Literatura e o ensino de física, conexões possíveis: o que pensam os professores universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sozo, Larissa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/236392
Resumo: Temos observado que, nas escolas de Ensino Médio, a Física ainda é muitas vezes apresentada como uma matemática aplicada, na qual os alunos só necessitam decorar fórmulas e reproduzir diversos exercícios proprostos. Para que essa visão comumente aterrorizante que os alunos possuem da Físca seja mudada, pesquisas vêm sendo desenvolvidas na área de Ensino de Física e, também, relacionando Ensino de Física e cultura, uma vez que o professor de Física e também o pesquisador em Físíca é uma via de construção, de promoção da “cultura científica” para a população. Nessa perspectiva, podemos considerar o Ensino de Física juntamente com a Literatura. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar as concepções que um grupo de professores de Física e de Literatura de uma universidade pública do noroeste paulista possuem sobre essa relação, articulação; como inserir nas aulas de Física e, também, em como discutir com os futuros professores. Como metodologia utilizamos uma entrevista semiestruturada, realizada via GoogleMeet, com questões previamente prospostas apenas para nortear a fala dos professores. Dos resultados, podemos perceber que os professores acham válido o uso da Literatura para a contextualização e humanização dos conteúdos vistos em sala de aula.
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spelling Literatura e o ensino de física, conexões possíveis: o que pensam os professores universitáriosLiterature and the teaching of physics, possible connections: what university professors thinkEnsino de físicaLiteraturaFormação de professoresFísica e culturaPhysics teachingLiteratureTeacher trainingPhysics and cultureTemos observado que, nas escolas de Ensino Médio, a Física ainda é muitas vezes apresentada como uma matemática aplicada, na qual os alunos só necessitam decorar fórmulas e reproduzir diversos exercícios proprostos. Para que essa visão comumente aterrorizante que os alunos possuem da Físca seja mudada, pesquisas vêm sendo desenvolvidas na área de Ensino de Física e, também, relacionando Ensino de Física e cultura, uma vez que o professor de Física e também o pesquisador em Físíca é uma via de construção, de promoção da “cultura científica” para a população. Nessa perspectiva, podemos considerar o Ensino de Física juntamente com a Literatura. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar as concepções que um grupo de professores de Física e de Literatura de uma universidade pública do noroeste paulista possuem sobre essa relação, articulação; como inserir nas aulas de Física e, também, em como discutir com os futuros professores. Como metodologia utilizamos uma entrevista semiestruturada, realizada via GoogleMeet, com questões previamente prospostas apenas para nortear a fala dos professores. Dos resultados, podemos perceber que os professores acham válido o uso da Literatura para a contextualização e humanização dos conteúdos vistos em sala de aula.We have observed that, in high schools, physics is still often presented as an "applied mathematics", in which students only need to decorate formulas, and reproduce several propfaces exercises. In order for this commonly terrifying view that students have of Fisca to be changed, research has been developed in the area of Physics Teaching, and also relating Physics and Culture Teaching, since the physics teacher and also the researcher in Fisíca is a transition route from "scientific culture" to the population. From this perspective, we can consider physics teaching together with literature, so the objective of this work is to identify the conceptions that a group of physics and literature professors from a public university in northwestern São Paulo have about this topic, how to insert this topic in physics classes, and also how to discuss with future teachers about. As methodology, we used a semi-structured interview, conducted via GoogleMeet, with questions previously proposed only to guide the teachers' speech. From the results, we can see that teachers find valid the use of literature for the contextualization and humanization of dull contents seen in the classroom.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Galindo, Monica Abrantes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sozo, Larissa2022-08-31T21:10:52Z2022-08-31T21:10:52Z2022-01-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/236392porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-13T06:13:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236392Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:35:39.632856Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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