A reestruturação do projeto pedagógico de um curso de licenciatura em física de uma universidade pública: contribuições de licenciandos ao processo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Sérgio
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Nardi, Roberto [UNESP], Ghiotto, Renato Tonin [UNESP], Caluzi, João José [UNESP], Xavier, José Armando [UNESP], Rubo, Elisabete Aparecida Andrello [UNESP], Ruggiero, Lígia de Oliveira [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172012140314
http://hdl.handle.net/11449/134906
Resumo: We aim to report the outcomes of a broader study on Physics teachers' pre-service education, whose data were collected during the restructuring process of the undergraduate program curriculum in Physics Education , carried out in a Brazilian public university. During this process, it was taken into consideration: the pertinent legislation, pre-service and in-service Physics teachers, and university professors' demands who contributed from different positions for the final project organization. To read and interpret discourses of those involved in this process we adopted notions on curricular development and discourse analysis. In this paper we analyze only contributions of future teachers involved in the process.
id UNSP_fc53eb1063fd29c5fd5ee79fc1fded1a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/134906
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A reestruturação do projeto pedagógico de um curso de licenciatura em física de uma universidade pública: contribuições de licenciandos ao processoThe restructuring of the pedagogical program of a brazilian public university's degree in physics education: contributions of future teachers to the processPhysics teachers' educationDiscourse analysisCurriculum restructurationFormação de professores de físicaAnálise do discursoReestruturação curricularWe aim to report the outcomes of a broader study on Physics teachers' pre-service education, whose data were collected during the restructuring process of the undergraduate program curriculum in Physics Education , carried out in a Brazilian public university. During this process, it was taken into consideration: the pertinent legislation, pre-service and in-service Physics teachers, and university professors' demands who contributed from different positions for the final project organization. To read and interpret discourses of those involved in this process we adopted notions on curricular development and discourse analysis. In this paper we analyze only contributions of future teachers involved in the process.Relatamos aqui conclusões de um estudo sobre formação inicial de professores, cujos dados foram constituídos durante o processo de reestruturação de um projeto pedagógico de um curso de licenciatura em Física de uma universidade pública. Durante esse processo, foram consideradas a legislação pertinente e as demandas de licenciandos, docentes universitários e de professores de Física em exercício na educação básica que, contribuindo a partir de diferentes posições, colaboraram fornecendo elementos para a configuração final do projeto. Para a leitura e interpretação dos discursos desses segmentos, foram adotadas como referências noções sobre desenvolvimento curricular e análise do discurso. Nesta comunicação, analisamos apenas as contribuições dos licenciandos envolvidos no processo.Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal do Paraná, Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Setor de Educação, Curitiba-PRUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engenheiro Luiz Edmundo C. Coube, s/n., Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engenheiro Luiz Edmundo C. Coube, s/n., Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engenheiro Luiz Edmundo C. Coube, s/n., Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engenheiro Luiz Edmundo C. Coube, s/n., Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Federal do Paraná (UFPR)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, SérgioNardi, Roberto [UNESP]Ghiotto, Renato Tonin [UNESP]Caluzi, João José [UNESP]Xavier, José Armando [UNESP]Rubo, Elisabete Aparecida Andrello [UNESP]Ruggiero, Lígia de Oliveira [UNESP]2016-03-02T12:58:56Z2016-03-02T12:58:56Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article217-235application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172012140314Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 3, p. 217-235, 2012.1983-2117http://hdl.handle.net/11449/13490610.1590/1983-21172012140314S1983-21172012000300217S1983-21172012000300217.pdf4449947783474945671936828226523845512477609457604471455206932709Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEnsaio: Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-26T19:48:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134906Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:03:08.073413Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A reestruturação do projeto pedagógico de um curso de licenciatura em física de uma universidade pública: contribuições de licenciandos ao processo
The restructuring of the pedagogical program of a brazilian public university's degree in physics education: contributions of future teachers to the process
title A reestruturação do projeto pedagógico de um curso de licenciatura em física de uma universidade pública: contribuições de licenciandos ao processo
spellingShingle A reestruturação do projeto pedagógico de um curso de licenciatura em física de uma universidade pública: contribuições de licenciandos ao processo
Camargo, Sérgio
Physics teachers' education
Discourse analysis
Curriculum restructuration
Formação de professores de física
Análise do discurso
Reestruturação curricular
title_short A reestruturação do projeto pedagógico de um curso de licenciatura em física de uma universidade pública: contribuições de licenciandos ao processo
title_full A reestruturação do projeto pedagógico de um curso de licenciatura em física de uma universidade pública: contribuições de licenciandos ao processo
title_fullStr A reestruturação do projeto pedagógico de um curso de licenciatura em física de uma universidade pública: contribuições de licenciandos ao processo
title_full_unstemmed A reestruturação do projeto pedagógico de um curso de licenciatura em física de uma universidade pública: contribuições de licenciandos ao processo
title_sort A reestruturação do projeto pedagógico de um curso de licenciatura em física de uma universidade pública: contribuições de licenciandos ao processo
author Camargo, Sérgio
author_facet Camargo, Sérgio
Nardi, Roberto [UNESP]
Ghiotto, Renato Tonin [UNESP]
Caluzi, João José [UNESP]
Xavier, José Armando [UNESP]
Rubo, Elisabete Aparecida Andrello [UNESP]
Ruggiero, Lígia de Oliveira [UNESP]
author_role author
author2 Nardi, Roberto [UNESP]
Ghiotto, Renato Tonin [UNESP]
Caluzi, João José [UNESP]
Xavier, José Armando [UNESP]
Rubo, Elisabete Aparecida Andrello [UNESP]
Ruggiero, Lígia de Oliveira [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Sérgio
Nardi, Roberto [UNESP]
Ghiotto, Renato Tonin [UNESP]
Caluzi, João José [UNESP]
Xavier, José Armando [UNESP]
Rubo, Elisabete Aparecida Andrello [UNESP]
Ruggiero, Lígia de Oliveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Physics teachers' education
Discourse analysis
Curriculum restructuration
Formação de professores de física
Análise do discurso
Reestruturação curricular
topic Physics teachers' education
Discourse analysis
Curriculum restructuration
Formação de professores de física
Análise do discurso
Reestruturação curricular
description We aim to report the outcomes of a broader study on Physics teachers' pre-service education, whose data were collected during the restructuring process of the undergraduate program curriculum in Physics Education , carried out in a Brazilian public university. During this process, it was taken into consideration: the pertinent legislation, pre-service and in-service Physics teachers, and university professors' demands who contributed from different positions for the final project organization. To read and interpret discourses of those involved in this process we adopted notions on curricular development and discourse analysis. In this paper we analyze only contributions of future teachers involved in the process.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2016-03-02T12:58:56Z
2016-03-02T12:58:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172012140314
Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 3, p. 217-235, 2012.
1983-2117
http://hdl.handle.net/11449/134906
10.1590/1983-21172012140314
S1983-21172012000300217
S1983-21172012000300217.pdf
4449947783474945
6719368282265238
4551247760945760
4471455206932709
url http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172012140314
http://hdl.handle.net/11449/134906
identifier_str_mv Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 3, p. 217-235, 2012.
1983-2117
10.1590/1983-21172012140314
S1983-21172012000300217
S1983-21172012000300217.pdf
4449947783474945
6719368282265238
4551247760945760
4471455206932709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 217-235
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129577269067776