 253p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Geografia - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Campus de Presidente Prudente, 2023.
0000-0002-2085-7664
url https://hdl.handle.net/11449/250905
http://lattes.cnpq.br/4843424830545688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129219430973440